Matinal News

Expositores relatam prejuízos com mudança de local para vendas na Redenção

Change Size Text
Expositores relatam prejuízos com mudança de local para vendas na Redenção Expositores do Brique da Redenção. Foto: Giulian Serafim /PMPA

Os comerciantes de feiras na Redenção permanecem em impasse com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Smamus), que vetou a realização de exposições com vendas no eixo central, próximo ao espelho d’água, por conta da proximidade com o Refúgio do Lago. Há quase um mês, a realização de feiras vem acontecendo em apenas três zonas da Redenção. O objetivo oficial, segundo a pasta, é incentivar a “circulação de usuários em novos espaços e garantir a distribuição do público por áreas menos ocupadas”. A medida, porém, trouxe prejuízos aos comerciantes, que também reclamam de falta de diálogo com a Prefeitura. Por ora, há apenas três locais distintos para as feiras – que também não podem interferir nas feiras fixas, como a Feira Ecológica e o Brique. Após reunião na ontem, a Smamus informou que irá receber uma proposta por parte dos expositores sobre um novo local, mas enfatizou que o eixo central não será liberado. 

Recursos contra suspensão das obras no Harmonia já tramitam no TJ – Após ter indeferido o pedido de revogação da normativa suspendendo as obras no Parque Harmonia, a Prefeitura de Porto Alegre ingressou com recurso contra o recurso no Tribunal de Justiça. Na peça, a Procuradoria-Geral do Município  sustenta que a decisão em caráter liminar “encontra-se frágil, sem qualquer subsídio técnico”. Na véspera, o prefeito Sebastião Melo (MDB) reuniu-se com a juíza Letícia Michelon, da 10ª Vara da Fazenda de Porto Alegre, para pedir reconsideração, o que não ocorreu. A ação da Prefeitura soma-se aos recursos já protocolados da Associação dos Acampados da Estância da Harmonia e da própria GAM3 Parks. A concessionária afirma que a juíza que deferiu a liminar, Gabriela Bobsin, foi “ludibriada” com as imagens, que, segundo a empresa, tiveram “ângulo/corte maliciosamente pensado para passar um cenário de terra arrasada e retirada de árvores de grande porte”. Neste post, a coluna Pensar a Cidade retoma o histórico do parque, criado em 1982 e concedido à iniciativa privada em 2021.

Leite mantém apoio a escolas que quiserem seguir modelo cívico-militar, embora não as veja como “solução” – Nem três semanas após bancar publicamente a continuidade do programa de escolas cívico-militares – em contraponto à decisão do governo federal de extingui-las – o governador Eduardo Leite (PSDB) moderou o discurso, dizendo que o modelo não é uma solução educativa para o RS. Para ele, outras pautas, como ensino em tempo integral ou investimentos em tecnologia e infraestrutura, são mais importantes de serem discutidas no momento. No entanto, em entrevista à Rádio Guaíba, o governador voltou a afirmar que as escolas que avaliarem como positiva a mudança para esse sistema terão apoio do Piratini. Na esfera federal, o modelo de escolas cívico-militares foi criado na gestão Bolsonaro é administrado conjuntamente entre militares e civis. O programa foi encerrado pelo Ministério da Educação em julho. Até o fim deste mês, um plano de transição deve ser criado orientando o encerramento dessas escolas, segundo o ministro da Educação, Camilo Santana.


Reportagem Matinal

Câmara transmite evento antivacina de 4h organizado por vereadora bolsonarista

Médicos e ativistas ligados ao movimento antivacina na Europa e nos Estados Unidos participaram de um seminário organizado pela vereadora bolsonarista Fernanda Barth (PL) na tarde desta quinta-feira na Câmara Municipal de Porto Alegre. O evento foi transmitido pela TV Câmara e divulgado por Barth como uma reunião pública “em defesa da autonomia médica”. Na prática, foi um comício anti-vaxxer – ou um ato em defesa da autonomia para recomendar tratamentos sem base científica e atacar medidas que salvam vidas, o que contraria o pressuposto em debate.

Ao todo, sete profissionais de saúde estrangeiros deram depoimentos sobre como medicamentos comprovadamente ineficazes contra a covid-19 – como ivermectina ou iodopovidona – foram descartados por governos, pela mídia e pela indústria farmacêutica para darem lugar a imunizantes caros e mortais distribuídos à população. Ao Matinal, Barth negou que o evento tenha sido antivacina, ainda que no decorrer do encontro os convidados tenham atribuído à imunização abortos, mortes e sequelas, entre outros supostos efeitos adversos, que não têm evidências científicas. 

A vereadora foi questionada sobre o fato de que as teses propagadas como verdade no seminário já terem sido desmentidas. O presidente da Câmara, Hamilton Sossmeier (PTB), saudou a iniciativa no início do seminário, e a assessoria de imprensa da Câmara disse ser de inteira responsabilidade dos vereadores a organização e o conteúdo deste tipo de evento.

Leia a reportagem completa


Outros links:

  • O escritor, cantor e compositor Jerônimo Jardim faleceu na tarde da quinta-feira, aos 78 anos, no Hospital Moinhos de Vento. Importante nome da música popular gaúcha, estava internado desde o início de julho.
  • Foi divulgado o listão com candidatos aprovados para ocupar as vagas do Conselho Tutelar. De 282 pessoas aptas à realização da prova, 259 foram aprovadas. A eleição ocorre em 1° de outubro e preencherá 50 vagas nas dez microrregiões da Capital.
  • Prevista para este mês, a implementação de câmeras corporais nas fardas da BM vai atrasar. O Piratini atualmente analisa a documentação da terceira colocada na licitação, após a desclassificação das duas primeiras.
  • A esquina das ruas Garibaldi e Irmão José Otão, no Bom Fim, receberá o segundo terrário urbano da Capital. A área de convivência com serviço de alimentação será inaugurada amanhã.
  • Dos cinco postos existentes no Brasil, Porto Alegre é o que registra a maior espera para tirar o visto americano de turismo e negócios (B1/B2). São pelo menos 281 dias de espera para atendimento no consulado da Capital.
  • A primeira das duas CPIs que investigam possíveis irregularidades na Secretaria Municipal da Educação será a da oposição, encabeçada pela vereadora Mari Pimentel (Novo), na próxima segunda-feira.
  • O Tribunal de Contas do Estado aprovou o documento que recomenda a aprovação das contas de 2021 do governador Eduardo Leite (PSDB). Durante a sessão, no entanto, foram levantados 37 pontos que merecem atenção. O Ministério Público de Contas, por outro lado, recomendou a rejeição.
  • O levantamento “Webometrics Ranking of World Universities” colocou a UFRGS como a 10ª melhor universidade federal, e a 14ª do Brasil no ranking geral. Na América Latina, a instituição subiu da 26ª para a 25ª posição.
  • Juremir entrevista Pierre Lévy, criador de uma linguagem artificial para melhorar a comunicação entre homem e máquina.

O último a privatizar puxa a descarga


Pra quem ainda tinha dúvidas quanto ao potencial do Melo pra melar ainda mais a vida dos trabalhadores porto-alegrenses, aí está, finalmente, a privatização da Carris, tão sonhada pelos cretinos que nunca puseram um pé dentro dum ônibus.

Leia aqui a crônica completa de José Falero.


Cultura

Unimúsica 2023 abre alas para o Carnaval

Imperadores do Samba. Foto: Thalles Matos

Unimúsica 2023 recebeu ontem no Salão de Atos da UFRGS Velha Guarda Musical da Mangueira, dando início às apresentações do festival, que segue até 18 de agosto com uma série de atividades, tendo o Carnaval das escolas de samba como tema. O repórter Ricardo Romanoff conversou com a equipe curatorial do evento que hoje, às 20h, tem como atração o Afro-Sul Odomodê, e que, em 17 de agosto, reúne Bambas da Orgia e Imperadores do Samba. Saiba mais sobre o festival aqui.

Agenda 

Hoje
Casa de Cultura Mario Quintana apresenta as duas primeiras partes da trilogia Grande Sertão: Veredas, com direção de Amir Haddad, de hoje a domingo, às 19h, no Teatro Bruno Kiefer.

espetáculoUm Fascista no Divã, inspirado em texto de Márcia Tiburi, com direção de Alexandre Dill, tem sessões hoje, amanhã e nos dias 11 e 12 de agosto, sempre às 20h, na Zona Cultural.

Sábado (5/8)
Ocre Galeria inaugura, às 11h, a exposiçãoChiasma, de Fernanda Valadares.

Às 14h, a Fundação Iberêinaugura duas exposições: Antologia, do artista uruguaio José Gamarra, e a edição 2023 do Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre – FestFoto.

Bloco da Laje apresenta, às 16h, o Carninverno da Laje na quadra da Banda Saldanha.

A atriz e bailarina Chana Manica inicia temporada do espetáculo Chamas, dirigido por Paulo Guimarães, hoje e amanhã, e nos dias 11, 12 e 13 de agosto, sempre às 20h, no Meme Estação Cultural – leia a matéria.

Às 21h, Vanessa da Matacanta no Auditório Araújo Vianna.

O grupo The Jazz Passengers faz show, às 21h, no Espaço 373.

Domingo (6/8)
A terceira edição do Samba do Quintana promove roda de samba de Edu Meirelles e Thiago Ribeiro & Amigos, às 16h, na Casa de Cultura Mario Quintana.

O violinista Cármelo de los Santos é o convidado do Domingo Clássico da Orquestra da Ulbra, às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil.

Veja a agenda completa


Você viu?

Boa parte das ruas de Porto Alegre tem nomes que homenageiam figuras importantes – ou mesmo controversas – do passado. Mas nem sempre foi assim: o Centro Histórico tinha a Rua do Cotovelo, a Rua da Praia, a Rua dos Pecados Mortaes ou o Becco Quebra Costas – atualmente conhecidas como Riachuelo, Andradas, Duque de Caxias e Caldas Júnior, respectivamente. Para resgatar essa história, topônimos antigos serão recuperados pelo projeto Ruas Que Não Andei a partir de 14 de agosto. Placas marrons serão colocadas em mais de 30 esquinas da área central da cidade, substituindo temporariamente as atuais, numa ação da prefeitura, por meio do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico Cultural e do Grupo Imobi.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.