Juremir Machado da Silva

Equatorial, monumento à incompetência

Change Size Text
Equatorial, monumento à incompetência Foto: Pedro Piegas/PMPA

“Privatiza que melhora” é o “cândido” lema da ideologia ultraliberal. É gente esquisita, que, em geral, quer o Estado longe da gestão e da economia, mas se metendo na sexualidade ou no comportamento privado das pessoas.
Quase tudo no Rio Grande do Sul continua chegando com 30 ou 40 anos de atraso. Grandes cidades europeias privatizaram água e luz nos anos 1990. Têm voltado atrás recentemente.
Enquanto cidades europeias importantes caminham para o transporte público gratuito, Porto Alegre privatiza o que tinha de melhor. Sucateia e privatiza.
A Equatorial é caso de estudo: por onde passa, piora os serviços. Achou que podia fazer mais com menos para ganhar mais ainda. Cortou pessoal e deu no que temos: bairros centrais de Porto Alegre 48 horas sem energia.
Tem uma parte do Bom Fim, na Fernandes Vieira, premiada: toda semana falta luz.
O prefeito de Porto Alegre passou recibo em rede social: pediu ajuda para ter contato com o presidente da Equatorial. O cara deve estar no escambau contando a grana fácil. Cobra muito, “entrega” pouco.
A Equatorial admitiu a sua incompetência ao dizer em nota que estava trazendo pessoal de outros estados para ajudar no RS. Falou em “time”. Não é time, porra, é equipe.
É com essas palavras que se enrola bobo e gestor deslumbrados. São os que agora falam rooftop e outras patacoadas do gênero. Puro efeito de modernização.
Os modernizadores fanáticos substituíram o bonde pelo ônibus, os trens pelo transporte rodoviário, a sacola de pano pelo plástico, o público pelo privado em gestão. Os argumentos são sempre os mesmos: praticidade, novidade, progresso, agilidade e, circularmente, modernidade.
Quem resiste é anacrônico.
Depois vão andar de bonde e de trem na Europa.
Cara que se elege gestor público e começa a privatizar serviços essenciais atesta de mau administrador. Como não sabe gerir, vende.
Quem critica as suas espertezas tolas, ou nem tanto, vira comunista.
E assim assustam a vovó com o lobo mau vermelho enquanto devoram chapeuzinho em leilões virtuais.
A Equatorial é um monumento à incompetência, especialmente dos que a trouxeram para cá. Bravo, iluminados!

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.