Juremir Machado da Silva

Jornalismo de portal

Change Size Text
Jornalismo de portal Andressa Urach | Reprodução Instagram

Eu sou do tempo do jornalismo e dos jornais. Trabalhei na Zero Hora e no Correio do Povo. Morei bem pertinho da redação do Le Monde. Na ZH fui setorista do Grêmio, cheguei a cobrir jogo do Brasil em eliminatórias de Copa Mundo. Fui correspondente em Paris e colunista. No Correio do Povo fui colunista diário e coordenador de caderno de cultura. No SBT e na Record-RS fui comentarista. Na Rádio Guaíba fui debatedor, comentarista e apresentador de programa diário. Na IstoÉ fui repórter internacional. Colaborei com a Folha de S. Paulo. Agora, sou um frequentador de portais e colunista da Matinal. Todo dia, frequento UOL, Globo, Estadão, Libération, Figaro, Le Monde. O UOL me chama a atenção por suas chamadas. Dia sim, outro também, tem notícia sobre Andressa Urach. Será um contrato? Toda semana tem alguma ronha entre o surfista Pedro Scooby e sua ex-mulher, a atriz Luana Piovani.

Já escrevi sobre isso. Volto ao tema. Quem pode querer saber sobre todas as tretas da Scooby e da Luana? Esse Scooby parece tão insosso. A Andressa Urach parece ter vivido muitas vidas numa só. Ora ela abandona o mundo da sexualidade; ora volta a ele com tudo. Tudo bem, cada um com seus dilemas e fantasmas. Mas quem pode estar interessado em acompanhar esse reality show pela vida inteira? “Scooby rebate críticas após Piovani anunciar que filho vai morar com ele”. E daí? Isso só prova que vivo fora do mundo real. Devem ser muitos os cliques. Se vem mais é por atrair público. A regra é medir tudo e dar sempre o que o cliente pede.

Com Andressa é o mesmo dia a dia de conversinha: “Andressa Urach mostra melhorias que fez em sua casa: ‘Com muito sacrifício’”.

Uau! Que loucura. Todo dia Andressa faz isto ou aquilo. Scooby e Luana brigam, insultam-se, alfinetam-se, enxovalham-se, irritam-se.

Será que eles são pagos pelos portais para gerar mais notícias? Será que tem hora para receber a ligação do setorista pedindo as novidades do dia? Será que o lucro é indireto, ganho de visibilidade?

Tentei ler algumas das matérias, acompanhar uma sequência, procurar entender o processo todo, com sua complexidade existencial. Não fui longe. Ia enlouquecer. Uma semana de Scooby acaba com qualquer um. Um mês de Andressa satura até o mais paciente dos leitores comuns. Sim, pois os seguidores dessas estrelas devem ser extraterrestres. Vão dizer que estou com inveja. Até poderia. É pior do que isso. Confesso a minha limitação cognitiva. Não alcanço o significado profundo desse interesse permanente por personagens tão pouco interessantes. Luana ainda solta alguma farpa ferina, faz uns barracos incendiários. Scooby responde com seu ar de tédio, sua cara de paisagem, seu jeito blasé.

Definitivamente estou ultrapassado. Esse é um mundo estranho, misterioso, dominado por gostos e obsessões esquisitas. Fixação nas fofocas do Scooby é algo que supera em muito minha capacidade de abertura ao diferente, ao humano, demasiadamente humano, singular.

Tentar eu tentei. Fracassei.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.