Matinal News

Após polêmica, Prefeitura recua e anuncia passe livre em Porto Alegre no domingo de eleição

Change Size Text
Após polêmica, Prefeitura recua e anuncia passe livre em Porto Alegre no domingo de eleição

Os eleitores da Capital terão passe livre no ônibus para votar na eleição de domingo. Diante da mobilização pelo retorno da gratuidade da passagem em dia de votação, o prefeito Sebastião Melo (MDB) recuou da decisão de não propor mudanças e assinou ontem um acordo com o Ministério Público Estadual, o Tribunal de Contas do Estado, o Ministério Público de Contas e a Câmara de Vereadores. A medida, no entanto, é restritiva: vale só das 7h às 19h e exige uma autodeclaração dos eleitores, que também precisarão mostrar um documento ao motorista. A conta será bancada pelo cofre municipal e vale apenas para o 1º turno.

Aprovado em dezembro de 2021, o fim da gratuidade nos ônibus da Capital em dias de eleição virou polêmica nesta semana, depois que uma postagem no blog Pensar a Cidade lembrou que os eleitores não teriam mais passe livre. A redução do número de dias com passagem liberada foi proposta pela Prefeitura e aprovada pela Câmara Municipal no dia 6 de dezembro do ano passado. O Matinal listou como votaram os vereadores e mostrou que a Câmara rejeitou uma emenda que garantiria passe livre nas eleições de Porto Alegre.

Melo disse que não se arrepende do projeto que reduziu o número de dias de passe livre na cidade, incluindo datas de votações. Segundo o prefeito, a medida ajudou a manter a passagem em 4,80 reais. Na época da aprovação, porém, a projeção era de uma redução de até 21 centavos na tarifa, o que não aconteceu.

A polêmica em Porto Alegre pautou mobilizações em outras cidades. São Leopoldo, Caxias do Sul, Viamão e Guaíba já anunciaram gratuidade para o próximo domingo. Em Pelotas e Canoas, o passe livre foi garantido por decisão judicial.  No Brasil, Rio de Janeiro, Curitiba e Fortaleza liberaram as catracas do transporte coletivo depois que o tema ganhou contornos nacionais.


Comandante Nádia desiste de disputar o Senado no RS

Com 3% das intenções de voto na última pesquisa Ipec, a candidata Comandante Nádia (PP) desistiu de sua candidatura ao Senado. Ela disse que apoiará Hamilton Mourão (Republicanos), terceiro colocado nas simulações, em defesa de um projeto político de direita. Lideranças do Progressistas, entretanto, anunciaram apoio à candidatura de Ana Amélia Lemos (PSD), segundo lugar nas pesquisas. Como não há mais tempo para reconfigurar as urnas eletrônicas para domingo, a foto de Comandante Nádia aparecerá na tela caso seu número seja digitado. O voto que for confirmado será contado como nulo. Nádia recebeu 3,7 milhões do diretório nacional do PP, e declarou à Justiça Eleitoral já ter pago 3.235.005,27 de reais em despesas. 

Pode até ir com pouca roupa, mas saiba onde ir votar

Sim, pode ir votar de bermuda e chinelo, mesmo com a previsão indicando tempo chuvoso e fresquinho no dia da eleição. Essa foi uma das buscas mais feitas no Google nos últimos dias. Também pode ir com camisa de partido e de time. Só não dá para ir de traje de banho, como maiô, biquíni e sunga. Neste domingo, é possível demonstrar apoio ao seu candidato ou candidata, mas de maneira silenciosa. Fique atento, contudo, pois é vetado aglomerações com pessoas uniformizadas ou portando quaisquer insígnias que identifiquem candidata ou candidato, partido, coligação ou federação. Aqui no RS, 201 locais de votação utilizados nas eleições de 2020 foram desativados para a eleição nacional deste ano. Eleitores podem conferir se houve mudança no local de votação acessando o site do TSE. Aliás, você sabe a ordem de votação? Precisando, clique aqui e imprima sua cola com o número de seus candidatos para levar no domingo. 

Mais eleições:


O que mais você precisa saber

RS recebe 46 mil doses de vacinas da Coronavac para crianças – A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul começa a distribuir hoje 46 mil doses de Coronavac para vacinar 23 mil crianças contra a covid-19. Das cerca de 283 mil crianças de 3 a 4 anos no Estado, menos de 37 mil receberam a primeira dose do imunizante, apenas 13,1% do total. Em Porto Alegre, a vacinação desse público está suspensa por falta de estoques e as novas doses recebidas não serão suficientes para dar conta da demanda.

Outros links:

  • campanha de vacinação contra a poliomielite no Estado, que acabaria hoje, foi prorrogada até 22 de outubro por conta da baixa cobertura.
  • Morreu na quarta-feira o médico infectologista e professor da Ulbra Cláudio Marcel Berdun Stadnik, 51 anos, devido a problemas cardíacos. Stadnik foi referência nacional no trabalho de pesquisa e prevenção contra a covid-19.
  • Sem horário especial no domingo de eleição, a Trensurb funcionará com intervalos de 20 minutos ao longo do dia. Não haverá passe livre.
  • As rodas de samba do Boteko do Caninha voltam hoje em novo endereço, na Associação dos Funcionários do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
  • Instituto-Geral de Perícias inaugura hoje um novo espaço no Shopping João Pessoa para emissão da carteira de identidade. Vai funcionar de segunda a sexta, das 9h às 18h30min. 
  • A tradicional lancheira Raupp’s, em Capão da Canoa, encerrou suas atividades. De acordo com os filhos dos donos da lanchonete, o local vai fechar porque os pais querem se aposentar.

Carta do Editor

Por um bom voto

Ao longo das últimas semanas, o Matinal Jornalismo publicou diversas reportagens com objetivo de auxiliar seus leitores na hora do voto. Numa eleição com ares históricos, procuramos ampliar ainda mais nossa cobertura. Lançamos em setembro a plataforma Eu Voto Porque. Nela, perfilamos e apresentamos as ideias dos candidatos que se apresentaram a pedir o teu apoio para assumir o Palácio Piratini a partir de janeiro. 

Leia aqui o texto completo do editor Tiago Medina.


Carta da Editora

Um olho no local, outro no nacional

Como um veículo que se pauta pela defesa dos direitos humanos, não há outro caminho possível que não seja o da liberdade de expressão, duramente atacada pelo atual presidente. Vencê-lo no primeiro turno é o jeito mais eficaz de abreviar o pesadelo dos últimos 4 anos, ao final dos quais chegamos onde estamos: um País onde sobra dinheiro pra orçamento secreto e falta para 33 milhões que passam fome; onde quase 700 mil morreram por conta da covid-19, mais da metade por atraso na compra de vacinas; onde aceleram-se as queimadas na Amazônia, entre outras tragédias de uma longa lista de retrocessos que, esperamos, esteja com os dias contados.

Leia aqui o texto completo da editora Marcela Donini.


Cultura

Bienal do Mercosul ocupa museus da Praça da Alfândega e Casa de Cultura Mario Quintana

Foto: Ricardo Romanoff

Na sequência da série de matérias sobre a 13ª Bienal do Mercosul – relembre a primeira –, o repórter Ricardo Romanoff percorre quatro espaços no Centro Histórico de Porto Alegre – Casa de Cultura Mario QuintanaMARGSMemorial do RS Farol Santander – e conta detalhes sobre as principais obras em exibição.


Agenda (🔒)

O Debate, dirigido por Caio Blat e roteirizado por Jorge Furtado, tem sessão comentada na Cinemateca Paulo Amorim, às 19h, reunindo Furtado e o jornalista Moisés Mendes.

Para celebrar os 86 anos de Luis Fernando Verissimo, completados no dia 26 de setembro, os músicos Cláudio LevitanFernando Corona e Fernando Pezão sobem ao palco do Espaço 373, às 21h, para apresentar o espetáculoAs Cobras com Algo na Cabeça – No Mundo do Veríssimo

Sábado (1º/10)
No Dia Internacional da Música, às 18h, Adriana Deffenti e Paola Kirstcantam no Jardim Lutzenberger da Casa de Cultura Mario Quintana.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.


Você viu?

O estudante de psicologia da UFRGS Leandro Peratz apresentou o trabalho Acolhimento à população em situação de violação de direitos humanos: discutindo o capacitismo 2022-2023 no tradicional Salão UFRGS, evento destinado à pesquisa dentro da universidade. Leandro é PCD (Pessoa com Deficiência). Dentro da UFRGS, ele foi um dos responsáveis pelo Coletivo de Extensão e Pesquisa Anti-Capacitista (CEPAC), projeto que estuda a temática da deficiência e tenta contribuir tanto na teoria quanto na prática com ações anti-capacitistas dentro e fora da universidade.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.