Juremir Machado da Silva

Gilberto e Kathrin em destaque

Change Size Text
Gilberto e Kathrin em destaque Gilberto homenageado | Foto: Juremir Machado da Silva
Médico, romancista e dramaturgo, Gilberto Schwartsmann recebeu na terça-feira passada, em cerimônia no Centro Municipal da Cultura, um Prêmio Açorianos Especial pelos seus livros. Pela Sulina, ele publicou nos últimos anos “Max e os demônios”, “A amante de Proust”, “O sol brilhou na Corrúpnia” e “Divina Rima”. Gilberto merece. Poucos encarnam como ele no RS o intelectual plural, bom em tudo o que faz. Foram contemplados também nessa categoria a Editora Bestiário, a professora e crítica literária Lea Masina, o Projeto Orisun Oro - Editora de Poesia Amefricana e o poeta Ronald Augusto. O livro do ano foi para “Visão noturna, de Tobias Carvalho, publicado pela Todavia.

Já Kathrin Rosenfield, austríaca há muito radicada em Porto Alegre, professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, receberá, em 17 de abril “das mãos do Ministro de Educação, Ciência e Pesquisa a Cruz de Honra Austríaca para a Ciência e a Arte 1ª classe”. Distinção de grande relevância, “homenageia méritos excepcionais nos campos da ciência e da arte”. Essa condecoração foi restabelecida na Áustria por lei de 1955 e é concedida pelo presidente do país a partir de proposição do ministro da Educação, Ciência e Pesquisa. Kathrin merece pelo seu brilhantismo.

***

Tambor tribal (Primeira diretora negra da BPE-RS)

Ana Maria de Souza assumiu a direção da Biblioteca Pública do Estado. É a primeira negra a comandar a principal biblioteca pública gaúcha. Bibliotecária, ela assumiu falando em bibliodiversidade. Toda a sorte para ela.

Continua...

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.