Matinal News

Arquiteto do novo Harmonia aponta mudanças indevidas no projeto

Change Size Text
Arquiteto do novo Harmonia aponta mudanças indevidas no projeto Imagem: PMPA / Divulgação

A reforma em andamento no Parque Harmonia não está seguindo a proposta original aprovada pelo Conselho do Plano Diretor e autorizada pela prefeitura de Porto Alegre. Segundo o arquiteto responsável pelo projeto, Alan Cristian Furlan, o consórcio Gam3 Parks, do qual ele é ex-diretor, modificou o projeto sem consultar os autores, realizando aterramento e nivelamento da área onde havia previsão de respeito à topografia e arborização originais do parque. Uma denúncia formal feita ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul considera as mudanças nocivas ao projeto – no entanto, tudo indica que o maior dano já foi feito. Em visita ao local, na última quinta, representante do Ministério Público Estadual já havia constatado o corte de 102 árvores. Amanhã, a Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal e representantes do Ingá Estudos Ambientais, que já tinham pedido paralisação das obras, visitarão o local.

Piratini finaliza venda da Corsan – Com a assinatura do contrato de venda na sexta-feira, o governo de Eduardo Leite finalizou a venda da Corsan ao grupo Aegea. O Estado receberá 4,1 bilhões de reais com a venda da companhia e ficará responsável pela fiscalização do serviço. Segundo o governador, serão transferidas à nova proprietária as obrigações com Novo Marco Legal de Saneamento, cujas metas são fornecer, até 2033, acesso à água potável a 99% da população. Além disso, o investimento anual da Corsan deverá saltar dos atuais 500 milhões de reais para quase 1,5 bilhão. Mesmo que grande parte dos 317 municípios já atendidos pelo serviço não tenham assinado os aditivos para serem atendidos pela Aegea, o diretor financeiro da empresa, André Pires de Oliveira Dias, acredita que a experiência da empresa com saneamento convencerá gestores públicos. A nova proprietária assume a operação imediatamente, com a promessa de não descontinuar o serviço durante a transição.


Reportagem Matinal

Prédio interditado e repasses insuficientes: escola estadual funciona pela metade na Zona Leste

Telhados, muros e portões que ameaçam ruir. O Matinal apresenta nesta segunda-feira a situação da EEEF Doutor Martins Costa Júnior, no bairro São José, que há três anos funciona apenas pela metade.

Uma infiltração registrada em 2010 provocou, em 2020, a interdição de um dos prédios da escola, que agora recebe somente 50% dos alunos que poderia acolher. A Secretaria Estadual de Educação negligencia as adversidades enfrentadas pela escola ao menos desde 2016, e a deterioração do espaço prejudica o atendimento a estudantes de regiões periféricas na zona leste da Capital, como o Morro da Cruz e o Campo da Tuca. 

A Dr. Martins Costa Júnior sequer consta na lista de 176 escolas cuja reforma seria urgente de acordo com o governo do Estado – e a pouca celeridade na resolução de seus problemas coloca à prova a promessa de Eduardo Leite, que baseou seu discurso de reeleição em “arrumar as escolas”. 

Enquanto isso, a instituição tenta afastar o fantasma de um possível fechamento, mantendo-se em funcionamento com repasses financeiros pífios e negando matrículas a famílias da região. Leia a reportagem completa

Parlamentares pedem investigação sobre empresa denunciada pelo Matinal –Vereadores e deputadas do PCdoB gaúcho protocolaram, na sexta-feira, representação junto ao Ministério Público do Rio Grande do Sul e ao Ministério Público de Contas acerca de possíveis irregularidades na contratação da empresa SV Apoio Logístico pelas gestões municipal e estadual. Segundo investigação da Polícia Federal a que o Matinal teve acesso, a terceirizada ocultaria seus verdadeiros sócios, utilizando laranjas para assinar contratos milionários com as gestões Melo e Leite. Conforme a reportagem, a SV conta oficialmente com apenas um sócio-administrador, Antonio Garcia – que, fora do papel, atua como office boy na empresa e serviria de laranja para os reais operadores da empresa, o pastor evangélico Carlos Serba Varreira e o advogado Renato Walter. 


Outros links:


Juremir Machado da Silva

Reforma tributária, vitória de Lula

A Câmara dos Deputados é uma caixinha de surpresas. Essa máxima de mínima originalidade era aplicada ao futebol. Certos assuntos, na Câmara dos Deputados, parecem não existir. De repente, entram na pauta e são votados. Os desatentos resmungam: “Não teve discussão”. Ouvem a desconcertante resposta: “Tramitava há cinco anos”. A reforma tributária, tão sonhada e pouco publicizada, foi aprovada pelos deputados. Seguirá seu curso. Vitória de Lula? De Arthur Lira, que não tardou a cantar de galo? Do Centrão? Por incrível que pareça, vitória de todos esses e de outros mais. Dos deputados gaúchos só a extrema direita votou contra. Tem política gaúcho de extrema direita em partido que se diz de centro ou até de centro esquerda.

Leia neste link a coluna completa.


Cultura

Camila Proto convida à imersão em escutas, espaços e escritas

As Salas Negras do MARGS acolhem o público para interagir com relatos, paisagens, cavidades e erosões na exposição TERRALÍNGUA. A mostra da artista Camila Proto, com curadoria de Diego Hasse, apresenta trabalhos caracterizados por sons e textos que se mesclam a imagens, propondo uma relação inventiva e atenta a processos de transformação. Leia a matéria do repórter Ricardo Romanoff.

Agenda

As artistas visuais Claudia FloresHelena d’Avila e Laura Fróes inauguraram no último sábado a exposição Temporalis, no Museu do Trabalho.

25º Encontro de Violoncelos será realizado de 10 a 15 de julho no Centro Cultural da UFRGS.

Ao longo de julho, o MARGS promove uma série de atividades desenvolvidas pelo Núcleo Educativo e Programa Público do museu.

A produtora gaúcha Tela Indígena desenvolve um projeto musical em comunidades indígenas Kaingang nas cidades de Canela e Nonoai.

Veja a agenda completa


Você viu?

Quando um cachorrinho filhote, magricela e assustado surgiu no quartel dos bombeiros de Passo Fundo, a simpatia foi tão instantânea que o batalhão nem titubeou em adotá-lo. Uma arrecadação foi feita para que Sub, o novo integrante da corporação, tivesse todo o conforto que merece, com banhos, comida de qualidade e exames veterinários quando necessário. Como não poderia deixar de ser, a gratidão do cãozinho bombeiro se mostra todos os dias com brincadeiras e muito carinho, Dá para dizer até que o Sub socorre aqueles que nos socorrem: “Chegamos cansados, estressados e ele está sempre disponível para correr, interagir, fazer a gente dar boas risadas. É um companheiro e tanto”, diz o soldado José Maurício dos Santos. 

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.