Matinal News

Com subsídios, tarifa na capital seguirá a 4,80

Change Size Text
Com subsídios, tarifa na capital seguirá a 4,80 Foto: Alex Rocha/PMPA

A prefeitura confirmou ontem que o valor da tarifa dos ônibus será mantido em 4,80, pelo terceiro ano seguido. No anúncio, o prefeito Sebastião Melo (MDB) explicou que a manutenção do preço ocorre por conta de aportes do executivo ao sistema, que tem custo total de 746 milhões de reais. Sem a injeção de recursos da prefeitura, o que vem ocorrendo desde 2020, a passagem saltaria a 5,90 reais.

Neste ano, a projeção da prefeitura é que o valor dos subsídios chegue a 132 milhões de reais, pouco menos dos 137 milhões destinados ao longo de 2023. Na apresentação, Melo, que busca articular em Brasília a aprovação do projeto que prevê que a União subsidie as passagens dos usuários com 65 anos ou mais, destacou que o governo federal alocou recursos ao setor apenas em 2022, quando Porto Alegre recebeu 25 milhões de reais.

Crescimento no número de passageiros – Um dos pontos destacados na apresentação foi o maior número de viagens de ônibus e também de passageiros, dado que cresceu pelo terceiro ano seguido, saltando de 116,2 milhões em 2021 (ano ainda afetado por períodos de isolamento) para 159,1 milhões em 2023. O patamar, contudo, ainda inferior ao período pré-pandemia – em 2019 foram 231,6 milhões de passageiros.  

Ao usuário, foi feita a promessa de que a estimativa o ar-condicionado chegue a 95% da frota ainda neste ano. Ao longo da coletiva, obras de infraestrutura, como revitalizações de corredores de ônibus e abrigos também foram destacadas pelo prefeito. A ampliação de ônibus elétricos também foi mencionada: a tecnologia deverá estar presente nas linhas 178.1 Praia de Belas e Integradora até o fim do semestre.


O que mais você precisa saber

CMDUA: 75 entidades disputarão nove assentos – O número de entidades habilitadas para a disputa de assentos no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA) é de 75 – praticamente o dobro da última eleição, em 2018, quando participaram 39. A relação completa foi publicada nesta quinta-feira pelo Diário Oficial. Sem ser aberta à população, a votação está marcada para o dia 29 de fevereiro e encerrará o calendário de eleições ao conselho – dois dias antes, na terça, ocorre a última eleição em Região de Planejamento e Gestão, no bairro Mário Quintana. O CMDUA tem, dentre suas funções, a prerrogativa de analisar projetos relacionados ao Plano Diretor de Porto Alegre. Leia a matéria completa na Matinal.

Semáforo para pedestres tem tempo de 13 segundos para travessia – Em grandes avenidas de Porto Alegre, a pressa é uma constante. Para pedestres que tentam cruzar as vias, o tempo é ainda mais curto. Quando o sinal para as faixas de pedestre abre, a caminhada precisa ter um passo apertado, comprometendo a segurança e a acessibilidade. A reportagem da Matinal realizou um levantamento em três cruzamentos importantes de Porto Alegre para avaliar o tempo de espera até o sinal de pedestres abrir após o acionamento do botão, bem como a duração do sinal verde para o cruzamento de faixa. O que se viu foi uma cidade que apresenta desafios significativos para quem caminha.

Instalada, CPI da CEEE Equatorial faz 13 convocações em primeira sessão – Com direito a momentos de bate-boca, a CPI da CEEE Equatorial na Câmara foi instalada nesta quinta-feira, tendo como presidente a sua proponente, Cláudia Araújo (PSDB). Ao lado dela, duas mulheres também ocuparão a cúpula do colegiado: Fernanda Barth (PL) como relatora e Comandante Nádia (PP), na condição de vice-presidente. Na primeira sessão, foram aprovadas 13 convocações. Presidente e ex-presidente da CEEE e integrantes do primeiro escalão municipal estão na lista. Além das convocações, a primeira sessão da CPI também ficou marcada por uma fala de Barth afirmando que os deputados estaduais têm “medinho” de um CPI na Assembleia Legislativa. Isso acabou por atingir próprios colegas de partido, que não assinaram o requerimento de investigação proposto pelo deputado Miguel Rossetto (PT).


Outras notícias

  • Ouvidos em sindicância nesta quinta-feira, os quatro policiais da abordagem no Rio Branco, sábado passado, negaram racismo. Eles atribuíram que a diferença de tratamento entre vítima e agressor ocorreu devido à reação de cada um deles.
  • Duas quadras esportivas do Trecho 1 da Orla do Guaíba também estão sendo revitalizadas. A pintura de uma delas já foi finalizada, e ambas só estarão disponíveis para uso em março.
  • O número de mortes no trânsito no estado registrou queda de 8% em 2023. Apontada como uma das operações responsáveis pela baixa, a Balada Segura terá seu orçamento duplicado.
  • O diretor geral da Aneel, Sandoval Feitosa, afirmou em um seminário que os postes de madeira, muito utilizados pelas concessionárias gaúchas de energia, são algo “impensável” no cenário de mudanças climáticas.
  • Juremir se desdobra no significado de “macetar”, termo que muito circulou pelo carnaval. E transformou-se: “É incrível como uma palavra pode se espalhar como um vírus, sofrendo mutações mirabolantes e contaminar um país inteiro.”

Cultura

Fundação Iberê e MARGS exibem a poética plural de Carlos Vergara

Carlos Vergara. Foto: Walter Carvalho

Uma parceria inédita entre a Fundação Iberê e o MARGS celebra a trajetória do artista Carlos Vergara, na exposição Poética da Exuberância, que será inaugurada neste sábado (24/2). O repórter Ricardo Romanoff conversou com Vergara e o curador Luiz Camillo Osorio sobre a mostra, que reúne mais de 90 obras produzidas desde os anos 1960. Leia a matéria.

Agenda

Hoje

A partir das 20h, hoje e amanhã, o Complexo Cultural Porto Seco recebe o desfile das escolas de samba de Porto Alegre.

Às 21h, a banda Funkalister faz show no Grezz.

Sábado (24/2)

Às 9h, a walking tour História e Natureza na Orla do Guaíba será conduzida pelo professor Rodrigo Cavasini e a jornalista Maria Lúcia Badejo.

O artista Sanagê inaugura exposição, às 14h, no Espaço Cultural Correios.

O festival literário Rastros de Verão tem início, às 16h, na Livraria Baleia, reunindo o escritor Daniel Galera, a professora Regina Zilberman e o diretor de teatro Luciano Alabarse, que irão comentar as principais temáticas da obra de João Gilberto Noll.

O bandolinista Elias Barboza faz show com o grupo Kiai – relembre a matéria –, às 21h, no Grezz.

Domingo (25/2)

A Casa de Cultura Mario Quintana recebe, às 19h, a sessão única do espetáculo Corpo Casulo, encenado por Gustavo Deon.

Às 20h, a banda Tropical Nada toca no Agulha.


Clique nos links para informações sobre ingressos, endereços e detalhes dos eventos.

Veja a agenda completa


Você viu?

Um casal de pesquisadores dinamarqueses levantou uma nova hipótese sobre o primeiro beijo na boca já registrado. Conforme transcrições de poemas indianos, acreditava-se que o beijo tinha surgido por volta de 1.500 a.C. Porém, uma gravura encontrada pelo casal leva a data para 2.400 a.C., e indica que a prática era comum entre os sumérios, a mais antiga civilização conhecida da região do sul da Mesopotâmia.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.