Matinal News

Confira a íntegra da Matinal News: Casa geriátrica orienta voto em Bolsonaro

Change Size Text
Confira a íntegra da Matinal News: Casa geriátrica orienta voto em Bolsonaro

Casa geriátrica de Novo Hamburgo leva idoso às urnas e orienta voto em Bolsonaro

Portador de uma doença neurodegenerativa, um idoso residente do Residencial Bem Viver, em Novo Hamburgo, foi levado às urnas em 30 de outubro à revelia da família e orientado a votar em Bolsonaro. 

Pelo depoimento gravado com autorização da filha e enviado ao Matinal, o homem, que não será identificado para proteger a sua identidade, afirma ter concordado em ir à seção eleitoral após uma insistência da técnica em Enfermagem Sandra Ferraz de Oliveira, gerente do Bem Viver. A prática pode ser considerada crime eleitoral de coação.

O idoso teria votado com um xerox da carteira de identidade que estava em posse do lar. A comprovação do voto no segundo turno foi confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral e deixou a família perplexa. Ao Matinal, a proprietária do residencial, Josiane Ludvig, nega a acusação.

Leia mais detalhes sobre o caso


Por “desenvolvimento econômico”, Assembleia flexibiliza Lei Kiss – Por 39 a 6, a Assembleia Legislativa aprovou a flexibilização da Lei Kiss. O projeto, de autoria do Governo do Estado, exclui a necessidade de alvará para pelo menos 732 tipos de atividades (mas que podem chegar a quase mil) consideradas de baixo e médio risco, numa adequação à Lei da Liberdade Econômica. A norma original, que tratava de segurança, prevenção e proteção contra incêndios nas edificações e áreas de risco de incêndio, foi aprovada no mesmo ano da tragédia na Boate Kiss, que deixou 242 pessoas mortas em 2013, em Santa Maria. Líder do Governo, Matheus Wesp (PSDB) lembrou que o projeto foi discutido pelo Conselho de Desburocratização do Estado e afirmou que a flexibilização vai fomentar o desenvolvimento econômico. Já o deputado de oposição Luiz Fernando Mainardi (PT) advertiu que o texto trata da preservação de vidas. Aqui é possível ver como votou cada parlamentar.

Estiagem foi o desastre natural que mais afetou o RS desde 2003 – No intuito de planejar políticas públicas para mitigar riscos, o Governo do Estado mapeou os desastres naturais que ocorreram no Rio Grande do Sul entre 2003 e 2021. O estudo, apresentado ontem, mostra que 89% dos municípios gaúchos registraram entre dois e sete episódios de desastres, tais como estiagens, secas, enxurradas, inundações ou vendavais. De acordo com os dados apresentados, a estiagem é o desastre mais comum no Estado neste período, com mais de 2,2 mil ocorrências em 464 cidades – 93,4% do total – em todas as regiões do Estado. As secas atingiram 1.918.999 pessoas. Afetou duramente também a economia, causando prejuízo de 19,5 bilhões de reais, sendo 97,6% deste montante a entes privados.

Prefeitura ajuíza reintegração de posse de 14 lojas no Viaduto Otávio Rocha – A Procuradoria-Geral do Município de Porto Alegre ajuizou ação de reintegração de posse para retomar 14 lojas do Viaduto Otávio Rocha que ainda não foram desocupadas pelos comerciantes da área, mesmo após mais de três meses de negociação. Dos 36 espaços, 22 já foram entregues à Prefeitura, que irá dar cabo a uma reforma, cuja data de início já foi adiada e, por ora, é prevista para esta semana. Conforme o jornalista Jocimar Farina, esses 14 lojistas que ainda detêm as chaves dos espaços no viaduto não foram identificados, não cumpriram com o que foi acordado ou não abriram negociação para deixar os espaços. Nos últimos meses, o Matinal tem acompanhado os desdobramentos em diversas reportagens.


Outros links:

  • A partir de sexta, volta a ser obrigatório o uso de máscaras em aeroportos e aviões no Brasil. Decisão da Anvisa considera a alta de casos no País.
  • Mais de 200 mil doses de vacina contra a covid-19 chegaram no RS. A Secretaria Estadual de Saúde vai distribuir as doses conforme a solicitação dos municípios. Mais de 3 milhões de gaúchos estão com o reforço atrasado.
  • pagamento da cota única do IPTU em Porto Alegre até o dia 8 de fevereiro vai ter desconto de 5%. Caso estejam em dia com o fisco, pessoas físicas ganham até mais 3% de desconto. As guias de pagamento estarão liberadas a partir de 2 de janeiro.
  • O South Summit Brazil 2023 será lançado oficialmente hoje, no Cais Embarcadero. O evento de tecnologia e inovação está marcado para ocorrer entre os dias 29 e 31 de março. Relembre a entrevista publicada pelo Matinal com Eduardo Lorea, um dos responsáveis pela instalação do evento em Porto Alegre.
  • Quatro telões vão ser instalados pela Prefeitura para os jogos do Brasil na Copa. Os equipamentos vão ser colocados na Praça Montevidéu, Praça México, Praça Darcy Azambuja e na Esplanada da Restinga.
  • A Secretaria Estadual da Educação está com inscrições abertas para o Curso de Formação Antirracista direcionado a professores, supervisores e orientadores pedagógicos. As aulas serão on-line.
  • Ao menos 60 mil litros de combustível vazaram em Guaporé, por conta de um acidente com trens na segunda-feira. A Fepam estima que serão precisos 20 dias para conter os resíduos para que não contaminem o córrego próximo ao local.
  • Juremir Machadosobre as mortes de Erasmo Carlos e Pablo Milanés: “Cada semana morre um pedaço do que fomos, do que somos, do que sonhamos, do que cantamos, do que quisemos ser, do que sempre seremos”.

Cultura

Agenda (🔒)

Musical Évora recebe o espetáculo AYÓ, de Jorge Foques, em homenagem ao Dia da Consciência Negra. O recital ocorre na Foyer Nobre do Theatro São Pedro, às 12h30.

Às 17h30, no Teatro Bruno Kiefer, acontece um bate-papo com o homenageado do III Festival Cinema Negro, o ator baiano Antônio Pitanga. Em seguida, às 19h30min, terá exibição do longa Pitanga, na sala Eduardo Hirtz

Às 18h30, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da URFGS, acontece o lançamento do primeiro livro do arquiteto Emil Bered, responsável por várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre
 

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

Para a temporada de verão, a prefeitura de Florianópolis, em Santa Catarina, vai distribuir protetor solar com FPS 30 de graça nos balneários mais movimentados da região. Serão criados dez pontos de distribuição diferentes praias, como Canasvieiras, Ingleses, Barra da Lagoa, entre outras. Os equipamentos vão ser instalados à beira mar, perto de calçadas de acesso à orla. Inspirado nos parques e praias da Austrália e dos Estados Unidos, o projeto não deve gerar nenhum custo ao Executivo. As empresas interessadas em participar do chamamento público devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Turismo de Florianópolis até 24 de novembro.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.