Matinal News

Chuva em excesso atinge diversas regiões do RS e deve provocar transtornos

Change Size Text
Chuva em excesso atinge diversas regiões do RS e deve provocar transtornos

Ainda com muitas cidades recuperando-se de prejuízos causados pela estiagem do verão, o Rio Grande do Sul se encontra agora em cenário de alerta por conta do risco dos excessos de chuva, causados a partir da formação de um ciclone extratropical na costa gaúcha. O fenômeno deverá provocar temporais e fortes rajadas de vento ao menos até a próxima quinta-feira. 

A Região Metropolitana de Porto Alegre não deverá ser a mais afetada pelos temporais, segundo a Defesa Civil, e ainda assim poderá ter volumes que devem ficar entre 50 e 100 milímetros nos próximos dois dias. Os moradores das ilhas na Capital deverão ficar atentos a alagamentos e inundações. A média histórica de chuva em maio na Capital é de 118 milímetros. A cidade, contudo, será atingida por fortes rajadas de vento.

Em outras regiões do Estado, especialmente Noroeste, Norte e Serra, o panorama é preocupante. A precipitação dos próximos quatro dias deverá equivaler ao que seria registrado em quatro meses, indicando um volume de chuva entre 300 e 500 milímetros. A MetSul Meteorologia alertou para a possível cheia de rios. O risco é maior em quatro bacias hidrográficas: dos rios Apuê-Inhanduva, Caí, Sinos e Taquari-Antas.

Mais de 2,5 mil fora de casa – Mesmo que sejam esperados com maior intensidade a partir de hoje, os transtornos causados pelas chuvas já iniciaram ontem. Até a tarde dessa segunda, mais de 2,5 mil pessoas precisaram deixar suas casas em quatro cidades, Alegrete, São Gabriel, Quaraí e Dom Pedrito.

Projeto que limita investimentos pode ser votado hoje

A Assembleia Legislativa pode votar hoje o projeto de lei do Piratini que estabelece mecanismo de limitação de investimentos públicos para garantir a adesão ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). Segundo o governo, a medida é necessária para o “controle e manutenção do equilíbrio das contas”, mas a matéria é criticada por impor a limitação de investimentos por pelo menos nove anos, período maior do que os quatro anos previstos na Lei do Teto de Gastos, que já limita o crescimento das despesas ao percentual da inflação por 10 anos. Não há consenso no Parlamento e deputados articulam retirar o regime de urgência para a proposta, algo que a base deve fazer se notar que o risco de derrota no plenário é real. Tida como fundamental pelo governo, a adesão ao RRF é contestada pela OAB, que realizou uma audiência pública a respeito ontem. A Ordem sustenta que a dívida está quitada desde 2012. O débito alvo de negociação no RRF foi contraído em 1998, no governo Antônio Britto (MDB), pelo montante de 9,5 bilhões de reais, dos quais já foram pagos 37,1 bilhões. No fim de 2021, o RS ainda devia 73,7 bilhões à União. O pagamento das parcelas mensais está suspenso por força de liminar.

Indefinição de Leite gera repercussão em todas as pré-candidaturas ao Piratini 

O possível retorno de Eduardo Leite (PSDB) à disputa pelo Piratini é assunto em diferentes pré-candidaturas ao Governo. Conforme a reportagem do Correio do Povo apurou, o movimento é visto como um ato que aumenta os riscos, mas também as possibilidades de cada um, visto que pode fazer com que os índices de intenção de votos se dividam mais igualmente. Uma volta de Leite seria mais sentida no MDB, onde alas se dizem traídas pelo ex-governador, que havia externado uma preferência pelo deputado Gabriel Souza, que já tem seu nome especulado até mesmo para ser vice numa eventual chapa. “Esta é uma eleição sem favorito para o governo do RS”, afirmou ao jornal o cientista político e consultor Juliano Corbellini.

South Summit promete estabelecer conexões em Porto Alegre 

Agendado para começar nesta quarta-feira, no Cais Mauá, em Porto Alegre, o South Summit transformará a cidade no centro das atenções do Brasil e da América Latina. O evento, que pela primeira vez será fora da Europa, promete atrair interessados em startups e inovação, além de recolocar a Capital na rota dos grandes eventos mundiais. Em entrevista ao Jornal do Comércio, o secretário estadual de Planejamento, Claudio Gastal, disse que acredita que o South Summit servirá como uma janela de conexões para empreendedores e setores com alta demanda tecnológica. Nos três dias de evento, que começa amanhã, serão 450 palestrantes, sendo 50 internacionais. Ao menos 15 mil pessoas devem comparecer às instalações do South Summit.

Outros links:

  • A um mês do fim da campanha de vacinação contra a gripe, Porto Alegre ainda tem um longo caminho para percorrer: apenas 33% dos idosos e 8% das crianças se imunizaram. A meta é elevar esse índice a 90% em cada público.
  • Foram abertos os primeiros 67 leitos pediátricos – de um total de 102 – para atender a demanda da Capital. Os outros 35 serão liberados até o dia 12. 
  • O atendimento para emissão da carteira de identidade por ordem de chegada foi retomado em Porto Alegre. O IGP orientou as pessoas para que busquem a unidade na avenida Azenha apenas em casos urgentes.
  • Uma falha no sistema adiou a cobrança de estacionamento de veículos no Salgado Filho, em Porto Alegre. De acordo com a Fraport, não há prazo para solução do problema.
  • Ainda sobre o aeroporto da Capital, o sistema de auxílio de pousos e decolagens voltou a funcionar no local (🔒). O aparelho ficou desligado por mais de dois anos.
  • O governo do RS irá discutir com a Aneel o projeto da térmica de Rio Grande. Em abril, a agência cassou a outorga da usina e negou a transferência para o grupo Cobra.
  • O Governo Federal autorizou avanço de projetos de mineração em sete cidades gaúchas próximas à fronteira. 
  • Em sua coluna de hojeJuremir Machado levanta a voz contra os prédios altos projetados para a área do cais: “Dubai não é aqui. Não precisamos de nove prédios de cem metros de altura na beira do Guaíba”.
  • Aliás, vale lembrar que os conteúdos das terças-feiras do colunista são de acesso exclusivo aos assinantes, que recebem a Newsletter do Juremir? Assine o Matinal e receba também.  

Sonhos de gris

A crônica de hoje é uma colaboração de Josué Garcia, estudante de jornalismo da UFRGS. 

Como de costume, antes do trabalho, nos reuníamos em um canto da empresa, canto sagrado, que ninguém ousava tomar. Naquela manhã eu estava contando ao Seu Gilberto como tinha sido a aula no curso pré-vestibular e ele das suas lições no curso de manutenção de celulares: “Falta só mais um mês, depois, vou embora daqui”, dizia feliz por estar com um pé fora da empresa. Enquanto conversávamos, o resto da turma chegava. Ernzo, o Enzo, como o chamávamos por causa da pronúncia complicada do seu nome, juntava-se a nós. 

Leia o texto completo aqui(🔒).


Cultura

“Downton Abbey II” investe no discreto charme da aristocracia

Foto: Universal Pictures

Após receber o rei e a rainha da Grã-Bretanha em sua faustosa propriedade no filme de 2019, a aristocrática família Crawley retorna à tela grande envolvida com o mundo plebeu do cinema em Downton Abbey II: Uma Nova Era, com direção de Simon CurtisLeia a resenha de Roger Lerina.

Agenda (🔒)

Biblioteca Pública do RS apresenta o show Rama: o Silêncio Pede Milonga, com Ana MatieloClarissa Ferreira e Dy Ferranddis, às 19h.

Às 21h, com o tema “Mulheres”, o Sarau Elétrico recebe a imunologista Cristina Bonorino e canja de Bibiana Dulce e Antonio Flores.

Cine Farol Santander exibe a partir de hoje programação de comédias norte-americanas produzidas entre as décadas de 1970 e 1990.

Com mais de 11 mil participantes presenciais ao longo de 18 dias de festival, o Fantaspoa anunciou os premiados da edição deste ano.

Uma versão restaurada deDeus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha, será exibida no  75º Festival de Cannes, em sessão dedicada a clássicos e à preservação do patrimônio cinematográfico mundial.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

Amanhã é May 4th, o celebrado Star Wars Day. E também o último dia para tirar o título eleitoral ou regularizar o documento para votar nas próximas eleições em 2 de outubro. O próprio protagonista do marcante clássico do cinema lembrou da data ao convocar jovens para o exercício da democracia. “Vamos bombar essa campanha!  A democracia e o planeta saem ganhando”, escreveu Mark Hammil, ou, se preferir, Luke Skywalker. Aliás, ontem a batalha foi contra o servidor do site do TSE, que apresentouinstabilidade devido ao grande volume de acessos – mas já voltou a funcionar, assim como a página do TRE-RS, que estava fora do ar por causa de um rompimento de fibra óptica.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.