Matinal News

Centro e 4º Distrito devem receber aporte bilionário

Change Size Text
Centro e 4º Distrito devem receber aporte bilionário

Porto Alegre irá receber um empréstimo de 1 bilhão de reais para aplicar em obras no Centro Histórico e no 4º Distrito, duas regiões que, sob a atual gestão, ganharam planos urbanísticos próprios. A confirmação foi feita pelo secretário municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Urbano Schmitt, durante o Menu POA.

A ideia é utilizar o montante em obras para aprimorar o convívio nessas regiões, além de potencializar o turismo, aproveitando o fluxo de visitantes que vêm ao Estado para visitar Gramado, segundo o secretário. Dentre as obras previstas está, também, a construção de um Centro de Eventos e de uma marina pública, no trecho 2 da Orla. “ׅSerão projetos estruturantes e necessários porque a cidade ficou com obras represadas por muito tempo”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Vicente Perrone.

Mudanças no cenário não devem parar por aí. Nem uma semana após a Câmara aprovar o programa +4D – que define incentivos urbanísticos e tributários – a construtora ABF Development informou que irá solicitar à Aeronáutica autorização para construir o que poderá se tornar o prédio mais alto de Porto Alegre, com 130 metros e 42 pavimentos. O edifício é um projeto a ser erguido na Rua Almirante Tamandaré, no bairro Floresta. 

Em que pese os planos, o presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil, Rafael Passos, chamou a atenção, em entrevista ao Matinal em abril, que a habitação de interesse social não estava contemplada no projeto para a região, onde moram cerca de 2 mil famílias ameaçadas de despejo. Também em live do Matinal neste mês, a urbanista e professora da UFRGS Clarice Misoczky de Oliveira criticou o fatiamento do planejamento urbano em meio à revisão do Plano Diretor da cidade.

Empresário gaúcho é alvo de ação da PF por manifestação a favor de golpe

O empresário gaúcho Luiz André Tissot, do grupo Sierra Móveis, com sede em Gramado, foi um dos alvos da Polícia Federal durante operação realizada contra um grupo de empresários que trocaram mensagens defendendo um golpe de Estado no caso de uma eventual derrota de Jair Bolsonaro (PL) nas eleições. Além da quebra de sigilos bancários e bloqueio das redes sociais dos envolvidos, foram expedidos 23 mandados de busca contra o grupo em cinco estados diferentes: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará. Tissot, que já foi acionado por tentativa de coação eleitoral em 2018, aparece na troca de mensagens defendendo a tese de que o golpe deveria ter ocorrido nos primeiros dias do governo Bolsonaro: “Teríamos ganhado outros 10 anos a mais”, especulou. Ele não se manifestou sobre a ação de ontem.

Primeira semana de campanha tem 100 denúncias de irregularidades

campanha eleitoral começou há uma semana e o Rio Grande do Sul já registrou 100 denúncias de propaganda eleitoral irregular por meio do Pardal do TSE. Na Capital, foram registradas 23 queixas até agora. Alegrete e São Leopoldo ficam em segundo lugar com seis denúncias cada. No mesmo site, é possível denunciar abuso de poder econômico e político, compra de votos, uso indevido dos meios de comunicação e uso da máquina pública para fins eleitorais. Há pouco mais de dez dias, um painel com propaganda bolsonarista foi instalado na Avenida Osvaldo Aranha, na entrada do Túnel da Conceição (sentido bairro-Centro). Uma empresária citada no inquérito do Supremo Tribunal Federal que investigou os atos antidemocráticos ocorridos em Brasília em 2020 foi a responsável pela contratação da peça, que foi retirada depois do prazo definido pela Justiça Eleitoral, conforme mostrou reportagem do Matinal.

TJRS expede quase 90% de MPUs requeridas

Em um momento em que as autoridades de segurança ainda não conseguiram reduzir o número de feminicídios, um levantamento do Conselho Nacional de Justiça apontou que nove entre cada dez pedidos de medidas protetivas são expedidos. Ligeiramente inferior, a média do RS ficou em 89,92% de MPUs expedidas e 10,08% de indeferimento dos pedidos. Previstas na Lei Maria da Penha, a medida é importante para aumentar a segurança de mulheres vítimas de violência doméstica, afastando potenciais agressores. Segundo informações do CNJ, os autores das agressões têm perfil definido: 84,4% são homens e a maioria (33%) tem de 30 a 39 anos.

Outros links:

  •  candidato Roberto Argenta (PSC) afastou-se da campanha pelo Governo do Estado por uma semana por problemas de saúde. A expectativa é que ele retome as atividades na segunda-feira.
  • O presidenciável Ciro Gomes (PDT) desembarca hoje em Porto Alegre para prestar homenagem ao ex-presidente Getúlio Vargas. O candidato ao Governo do Estado pelo partido de Ciro, Vieira da Cunha, também estará presente.
  • Aliás, Juremir Machado também relembra hoje o aniversário da morte de Getúlio Vargas, alguém que foi múltiplo: “Membro da oligarquia, revolucionário, ditador, democrata”.
  • Com aval dos líderes das bancadas, a Assembleia Legislativa irá limitar o número de sessões plenárias até o primeiro turno das eleições. 
  • Segundo o Dmae, as obras na cratera da avenida Loureiro da Silva em Porto Alegre devem ser concluídas em setembro. O trecho segue interditado, e a recomendação da EPTC é utilizar outras vias para se locomover.
  • O Dmae também trabalha no conserto da ETA Menino Deus, que, com pane elétrica, não estava operando ontem à noite, podendo causar falta d’água em diversos bairros.
  • O projeto Agora é a Hora, da Secretaria Municipal de Saúde, distribuiu mais de 2,5 mil autotestes de HIV em Porto Alegre nos últimos 10 meses. Interessados devem se cadastrar no site, e têm a opção de receber o kit em casa.
  • O Rio Grande do Sul é o Estado que mais vacinou contra a poliomielite. Até agora, foram vacinadas 137 mil crianças entre 1 e 4 anos no RS. 
  • Comercialização de carros elétricos cresceu 25,19% nos primeiros sete meses do ano no RS. Desempenho gaúcho ficou abaixo da média do País, de 34,46%.

Agenda (🔒)

Deborah Finocchiaro e Roger Lerina apresentam a 43ª edição do Sarau Voador – Literatura e Improvisos Transcriados, às 20h, no Instituto Ling, com o tema Mulheres, à Revolução!, que terá como convidadas a violinista Clarissa Ferreira e a atriz Juçara Gaspar – relembre as entrevistas com Ferreira e Gaspar.

O projeto Encruza reúne Gui AmabisJuçara MarçalKiko DinucciMarcelo CabralRodrigo CamposRomulo Fróes e Thiago França – confira as entrevistas nos links –, às 21h, em show no Theatro São Pedro.

Começa hoje e segue até 13 de setembro a 11ª Mostra Ecofalante de Cinema, evento audiovisual sul-americano dedicado às temáticas socioambientais, com exibições nas salas Cinemateca CapitólioCinemateca Paulo AmorimCineBancários Sala Redenção.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

projeto Des.a.fio, do Grupo Malwee, de Santa Catarina, está pegando peças usadas para criar moletons novos. Em maio, eles fabricaram 1,5 mil roupas, que foram doadas em São Paulo. Agora, o grupo está produzindo novas peças que serão doadas para a Cruz Vermelha. No processo, a empresa produz um novo fio para criar uma nova malha que, ao final, ajuda quem precisa.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.