Matinal News

Comentarista compara palestinos a animais em rádio do RS

Change Size Text
Comentarista compara palestinos a animais em rádio do RS Foto: Midia NINJA/Divulgação

Em programa transmitido na manhã deste domingo pela Rádio Bandeirantes de Porto Alegre, uma comentarista afirmou que os palestinos são “animais” e que não existem civis inocentes na Faixa de Gaza (a Matinal optou por não linkar o áudio para evitar amplificar um discurso de ódio). Deborah Srour também defendeu que o Exército de Israel deve ser “mortífero” nas suas ações em Gaza, sem respeitar qualquer proporcionalidade em relação aos ataques terroristas realizados pelo grupo Hamas no começo deste mês. “Não há civis inocentes do lado de Gaza”, afirmou. “Esses civis inocentes votaram pelo Hamas (…). Eles comemoraram os ataques como animais que são, distribuindo doces e fazendo paradas nas ruas com os raptados, incluindo com uma refém de 85 anos de idade. Se eles se comportam como animais, então Israel tem que lidar com eles como animais”, afirmou a comentarista da Band. A defesa do extermínio de civis palestinos foi feita durante a Hora Israelita, programa no qual Srour faz comentários a partir de Nova York. A Hora Israelita existe desde 1946 e cita entre seus apoiadores a Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) e o Banco Daycoval. Procurada pela Matinal para se manifestar sobre o discurso de ódio em sua programação, a Band RS não respondeu. 

Ato em Porto Alegre – Promovida pela (FIRS), uma manifestação contra os ataques a Israel foi realizada na praça Doutor Maurício Cardoso, no Moinhos de Vento. De acordo com o presidente da federação, Márcio Chachamovich, o objetivo foi expressar indignação pelos ataques do grupo terrorista Hamas, que “não representa o povo palestino e cometeu assassinatos”. 


O que mais você precisa saber

Vereadora busca solução para escola desamparada pela prefeitura – A vereadora Mari Pimentel (Novo) esteve sexta-feira (13) na Escola de Educação Infantil Acomur à procura de soluções para o vazamento de água que fez ceder o piso do refeitório. A parlamentar pediu a visita técnica de um engenheiro no local e atua com a instituição em busca de mão de obra parceira para recuperar os estragos. Após as enchentes do último mês, a escola comunitária, fundada em 1984 no bairro São José, teve de fechar as portas no último dia 18, deixando 78 crianças entre zero e seis anos sem escola –ampliando ainda mais o déficit de 6 mil vagas em creches na capital. A prefeitura, com a qual a Acomur é conveniada, disse à Matinal que não pode se responsabilizar por obras em instituições que não são da rede municipal. Uma equipe do Dmae esteve no local para averiguar o tamanho do problema e sugeriu a demolição do estabelecimento, que, segundo o departamento, estaria sobre um córrego, o que é irregular. 

Mais de um mês após enchentes, Assembleia deverá criar comissão para avaliar impacto das chuvas – Um mês depois das catastróficas enchentes no Rio Grande do Sul, a Assembleia Legislativa deverá votar, nesta terça-feira, a criação de uma comissão de representação externa para acompanhar o impacto das chuvas. O projeto foi apresentado pela Mesa Diretora da Casa em setembro e pretende avaliar também as medidas que estão sendo anunciadas e sugerir alternativas para mitigar as perdas ambientais, sociais e econômicas decorrentes das tempestades. O projeto deveria ter sido votado na última sessão, porém houve falta de quórum. Contudo, os deputados aprovaram o reconhecimento de Estado de Calamidade Pública no Estado e em 79 municípios gaúchos.

Juíza rejeita recursos e mantém decisão que anula mandato de Leite no PSDB – A juíza Vanessa Maria Trevisan, da 13ª Vara Cível de Brasília, rejeitou os recursos apresentados pelo PSDB contra decisão que determinou a anulação do mandato de Eduardo Leite (PSDB-RS) frente à Comissão Executiva Nacional do partido e a realização de novas eleições. O partido defendeu que a 13ª Vara Cível de Brasília não tem competência para julgar a legalidade de artigos do estatuto de partidos políticos. Em nota, afirmou que vai recorrer da decisão e que a eleição da nova direção nacional ocorrerá na segunda quinzena de novembro, conforme previsto desde o início do ano. A juíza também negou o pedido do prefeito de São Bernardo do Campo e autor da ação, Orlando Morando (PSDB-SP), que pediu a execução imediata da sentença, o que afastaria Leite do comando do partido.


Outros links:


Juremir Machado da Silva

O terrorismo do Hamas e a reação de Israel

Nada mais difícil do que tentar olhar de modo complexo para o conflito que mais uma vez se transformou em guerra entre Israel e Hamas. A dor de uns e a dor de outros. Famílias ensanguentadas, destruídas, enlutadas, vitimadas por ódios alimentados historicamente.

O Hamas é uma organização terrorista.

O assassinato de civis que praticou recentemente não pode ser relativizado nem justificado. É simplesmente indefensável e intolerável.

A matança fria de inocentes e o sequestro de adultos, crianças e idosos não podem ser emoldurados como um ato heroico de resistência.

A reação de Israel pode, por outro lado, ser considerada desmesurada? Pode-se atacar um povo inteiro para punir parte dele?

Leia a coluna completa.


Cultura

Maithan apresenta sonoridade contemplativa em álbum de estreia

Foto: Humberto Schumacher

Nascido em Canguçu (RS) e vivendo atualmente em Porto Alegre, o violonista Maithan acaba de lançar seu primeiro álbum, mesclando estéticas regionais e latino-americanas do violão, com participações dos músicos Davi Raubach (acordeon), Edu Martins (baixo), Elias Barboza (bandolim), Ianes Coelho (flauta), Julio Rizzo (trombone) e Mariano Cantero (percussão). Leia a matéria do repórter Ricardo Romanoff.

Agenda

Às 13h30, a Sala RedençãoexibeO Encouraçado Potemkin (1925), de Sergei Eisenstein, no ciclo Cinema e Instituições Políticas.

A nova ocupação do Espaço Vitrine da Casa de Cultura Mario Quintana apresenta o projeto Redeiras, de artesãs da Colônia São Pedro (Z3).

O cantor Dudu Sperb lançou o single Palavrando, inspirado na exposiçãoPalavrar, da artista visual Elida Tessler.

O cineasta Zeca Brito recebeu o prêmio de melhor direção internacional por seu oitavo longa-metragem, Hamlet, do Festival Internacional de Cine Documental de Buenos Aires.

Veja a agenda completa


Você viu?

A qualidade de vida com custo mais acessível e a pluralidade cultural estão entre os motivos que têm colocado Porto Alegre na lista dos principais destinos brasileiros e latino-americanos escolhidos pelos nômades digitais, profissionais sem endereço fixo. De acordo com sites especializados, a capital gaúcha tem recebido trabalhadores que buscam explorar novos lugares por um determinado tempo. Nômades que já passaram por aqui afirmam que a receptividade, a caminhabilidade e a segurança sanitária alimentar são os melhores pontos da cidade. Nas avaliações negativas, despontam itens como segurança, criminalidade, falta de redes públicas de wi-fi e poucos falantes de inglês.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.