Matinal News

Chuva alaga trilhos do trem e avenidas da capital

Change Size Text
Chuva alaga trilhos do trem e avenidas da capital Foto: Gregório Mascarenhas / Matinal

Em questão de uma hora, choveu em Porto Alegre o equivalente à metade da média histórica para o mês de janeiro. Segundo informações da MetSul, nem em junho de 2023, maior dos últimos temporais na região, choveu tanto em tão pouco tempo quanto nesta terça. O volume de água provocou alagamento dos trilhos do trensurb, interrompendo o funcionamento das estações Mercado, Rodoviária e São Pedro. Doze ônibus foram disponibilizados para o transporte de passageiros até estações ativas. Agora pela manhã, a operação foi normalizada.

Em pelo menos duas vias da capial – avenida Assis Brasil e rua Álvaro Chaves –, a situação foi agravada por rompimentos de bueiros: a sobrecarga do sistema de coleta pluvial fez com que água fosse projetada para cima, quase como um gêiser. Outros pontos de grande fluxo, como o Túnel da Conceição, a Trincheira da Ceará, e as avenidas Erico Verissimo e Cristóvão Colombo, ficaram intransitáveis. Transtornos semelhantes foram registrados em novembro.

Diante da situação, criticada por vereadores da capital, o prefeito Sebastião Melo foi às redes sociais responsabilizar a CEEE Equatorial pelas dificuldades enfrentadas para o reestabelecimento de serviços: “Temos buscado construir governança colaborativa com a Equatorial. Mas esgotamos as possibilidades e é urgente mais atenção e prioridade na resolução das demandas da cidade”, escreveu ele.


O que mais você precisa saber


Comerciantes vizinhos desconhecem demolição do Esqueletão – “Tu estás me informando agora”, responde surpreso o gerente de uma loja de roupas na rua Otávio Rocha quando perguntado sobre o fechamento do local para a demolição do Esqueletão, edifício nunca concluído na praça XV de Novembro. Os trabalhos de destruição do prédio, que devem durar 120 dias, estão marcados para começar na próxima segunda-feira, dia 8, mas reportagem do Correio do Povo mostra que comerciantes vizinhos desconhecem os trabalhos. Houve notificação da prefeitura, em dezembro, sobre a remoção de moradores do perímetro e do isolamento da área; os comerciantes, enquanto isso, mostraram-se confusos sobre como agir diante do início das obras e seu potencial impacto nas vendas. A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, responsável pela intervenção, prometeu agendar uma entrevista coletiva para “especificar todas as questões”, à qual convocará representantes do comércio. 

Nivelamento das tampas de bueiros aguarda sanção de Melo – Aprovado pela Câmara Municipal em dezembro, o projeto de lei que obriga o nivelamento das tampas de bueiros em via pública aguarda sanção do prefeito. Com a aprovação de Melo, as empresas responsáveis pela pavimentação e recapeamento nas vias da cidade precisarão nivelar caixas de inspeção e tampas metálicas de telefonia, de energia elétrica e de esgoto cloacal. O trabalho ocorrerá simultaneamente às obras municipais nas vias públicas. A questão dos desníveis foi evidenciada, em dezembro, por reportagem do Jornal do Comércio sobre o prejuízo ao trânsito da capital causado por desníveis em obras mal executadas. A falha traz perigo especialmente aos motociclistas, mas também provoca danos a pneus e na suspensão de outros automóveis. 

Vacina contra covid entra no calendário nacional do SUS – O governo federal incluiu a imunização contra a covid no calendário nacional de vacinação do SUS. Apesar da recuperação da cobertura vacinal para uma série de doenças em 2023, a baixa imunização contra o coronavírus continua sendo um dos maiores desafios da saúde no país: apenas 14,82% dos brasileiros tomaram as quatro doses disponíveis do imunizante. A campanha tem como prioridade a vacinação de crianças de seis meses a menores de cinco anos, idosos, imunocomprometidos, pessoas com comorbidades ou deficiências permanentes, gestantes e puérperas. Indígenas, ribeirinhos e quilombolas, detentos e trabalhadores da área da saúde também estão no grupo prioritário.


Outras notícias:


Cultura

Agenda

Porto Verão Alegre está com ingressos à venda para a edição que celebra os 25 anos do festival, de 10 de janeiro a 8 de fevereiro.

Palácio Piratini e o Instituto Histórico e Geográfico do RS lançaram exposição virtual e documentário sobre a Revolução de 1923.

Após receber aproximadamente 100 mil pessoas em 2023, o Teatro Feevale, em Novo Hamburgo, anuncia as primeiras atrações confirmadas deste ano, que incluem show d’Os Paralamas do Sucesso.

A cantora mineira Patrícia Ahmaral celebra o legado do poeta e letrista Torquato Neto (1944 – 1972) em álbum duplo.

Clique nos links para informações sobre ingressos, endereços e detalhes dos eventos.

Veja a agenda completa


Você viu?

Dentre os cerca de 10 mil itens do Museu Júlio de Castilhos, o mais antigo do Estado, estão as miniaturas de Ovídio Magalhães. O artista era poeta, pintor, violinista, gostava de mágica e se aventurava na marcenaria. Suas peças tridimensionais em miniatura retratam cenas e personagens da vida real e foram criadas a partir de uma técnica chamada diorama. Dentre as figuras populares de Porto Alegre entre os anos 1930 e 1940 estão Maria Chorona e Bataclan. Adquiridas pelo museu em 1954, os dioramas ficarão em exposição até dia 15 de janeiro e também podem ser acessados pelo repositório virtual da instituição.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.