Conteúdo de Parceiro

Fatima Daas, autora de “A última filha”, estará em Porto Alegre

Change Size Text
Fatima Daas, autora de “A última filha”, estará em Porto Alegre

No dia 9 de Junho, a autora vai participar de uma roda de conversa junto de Nanni Rios e Manuela d’Ávila, no Teatro Carlos Carvalho – Casa de Cultura Mario Quintana. Depois da conversa, acontecerá uma sessão de autógrafos, na Livraria Taverna.

“A última filha”, primeiro romance de Fatima Daas, foi lançado em 2020 na França, tendo recebido ótimas críticas e prêmios, e já foi traduzido com sucesso em países como Brasil, Alemanha, Espanha, Inglaterra e Itália.

Fatima Daas nasceu em Saint-Germain-en-Laye, nos arredores de Paris, em 1995, quarta filha de uma família argelina e muçulmana praticante, radicada na França. Cresceu na pequena cidade de Seine-Saint-Denis, subúrbio parisiense, e começou a escrever ainda no colégio.

A última filha

“Fatima Daas é, ao mesmo tempo, o pseudônimo da autora e o nome da narradora desse livro hipnótico e lírico. Quase todos os capítulos, curtos, começam com a reiteração “Meu nome é Fatima Daas”, seguida de algumas poucas sentenças que versam sobre aspectos de sua identidade e origem. Essa evocação rítmica é poderosa”. (The Guardian)

Em ritmo cadenciado, que poderíamos associar ao rap ou ao slam, a jovem autora de 26 anos, fenômeno literário na França, conta a história de sua personagem em fragmentos, com versos sem rima, repetindo frases, informações e definições de quem é ou de como mente sobre a própria identidade para tentar construir uma. Ou para poder existir em seu corpo lésbico.

Inspirada, segundo ela, em Marguerite Duras e Annie Ernaux, Fatima Daas escreveu o seu primeiro romance em 1 ano e seis meses, como parte de seu mestrado em Escrita Criativa na Universidade Paris 8, onde teve o apoio da escritora Virginie Despentes:

“O monólogo de Fatima Daas se constrói por fragmentos, como ela atualizasse Barthes e Mauriac no subúrbio parisiense de Clichy-sous-Bois. Ela cava um retrato, como uma escultora paciente e atenta…ou como uma desarmadora de bombas, consciente de que cada palavra pode fazer tudo explodir, e que devemos escolhê-las com um infinito cuidado. Aqui, a escrita procura inventar o impossível: como conciliar tudo, como respirar em meio à vergonha, como dançar em um beco sem saída até abrir uma porta onde antes havia um muro. Aqui, a escrita triunfa mantendo-se discreta, sem tentar fazer muito barulho, numa expressão de inaudita ternura pelos seus, e é através da delicadeza do seu estilo que Fatima Daas abre a sua brecha.” Virginie Despente


Roda de conversa com Fatima Daas e participação de Nanni Rios e Manuela d’Ávila

Nanni Rios é livreira e curadora da Livraria Baleia. Formada em Comunicação e Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina e Bacharel em Artes e Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

Manuela d’Ávila é jornalista, escritora e política, formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, também é mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Serviço:

Roda de conversa com Fatima Daas e participação de Nanni Rios e Manuela D’Ávila, seguida de sessão de autógrafos

Quando: 09 de junho, às 19h
Onde: No Teatro Carlos Carvalho, 2º andar da Casa de Cultura Mario Quintana – R. dos Andradas, 762 – Centro Histórico, Porto Alegre, RS
Sessão de Autógrafos na Livraria Taverna (Rua dos Andradas, 736).
Entrada franca

Realização: Aliança Francesa de Porto Alegre e Ambassade de France
Apoio: Banrisul, Bazar do Tempo, Casa de Cultura Mario Quintana, Livraria Taverna e SEDAC/RS.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.