Matinal News

Escolas conveniadas são o dobro das municipais em Porto Alegre

Change Size Text
Escolas conveniadas são o dobro das municipais em Porto Alegre Foto: MChe Lee/Unsplash

Em Porto Alegre, há uma significativa presença de escolas conveniadas, instituições privadas que, mediante acordos com a prefeitura, oferecem vagas gratuitas a alunos que não encontraram lugar no sistema de ensino público. Uma reportagem do Sul21 mostrou que a rede, que conta com 215 instituições contra as 99 da rede municipal, paga salários baixos para professores e tem turmas cheias. Professores recebem cerca de 9 reais por hora-aula, enquanto o salário da rede municipal é de 13 reais. As escolas conveniadas também enfrentam problemas de infraestrutura e superlotação de turmas, com uma média de 95 crianças por escola, extrapolando as normas do Conselho Municipal de Educação. Essas escolas atendem principalmente a Educação Infantil e devem receber 2,1 mil novos alunos para resolver o déficit de vagas neste ano. A prefeitura estuda aumentar os repasses, mas não há previsão para o reajuste.


CEEE Equatorial deve permanecer nas últimas posições de ranking da Aneel – A CEEE Equatorial deve permanecer nas últimas colocações do ranking da Agência Nacional de Energia Elétrica de continuidade de fornecimento de energia. A estimativa foi do próprio presidente do grupo, Riberto Barbanera, que participou de audiência na Assembleia Legislativa ontem – pela primeira vez em 15 audiências as quais a empresa foi tema. Para ele, não houve o tempo necessário para apresentar melhoras suficientes que façam a companhia mudar expressivamente de patamar. No encontro, Barbanera admitiu que os serviços da distribuidora precisam melhorar. A atuação do grupo foi alvo de críticas do deputado Miguel Rossetto (PT), que busca mais uma assinatura para poder protocolar uma CPI sobre a atuação da empresa. Ele enfatizou que só este mecanismo terá o poder para investigar o grupo, que assumiu a estatal de energia em 2021.


Reportagem Matinal

Frente parlamentar quer debater tarifa zero em Porto Alegre antes de possível reajuste

Num momento em que Porto Alegre aguarda a definição do novo valor da passagem de ônibus, congelado em 4,80 reais há dois anos, ganha tração no Brasil a discussão sobre o modelo de financiamento do transporte público e também políticas sobre a gratuidade da tarifa – que hoje é realidade em mais de 100 cidades do Brasil.

A Câmara de Porto Alegre aprovou a criação de uma frente parlamentar para debater o assunto na semana passada. Articulada pelo PSOL, a iniciativa recebeu mais votos do que a esquerda costuma receber em seus projetos, mas seguiu com oposição de lideranças do governo Melo, que justificam a posição por conta do modelo econômico do setor, que vê o número de passageiros cair ano após ano.


Mobilidade como direito – Pesquisador sobre a tarifa zero e seus efeitos em cidades brasileiras, Daniel Santini defende uma mudança de perspectiva no debate. Para ele, é necessário compreender a mobilidade como direito. Desta forma – argumentou ele – as cidades tendem a colher uma série de benefícios, que vão do convívio social à melhoria na qualidade do ar e na segurança pública.  

Leia a reportagem completa


Matinal errou – Em 31 de janeiro, a Matinal publicou a matéria “CC exonerada da Smed após investigação de fraude é readmitida”. A matéria afirmava que Jacqueline Gomes de Aguiar tinha um cargo comissionado na prefeitura de Porto Alegre. Na verdade, ela é uma servidora de carreira com função gratificada. O texto também dizia que ela havia sido exonerada do cargo. Aguiar, na verdade, foi transferida de uma secretaria para outra, pois o termo “exoneração” não é o legalmente adequado. A reportagem ainda dizia que ela foi exonerada em junho de 2023, depois de que irregularidades na Smed vieram à público. Na verdade, ela trocou de cargo em junho de 2022, antes das primeiras denúncias. As informações foram corrigidas ao longo do texto em 7 de fevereiro. Por causa dessas correções, o título da matéria também mudou, para “Servidora responsabilizada em relatório do Tribunal de Contas ganha nova função gratificada na Smed”. A servidora enviou um e-mail à redação pedindo um direito de resposta, e sua carta consta no final da matéria.


Outras notícias

  • Prédio da antiga empresa de turismo Epatur, que fica ao lado do Largo Zumbi dos Palmares, será leiloado em abril. A estrutura foi avaliada em 13 milhões de reais.
  • Foi concluído o estudo sobre os desmoronamentos no Arroio Dilúvio, que aponta que não há uma causa específica para os eventos, já que há diversas falhas nas estruturas.
  • O desfile de 18 escolas de samba dos Grupos Prata e Ouro e das tribos de Porto Alegre acontece em Porto Seco no final de semana. A entrada nas arquibancadas é gratuita.
  • Tem Gre-Nal no domingo. E Nando Gross não pipoca: aponta o Inter como favorito para o clássico 441. Entenda o porquê.

Nanni Rios

Balanço de fim de ano

Nanni Rios apresenta um passeio poético, a partir de uma obra que provocou “um espiral infinito” de seus pensamentos.

Notem o que a poesia faz: desde que li esse poema pela primeira vez, numa revista, sempre retorno a ele. E sempre que apresento o Fróes a alguém, abro o volume Poesia reunida (1968-2021) numa página já marcada e leio aqueles versos como exemplares.

O poeta conta que, para cada poema que escreve, são sacrificados “2 ou 3” mosquitos desavisados, que, no breu da madrugada e atraídos pela única fonte de luz da casa, acabam espremidos no rolo da máquina de escrever. “Cadáveres” é como ele os chama. Em seguida o dia (re)nasce. Daí vem Pablo Neruda, alma de artista, cachorros latindo, um macacão enorme. A vida (e a poesia) na espiral infinita do rolo da máquina.

Leia a coluna completa


Agenda

Hard Blues Trio expõe curta-metragem “Blues And Roll É Pra Lá Que Eu Vou” nesta terça. A sessão, que começa às 19h30, faz parte da Mostra de Cinema Musical Gaúcho, na CCMQ.

O Instituto Ling recebe, às 20h, uma apresentação inédita em Porto Alegre do trio formado pelo guitarrista mineiro Nelson Faria, o flautista e saxofonista carioca Carlos Malta e o baixista gaúcho Guto Wirtti.

O Peppo Cucina realiza, a partir das 19h, a segunda edição de 2024 do Ora Felice. O evento terá personalidades conhecidas da cena cultural e social da capital gaúcha.

Às 21h, a Grezz Band convida a cantora Débora Neto para apresentar o show Divas do Pop, no Grezz.

E às 22h, a multiartista Valéria Barcellos lança seu primeiro álbum, Saraval, no palco do Agulha.

Clique nos links para informações sobre ingressos, endereços e detalhes dos eventos.


Você viu?

A partir de hoje acontece a Semana do Cinema de 2024, campanha que oferecerá ingressos para filmes nacionais e internacionais por apenas 12 reais até o dia 28 de fevereiro. As redes Arteplex, Cineart, Cinemark, Cinépolis, Cinesystem, GNC Cinemas, Moviecom e UCI Cinemas estão participando. Ano passado, a iniciativa atraiu mais de 10 milhões de pessoas para os cinemas brasileiros.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.