Matinal News

Imprensa é atacada em acampamento golpista esvaziado

Change Size Text
Imprensa é atacada em acampamento golpista esvaziado

Trocou o governo, Bolsonaro foi para os Estados Unidos e Lula subiu a rampa do Planalto, enquanto o Diário Oficial da União dava conta de uma série de mudanças drásticas de um governo para outro. Ao mesmo tempo, esvaziou-se o acampamento que pedia golpe de Estado próximo ao Comando Militar do Sul, em Porto Alegre. O que era uma aglomeração atrapalhando o trânsito reduziu-se a uma meia dúzia de manifestantes. Ainda assim, virulentos: uma equipe de reportagem da RDC TV foi agredida por pessoas que ainda estavam ali, em mais um caso de ataque à imprensa por participantes do movimento. A Brigada Militar foi acionada e houve registro na Polícia Civil.

Nova cobrança do IPTU: economia para a Prefeitura, filas para os contribuintes

Com o ano começando, vale a atenção a esta mudança: as guias do IPTU de Porto Alegre não serão enviadas pelos Correios. Os contribuintes podem emitir o documento diretamente no site da prefeitura ou retirar presencialmente nas subprefeituras. Ontem, no primeiro dia de emissão, filas enormes chegaram a se formar no Centro, especialmente por idosos que buscavam compreender o novo formato do tributo. Secretário da Fazenda de Porto Alegre, Rodrigo Fantinel defendeu a inovação. Segundo ele, a Prefeitura irá economizar 7,5 milhões de reais com a medida. “A gente sabe que está mudando uma cultura e que nesse momento as pessoas precisam se acostumar com essa mudança”, afirmou à Rádio Gaúcha. Em tempo: o pagamento à vista com desconto pode ser efetuado até 8 de fevereiro.

Sgarbossa volta ao PT antes de reassumir cadeira na Câmara 

Marcelo Sgarbossa irá se filiar novamente ao PT neste mês. A partir de 1º de fevereiro, ele reassume uma cadeira na Câmara Municipal de Porto Alegre, onde hoje é suplente, e entra em uma das vagas deixadas por Laura Sito e Leonel Radde, ambos eleitos deputados estaduais nas últimas eleições. Ao seu lado, Carlos Comassetto também retorna à Casa pela sigla. Inicialmente, a vaga seria de Reginete Bispo, mas ela, que também era suplente no Congresso, será deputada federal após a ida de Paulo Pimenta à Secretaria de Comunicação Social do Planalto. Desta forma, o RS, que nunca tinha eleito uma mulher negra para o Legislativo, terá três parlamentares negras em Brasília a partir do mês que vem: Reginete, Denise Pessôa (PT) e Daiana Santos (PCdoB). Leia a reportagem completa no Matinal.

Queda de população terá impacto em 47 municípios gaúchos 

Os dados preliminares do Censo 2022 mostram que o RS ganhou ao menos 394 mil habitantes desde o último levantamento, em 2010. Até dezembro o IBGE já tinha recenseado 86% da população. No entanto, 47 cidades tiveram registrada redução na população. Isso, em termos práticos, afeta os cofres dos municípios, já que estas localidades terão redução no coeficiente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Tais reduções já devem ocorrer neste mês, por conta de decisão do Tribunal de Contas da União. Uruguaiana, que viu sua população encolher em mais de 11 mil pessoas, teve a maior queda. A decisão surpreendeu a Famurs, que esperava que o congelamento na perda de receitas fosse mantido até a divulgação final do Censo. O assunto será tratado na sede da federação ao longo do dia de hoje.

Energia solar ultrapassa eólica e vira segunda maior fonte do País

Com o Rio Grande do Sul entre os cinco estados com maior potência instalada, a energia solar agora é a segunda maior fonte do País, com 11,2% da capacidade nacional, pouco mais do que a geração eólica (11,1%). A força proveniente de hidrelétricas segue na liderança, com 51,3%. Para Ronaldo Koloszuk, presidente do conselho de administração da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Brasil ainda precisa inverter a lógica das políticas energéticas, diminuindo subsídios, incentivos e desonerações às fontes fósseis e aumentando o estímulo às alternativas renováveis. Falando nisso, termina na sexta-feira o prazo para os consumidores solicitarem acesso da energia solar à rede das distribuidoras e garantir as regras atuais que preveem subsídio para quem gerar sua própria energia. O RS tem cerca de 9 mil clientes aguardando esta liberação.


Outros links:

  • Com os estoques da vacina da Pfizer em baixa na Capital, não há previsão de quando bebês sem comorbidades vão começar a ser vacinados.
  • O Dmae deu início ao recadastramento de mais de 328 mil residências que utilizam o serviço. A ação começou no bairro Jardim Botânico e deve seguir para outros bairros nesta semana.
  • Reformado fora dos padrões originais após um acidente, o muro de uma escadaria tombada no Centro da Capital terá de ser restaurado.
  • Com o nível da água do Guaíba baixo, o lixo acumulado na orla ficou mais exposto ao longo do trecho entre o Gasômetro e o Parque Pontal.
  • Depois da prorrogação da MP do governo federal que mantém as isenções para combustíveis, o preço da gasolina comum em Porto Alegre ficou até mais barato.
  • Para corregedor-geral da BM, “houve postura criminosa” em ação de policiais que cobriram cabeça de mulher com sacola. Episódio ocorrido em um bar de Novo Hamburgo foi flagrado em vídeo.
  • O Piratini prevê começar a operar em 5 de fevereiro o sistema que vai monitorar até 2 mil agressores de mulheres no RS.
  • A Mega da Virada contemplou 45 gaúchos de um bolão feito em Arroio do Sal. Cada um deve receber 2,4 milhões de reais.
  • O governador Eduardo Leite (PSDB) sancionou a lei que reajusta os salários dele próprio, do vice-governador, de secretários e deputados estaduais. O texto havia sido aprovado pela Assembleia em 21 de dezembro.
  • Política, religião e futebol não se misturam? Para Juremir Machado, as três “são feitas da mesma matéria: as paixões, os medos e as esperanças humanas”. Na sua coluna de hoje, o jornalista fala das mortes de Pelé e Bento XVI e da posse de Lula.

Cultura

Agenda (🔒)

Um dos maiores eventos da música de concerto da América Latina, o 11º Festival Internacional Sesc de Música será realizado em Pelotas entre os dias 16 e 27 de janeiro.

Começou ontem e vai até amanhã, no Parque da Vindima de Flores da Cunha, o festivalMississippi Delta Blues Festival – Red Rooster Edition.

O livro Morte Sul Peste Oeste, do escritor André Timm, lançado pela Editora Taverna em 2020, teve direitos de adaptação adquiridos pela produtora Conspiração – relembre a entrevista de Timm ao repórter Ricardo Romanoff.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.


Você viu?

O cerimonialista do Piratini Aristides Germani Filho decidiu se aposentar da função que exerceu durante 53 anos. Aristides serviu a 12 governadores e era conhecido por sua discrição, invisibilidade e disciplina dentro da sede do governo gaúcho. Foi no seu aniversário de 81 anos em dezembro que o então cerimonialista decidiu que estava na hora de parar e que sua última cerimônia seria a da posse do governador reeleito Eduardo Leite, uma pessoa pela qual Aristides afirmou ter grande admiração.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.