Juremir Machado da Silva

Dicionário de hipermodernês

Change Size Text
Dicionário de hipermodernês

Anacronismo – Palavra que designa um crime pelo qual se absolve o passado de todas as merdas cometidas em época pretérita com base num argumento de temporalidade irrefutável: “Eram outros tempos”.

Tietismo radical – Defesa do ídolo contra o próprio ídolo.

Bolsonarismo – Ideologia sem pé nem cabeça pensante.

Burro – Fraco que desagrada os seus poucos aliados esperando que eles sejam compreensivos ou que tenham generoso senso de humor.

Bolha – Espaço aconchegante onde a lei máxima é mínima: quem quiser se beneficiar do calor e dos aplausos deve dizer somente aquilo que se espera ouvir, ou será cancelado por delito de divergência inesperada.

Cancelamento – Procedimento por meio do qual se silencia o outro, de quem se discorda, estando ele certo ou errado, mas sumariamente se ele, por acaso, estiver certo antes do tempo e da vibe dominante.

Autocancelamento – Largar na frente para tentar não ficar para trás.

Deboche – Quando alguém me ironiza.

Ironia – Quando eu debocho de alguém.

Estado mínimo – Máxima aspiração privada dos que se alimentam da dívida pública e dos juros camaradas de instituições como o BNDES.

Misoginia – Comportamento típico de Eduardo Bolsonaro sem que ele conheça a palavra e possa definir o seu significado em duas horas.

Neoliberalismo – O velho liberalismo raiz defendido por jovens desenraizados que sonham em se enraizar nos Estados Unidos.

Racismo reverso – Racismo diretamente praticado pelos defensores dessa ideia enquanto sustentam concretamente um universalismo abstrato.

Esquerda – Diz que não tem machismo em “Com açúcar, com afeto”, defende Chico Buarque contra Chico Buarque e cobra da Folha de S.Paulo que demita Antônio Risério por ter dito que existe um tal de racismo reverso. Aplaude a autonomia do povo da Nicarágua ao “eleger” o ditatorial Ortega e, por antiamericanismo, defende o direito do ditatorial Putin ameaçar a Ucrânia, “fantoche do Ocidente”.

Direita – Ataca Chico Buarque por odiar Chico Buarque e o seu esquerdismo e defende liberdade de expressão para Antônio Risério por ver nele um novo aliado trazendo água para o moinho dos que não querem ouvir falar em racismo. Ataca o ditador Ortega e o autoritário Putin. Nunca vê nos Estados Unidos intenções escusas. Só defesa da liberdade.

Centro – Não olha para cima. No aumentativo, só olha para cargos.

Independente – Concorda com Chico quanto ao machismo em “Com açúcar, com afeto”, mas não pede que a música nunca mais seja cantada, e defende que se desmonte impiedosamente a argumentação de Risério. Critica Ortega, Putin e os Estados Unidos. Resultado: fica mal com a esquerda e com a direita. É chamado de isentão, reaça ou comunista.

Pesquisa eleitoral: Fotografia de um momento que não pode ser congelado. Razão pela qual pesquisa nunca erra. Pode, contudo, não coincidir com o resultado das urnas. É que não fotografa o voto.

Fake news – A velha mentira em nova escala digital e industrial.

Pós-verdade – Mentira à posteriori.

Narrativa – Aquilo que não se conta em casa.

Comunista – Social-democrata raiz ou defensor de imposto progressivo.

Ideologia – O pensamento do outro.

Monarquia – Forma de governo em que o espermatozoide mais rápido elege o governante para um mandato vitalício sem considerar o seu mérito.

Democracia – Regime político que permite eleger um ditador.

Ciência Política – A opinião de cada um nas regras da ABNT.

Historiador – Jornalista que cobre o passado.

Jornalista – Clínico geral ativo antes de ter residência.

Humor – Tendência incontrolável a fazer provocações de graça.

Influenciador digital – Pessoa que sabe onde por o dedo.

BBB – Bunda, Bolha, Brasil. Alguém arrisca outras palavras?

Liberdade de expressão – aquilo que exijo integralmente para mim e nego aos meus oponentes por eles não saberem o que dizem.

Ordem alfabética – Organização social baseada no conhecimento.

Direita Miami – Elite que fugiu de casa, mas levou a mesada.

Lacerdinha – discípulo, sem saber, do reacionário e ex-comunista Carlos Lacerda, radical como um ex-fumante ou um ex-carnívoro, precursor bem-sucedido, salvo nas tentativas de golpe, de Olavo de Carvalho.

Jair Bolsonaro – Um grave acidente de percurso que nenhum seguro cobre.

Chimarrão – Mate amargo tomado por gaúcho da cidade.

Hipermoderno – Mais moderno do que o moderno sem a Semana de Arte Moderna.

P.S.: atenção, contém tentativa de humor.

Contato: [email protected]

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.