Matinal News

Ambientalistas pedem que Marina crie núcleo para a proteção do Pampa

Change Size Text
Ambientalistas pedem que Marina crie núcleo para a proteção do Pampa Foto: Luiza Chomenko / Semars

O sol predomina hoje em Porto Alegre, enquanto as temperaturas variam entre 21°C e 30°C

Denominado Coalizão pelo Pampa, um grupo de 22 entidades gaúchas enviou, no último 12 de janeiro, carta à ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, solicitando participação na construção de políticas de gestão ambiental e territorial que afetem o Pampa. Coordenador técnico e de políticas públicas do Instituto Curicaca, uma das entidades signatárias da carta, o agrônomo Alexandre Krob destaca que, independentemente da política ambiental do governador Eduardo Leite (PSDB) – cujo primeiro mandato foi muito criticado por ambientalistas gaúchos –, o governo federal tem importante atuação na fiscalização de desmatamento e supressão dos campos nativos e no licenciamento de empreendimentos próximos de rios interestaduais ou da costa marinha. “Tivemos uma omissão e atuação destrutiva intencional dos órgãos federais nos últimos anos. Ter agora a oportunidade de equilibrar essas forças é uma coisa importante.”

Juíza fixa prazo para indígenas deixarem área no Morro Santana – ​​A comunidade Kaingang Xokleng tem até 9 de fevereiro para deixar a área que ocupou em 18 de outubro, no Morro Santana, em Porto Alegre, ação batizada como Retomada Gãh Ré. Em sua maioria mulheres e crianças, as indígenas alegam uma relação ancestral com o território, que estava hipotecado para garantir que a Maisonnave Companhia de Participações pagaria dívidas milionárias junto ao Banco Central e ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Passados 30 anos sem pagamento, a hipoteca caducou em 2018, e o terreno ficou de brinde para a empresa. A decisão foi comemorada pela comunidade já que descarta o uso da força policial. “Ganhamos tempo nesse contexto de mudança de governo para planejar a manutenção definitiva da posse”, diz nota emitida pela Retomada. Lideranças da comunidade planejam uma ida a Brasília para apresentar uma demanda de demarcação junto à ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara. Leia a notícia completa no site do Matinal.

Vereadores gastam 25% a mais em cota parlamentar – Os vereadores gastaram 25% a mais da cota parlamentar no ano passado na comparação com 2021, de acordo com o levantamento do Correio do Povo. Ao todo foram utilizados 1,2 milhão em 2022. No período anterior, haviam sido 936 mil, segundo os dados consultados no Portal da Transparência. Os gastos incluem despesas variadas de gabinete, como material de expediente, correios, diárias e passagens. As cotas são de 17,8 mil mensais, não cumulativas. O vereador Márcio Bins Ely (PDT) foi o que mais utilizou a cota, em média 8,6 mil por mês. Na outra ponta, Jessé Sangalli (Cidadania), Kaká D’Ávila e Ramiro Rosário, ambos do PSDB, não utilizaram nada da cota. No fim de dezembro, a Câmara informou ter devolvido 51 milhões de reais aos cofres da Prefeitura.

Piratini é comunicado da reversão do processo de liquidação da Ceitec – O que era expectativa vai se tornando realidade. Após citar o compromisso em sua posse, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, comunicou oficialmente, na semana passada, ao vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza (MDB), a decisão do governo federal de suspender o processo de liquidação da Ceitec. Fundada em 2008, a estatal é a única fabricante nacional de semicondutores e fica sediada em Porto Alegre. Ao Sul21, a pasta informou que não era possível ainda detalhar as medidas que serão tomadas na reversão do processo. Sabe-se, porém, que um grupo de trabalho para a reformulação da empresa será criado e deverá contar com o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia. 

RS recebe e distribui lotes para vacinar crianças contra a covid – Um lote com 29,1 mil vacinas contra a covid chegou ao RS. São doses de Coronavac que serão disponibilizadas a crianças de três a quatro anos – o imunizante fabricado pelo Butantan é o único aprovado para este grupo. De acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES), esta faixa etária é o público que proporcionalmente menos se vacinou no Rio Grande do Sul. Até ontem, somente 20,6% havia tomado uma dose, enquanto 10,45% tinha completado o esquema vacinal, que é de duas aplicações. Ao todo, a SES contabiliza 283.222 crianças com essas idades no RS. Na terça, a pasta enviará mais 30 mil doses de vacinas da Pfizer destinadas ao grupo de 5 a 11 anos.


Outros links:


Manuela D’Ávila: “Doeu demais viver os últimos anos”

No sábado, a Parêntese publicou uma entrevista exclusiva com a ex-deputada Manuela D’Ávila. Produzida em parceria com a Cubo Play, a conversa foi gravada em novembro passado. Manuela abordou o fenômeno do bolsonarismo, os perigos da desinformação – da qual ela é vítima há muitos anos – e celebrou o novo governo Lula. Em uma nova troca de mensagens, a ex-deputada comentou ainda os atos de 8 de janeiro.

A nossa vitória foi gigante no seu significado, mas muito apertada do ponto de vista da votação nominal. É importante que nós pensemos em como voltar a dialogar com a maior parte do povo brasileiro. Uma parcela grande adere às ideias do bolsonarismo, mesmo sem Bolsonaro. Quando nós perdemos a eleição de Porto Alegre, eu disse: Bolsonaro não votou aqui, mas o bolsonarismo venceu, atenção. A gente agora vê que eles prescindem de Bolsonaro. Mesmo com essa parcela que adere ao ideário bolsonarista, uma grande parte dos brasileiros não está totalmente deslocada pro lado de lá. Eu não posso conceber que metade do povo brasileiro seja fascista, né?

Leia a entrevista aqui e veja o vídeo da conversa na íntegra.


Cultura

“Os Fabelmans” é o romance de formação de Spielberg

Foto: Universal Pictures/Divulgação

Vencedor dos prêmios Globo de Ouro de melhor filme dramático e direção, o excelente Os Fabelmans (2022) entra em cartaz nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (12/1). A produção semiautobiográfica escrita, dirigida e produzida por Steven Spielberg evoca a juventude do cineasta por meio da trajetória de um garoto que descobre nos filmes e no cinema uma forma de se expressar e traduzir o mundo ao redor. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda (🔒)

Integrando a programação do Porto Verão Alegre(PVA), às 20h, o Centro Histórico-Cultural Santa Casa recebe o espetáculo Tranquilli!!!, de André Casaca.

A atriz Catharina Conte apresenta Como Sobreviver ao Fim do Mundo, com direção de Kevin Brezolin, hoje e amanhã, às 20h, no Teatro de Arena. (PVA)

Os escritores Fernanda Bastos e Luiz Maurício Azevedo são os convidados do Sarau Elétrico, às 21h, com canja do Duo Teiniaguá (Ana Matielo Clarissa Ferreira), no Bar Ocidente.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.


Você viu?

O projeto Pretas que voam, do coletivo Quilombo Aéreo, ajudou a formar dez mulheres negras em comissárias de bordo. Alunas de Porto Alegre e região metropolitana foram beneficiadas com bolsas de estudos em 2021 e hoje são funcionárias de companhias aéreas. Agora, o Quilombo Aéreo está se transformando em uma escola. São realizados trâmites junto à Agência Nacional de Aviação Civil para que a escola atue no modelo EAD com parcerias para aulas práticas. Para realizar esse sonho, o projeto abriu uma vaquinha online. A partir de 30 reais as doações contam com recompensas.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.