Matinal News

Após restrições, número de usuários da passagem escolar cai 77% em Porto Alegre

Change Size Text
Após restrições, número de usuários da passagem escolar cai 77% em Porto Alegre Foto: Cesar Lopes/PMPA

Previsão do tempo: Segue o coaxar! A chuva permanece em Porto Alegre hoje (e ainda nos próximos dias). A temperatura também não muda muito e fica entre 19°C e 22°C

Dados da EPTC fornecidos em resposta a um pedido de informação feito pelo vereador Giovani e Coletivo (PCdoB) apontam que o número de beneficiários do transporte escolar na Capital caiu 77% entre 2019 e 2022. A comparação é entre o último ano completo antes da pandemia e o primeiro ano de vigência das novas regras que restringiram o acesso ao benefício. Em 2021, o prefeito Sebastião Melo sancionou o projeto de lei que reduziu as isenções e benefícios nos ônibus de Porto Alegre. A universalidade da meia passagem estudantil foi extinta e, em seu lugar, um novo sistema vinculou benefícios de 100% a 25% de desconto na passagem de acordo com a renda familiar do estudante, limitado à faixa de renda per capita de 2.200 reais. A prefeitura justificou que o projeto permitiria controlar o aumento da passagem de ônibus e até reduzir a tarifa na virada de 2021 para 2022, o que não ocorreu – a passagem, desde a aprovação das regras, se mantém em 4,80 reais, mas com subsídios do poder público. Para o vereador Giovani Culau, a queda pode estar associada também ao abandono e à evasão escolar, agravados no pós-pandemia. 

Casa de Cultura Mario Quintana, Margs e outros prédios históricos ficam fora da Noite dos Museus – Marcada para ocorrer em 20 de maio, a edição deste ano do Noite dos Museus não terá eventos em cinco espaços culturais vinculados à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Estarão de fora a icônica Casa de Cultura Mario Quintana, além dos prédios históricos onde ficam Museu Júlio de Castilhos, Margs, Museu de Arte Contemporânea e Museu da Comunicação Hipólito José da Costa. Ao G1, a pasta justificou a decisão por conta da  “inviabilidade de acordo, em tempo hábil, para assegurar a preservação de suas instituições vinculadas, de seu acervo e, sobretudo, a segurança do público”. Conforme a Sedac, no ano passado houve problemas como pichações e péssimas condições de higiene dentro dos banheiros do Margs. A secretaria disse que “não houve mudança significativa nos protocolos da produtora para atender à solicitação da Sedac”. A produtora Rompecabezas lamentou a decisão da Sedac e informou que realizará a Noite dos Museus em 15 locais, como Centro Cultural da UFRGS, Centro Histórico Cultural da Santa Casa, a Cinemateca Capitólio, o Espaço Força e Luz e a Galeria de Arte do DMAE.

Funai deve apresentar informações sobre indígenas no Morro Santana – Em audiência de conciliação realizada no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, ficou acordado que a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) deve apresentar mais informações a respeito da presença Kaingang no Morro Santana, em Porto Alegre. O terreno atualmente é alvo de disputa entre integrantes da Retomada Gãh Ré e os representantes da família Maisonnave, que planeja construir um condomínio no local. A reunião, realizada na última terça-feira, foi convocada pela desembargadora Vânia Hack de Almeida. Passado o prazo estabelecido à Funai, a magistrada tem mais dez dias para marcar uma nova audiência.


Reportagem Matinal

“O mercado resolve”, diz Sebastião Melo sobre questões sociais

O mandato de Sebastião Melo (MDB) tem sido marcado pelas concessões à iniciativa privada. Muitas ainda estão em elaboração, como a concessão parcial do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). Pelo menos uma das suas tentativas foi frustrada: depois de muita pressão popular e de ambientalistas, o projeto que concederia a gestão da Redenção foi suspenso.

Em entrevista exclusiva concedida ao Grupo Matinal, o prefeito de Porto Alegre voltou a defender essas “parceirizações”, como ele prefere chamar. Ao falar sobre a aliança de “centro-direita” que fez nas eleições de 2020, Melo definiu seu governo como “liberal social” e defendeu o empreendedorismo como único caminho para solucionar os problemas sociais da cidade. “Eu tenho convicção que só o empreendedorismo me dá a condição de proteção social. Sem dinheiro no caixa, não tem proteção social”, afirmou.

Na pauta do urbanismo, Melo defendeu o adensamento nas áreas centrais da cidade, onde estão concentrados os equipamentos públicos e maior variedade de serviços. Segundo o prefeito, alguns projetos de habitação social, que contam com incentivos nos programas já em vigor para o Centro Histórico e 4º Distrito, estão em análise. Sem dar detalhes, afirmou que “o mercado é quem vai resolver” a questão. Questionado sobre se o mercado privilegiaria a população mais pobre, reafirmou: “tem mercado pra tudo. Tem construtora que constrói apartamento para vender a 600, 400, 300 (mil) ou 5 milhões. Eu sou favorável ao mercado”.

Assista à íntegra da entrevista


Outros links:

  • Porto Alegre registrou a primeira morte por dengue em 2023, de acordo com comunicado da Secretaria Estadual da Saúde. A Capital já tem quase 1,2 mil casos da doença neste ano.
  • Ainda sobre saúde: o Dia D da vacinação contra a gripe acontece neste sábado. Todos os grupos prioritários para receber a vacina já podem fazer a aplicação.
  • O BNDES foi contratado pelo Piratini para coordenar a parceria público-privada que vai gerir a reforma do Centro Administrativo Fernando Ferrari.
  • A Prefeitura de Porto Alegre confirmou o novo adiamento no término da duplicação da Avenida Tronco, obra que havia sido prevista para a Copa de 2014.
  • Em relatório público, o setor de auditoria do Tribunal de Contas do Estado sinalizou possíveis irregularidades na aquisição de telas interativas para escolas municipais das prefeituras de Porto Alegre e Cachoeirinha.
  • O navio-veleiro Cisne Branco, uma das embarcações mais representativas da Marinha do Brasil, chegou a Porto Alegre e ficará aberto à visitação amanhã e no domingo, das 10h às 18h, no Cais Mauá.
  • A Rede Ulbra de Educação abriu inscrições para três cursos de Medicina, totalizando 480 vagas. As graduações foram criadas em Porto Alegre, Gravataí e São Jerônimo.
  • No entanto, o Cremers se manifestou contra a abertura das vagas por meio de nota, antecipando uma ação judicial para impedir o funcionamento do curso.
  • A Justiça negou o pedido do vereador de Nova Santa Rita Eliel Alves da Silva (PRTB) para barrar seu processo de cassação. Ele corre o risco de perder o mandato após agredir um cinegrafista em Porto Alegre.
  • Na coluna de sexta, Juremir Machado da Silva fala de etarismo, coach e modismos: “A literatura não para de se adaptar à autoajuda. Quem resiste, apanha. Não gostar de autoajuda é coisa de velho”.
  • E hoje à tarde, nosso colunista estará na Assembleia no lançamento da Frente Parlamentar Pelo Combate à Disseminação de Notícias Falsas e Comunicação Propositada de Desinformação, proposta pela deputada Laura Sito (PT).

Carta da Editora

Melo, Porto Alegre e o bolsonarismo

(…) A conversa seguiu por esse caminho e o prefeito falou sobre “narrativas políticas” – como se não houvesse fatos bem concretos sobre o que é o bolsonarismo – e colocou Lula, em quem admitiu já ter votado, e Bolsonaro como dois opostos equivalentes. A entrevista seguiria horas a fio por esse rumo, mas eu decidi trazer nosso olhar para a cidade.

Não por achar desimportante o tema. Eu mesma tive vontade de perguntar ao prefeito a que projeto de Jair Bolsonaro exatamente ele queria dar sequência. À destruição da Amazônia? Ao desmonte da ciência? À campanha negacionista sobre vacinação? À ofensiva contra a imprensa?

Leia aqui a coluna completa da editora-chefe Marcela Donini, sobre a entrevista com o prefeito Sebastião Melo.


Cultura

Mostra Horizontes Circenses promove o circo na Restinga

Júlia Emerim. Foto: Laura Emerim

Neste fim de semana, a mostra Horizontes Circenses reúne artistas do circo na Restinga, em uma lona instalada na rua Antônio Onofre da Silveira. Curadoras do evento, Consuelo Vallandro Michele Rolim conversaram com o repórter Ricardo Romanoff sobre a iniciativa, viabilizada por edital de descentralização cultural do Fumproarte. Leia a matéria.

Agenda (🔒)

Hoje
O músico Rodrigo Nassif apresenta o show Todos os Outonos na Casa de Cultura Mario Quintana, às 20h.

Sábado (5/6)
Às 21h, Fito Páezcanta no Auditório Araújo Vianna.

Domingo (7/5)
Formado exclusivamente por mulheres, o bloco Não Mexe Comigo Que Eu Não Ando Só – relembre a matéria – sai às ruas, com concentração às 11h, na Rótula das Cuias – em caso de chuva, a saída será adiada.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.


Você viu?

Olha que bacana: o Jornal do Comércio fez uma lista de 20 restaurantes e bares icônicos em Porto Alegre. A compilação vai do churrasco raiz da Giovanaz ao sorvete da Joia, na Cidade Baixa, passando pelo decano Gambrinus, o mais antigo restaurante da cidade, a opções pelo Bom Fim, 4º Distrito e zona sul. Guarde o link – é sempre bom revisitar um clássico!

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.