Matinal News

Empurrado pela esquerda, Eduardo Leite é o primeiro governador reeleito do RS

Change Size Text
Empurrado pela esquerda, Eduardo Leite é o primeiro governador reeleito do RS

Eduardo Leite (PSDB) é o primeiro governador reeleito do Rio Grande do Sul. O tucano, que recebeu apoio decisivo da esquerda, bateu Onyx Lorenzoni (PL) no segundo turno das eleições neste domingo, por 57,12% a 42,88%. Depois de ficar em segundo lugar no primeiro turno, o ex-governador assegurou um novo mandato ao somar mais de 3.687.126 votos, cerca de meio milhão a mais do que em 2018, quando foi alçado ao cargo pela primeira vez.

Ao longo deste mês, o tucano recebeu apoios importantes da esquerda, como o PT e o PDT. O futuro governador agradeceu nominalmente o PT em seu pronunciamento: “Este voto vem, se não vem com convergência dentro do programa, vem na convergência em torno da democracia, do respeito e do diálogo”, disse ele, que teve menos de 3 mil votos a mais que Edegar Pretto (PT) no primeiro turno. Em aceno aos trabalhistas, reforçou o plano de implementar escolas de turno integral.

Análise do Matinal – Em seu discurso de vitória, Leite não revelou seu voto para a presidência. No entanto, disse que “votou pela democracia e pelo respeito às instituições”, sugerindo um voto em Lula. O doutor em Ciência Política pela UFRGS, Bruno Schaefer, em live no Matinal, analisou que será difícil ao tucano manter esta neutralidade. “Ele terá de fazer algumas escolhas. Ou vai buscar bolsonaristas, ou vai conversar com a esquerda. Espero que a esquerda gaúcha tenha maturidade de sentar para conversar. Não precisa aderir, mas também não abrir mão. É possível chegar a pontos comuns. Entre PSDB e PT há mais semelhanças do que entre PSDB ou PT e o bolsonarismo”, argumentou.


O que mais você precisa saber

Bolsonaro faz 488 mil votos a mais e ganha no RS com 56,35% – Derrotado nas eleições de 2022, Jair Bolsonaro (PL) venceu em 14 estados, inclusive no Rio Grande do Sul. O atual presidente fez, ontem, 3.733.185 votos, 488 mil a mais do que no primeiro turno, chegando a 56,35% dos votos válidos. Especialistas ouvidos pelo Matinal preveem uma transição “tensa”. “Consigo imaginar mais algo como a invasão do Capitólio (nos Estados Unidos, por apoiadores de Donald Trump) do que uma entrega da faixa. Temos um aparelhamento ideológico muito forte no atual governo”, disse Bruno Conceição, doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Três municípios gaúchos elegem prefeitos – Além das eleições presidenciais e para governador, três cidades do Rio Grande do Sul tiveram eleições complementares para definir prefeitos: Irson Milani (PT) elegeu-se em Entre Rios do Sul, Alvaro Decarli (PP) ganhou em Cerro Grande e Cristian Rosa (MDB) será o novo prefeito de Cachoeirinha, maior cidade com a prefeitura em disputa neste pleito. Os três municípios passaram por eleições após a cassação dos eleitos em 2020.

Outros links:


Juremir Machado da Silva

Vitória da democracia

Para que inventar? Vamos ser diretos: venceu a democracia. Foi apertado, mas foi suficiente. Lula é presidente do Brasil novamente. Jair Bolsonaro encerra o seu calamitoso mandato. Nunca um presidente eleito foi tão abominável. O capitão só pode ser comparado aos seus ídolos, os ditadores militares que governaram o país a partir de 1964. Deu Lula e deu Eduardo Leite. O Rio Grande do Sul permanece no centro. O Brasil retoma o seu processo civilizatório. Depois da barbárie bolsonarista, a esperança, a aposta, o sonho de uma vida melhor.

Leia neste link a coluna completa.


Cultura

“Argentina, 1985” está muito à frente de Brasil, 2022

Foto: Amazon

Vencedor do prêmio da crítica internacional no Festival de Veneza deste ano, o ótimo filme Argentina, 1985 (2022) está disponível na plataforma de streaming Amazon Prime Video. Candidato argentino a uma vaga ao Oscar 2023, o longa estrelado por Ricardo Darín acompanha os bastidores do julgamento dos comandantes militares da sangrenta ditadura daquele país entre 1976 e 1983, condenados por um tribunal civil. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda (🔒)

A pianista Catarina Domenici lança álbum, às 12h30, no projeto Solo Piano, no Centro Cultural da UFRGS.

Arthur de Faria conversa com Vitor Ramil Luís Augusto Fischer, às 18h, sobre o primeiro volume de Porto Alegre: Uma Biografia Musical – o bate-papo e a sessão de autógrafos acontecem na Praça da Alfândega, dentro da programação da Feira do Livro.

Às 20h, tem mais Catarina Domenici: ela divide solos com Max Uriarte em apresentação da Orquestra Theatro São Pedro, no Theatro São Pedro, com regência de Evandro Matté.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.


Você viu?

A pesquisadora da UFRGS Lúcia von Mengden desenvolveu um software, chamado de Ostera Test, que busca identificar qual a probabilidade do óvulo se desenvolver em uma reprodução assistida. A pesquisa foi realizada dentro do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica da universidade, e até agora o software apresentou 84% de acerto. O projeto está se preparando para entrar em 2023  na fase do estudo clínico no Hospital Fêmina em Porto Alegre e Lúcia acredita que a ferramenta pode reduzir os custos da fertilização assistida no RS.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.