Matinal News | Uncategorized

Fila do SUS bate recorde na capital

Change Size Text
Fila do SUS bate recorde na capital Foto: Cristine Rochol/PMPA

Maior em sete anos, a fila do SUS em Porto Alegre tem quase 160 mil solicitações de atendimento, um aumento de 27% na comparação com um ano atrás. Depois da pandemia, o município não só não conseguiu reduzir como viu crescer a quantidade de pacientes que aguardam sua vez. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em 2021, 75% dos porto-alegrenses estavam cadastrados na atenção primária à saúde – hoje, o índice está em 92%, o que representa mais de 1 milhão de pessoas. Reportagem da Matinal mostrou que a gestão de Sebastião Melo (MDB) deve aplicar no SUS metade do proposto pela SMS. A parcela do orçamento municipal dedicada à saúde, aliás, vem diminuindo nos últimos dez anos: era de 21,42% em 2013, considerando o gasto executado, e caiu para 17,06% em 2022. 

Deputados pedem prisão preventiva de Mourão após declarações golpistas – Deputados do PSOL acionaram a PGR e o STF contra o senador Hamilton Mourão por declarações consideradas golpistas feitas ontem no Congresso Nacional. O senador afirmou que as Forças Armadas e a Justiça Militar não podem se omitir, em resposta à operação da PF que mirou o ex-presidente Jair Bolsonaro, além de ex-ministros e militares no âmbito das investigações sobre as tentativas de golpe de Estado em janeiro de 2023. A representação pede prisão preventiva por incitação ao crime, tentativa de abolir o Estado Democrático e golpe de Estado. A deputada gaúcha Fernanda Melchionna informou que o partido também deve acionar o Conselho de Ética do Senado pedindo a cassação do mandato de Mourão. 

Pesquisa da UFRGS analisa disseminação de conteúdos sobre terraplanismo – Uma pesquisa da UFRGS, liderada pelo professor Jorge Garcia de Holanda da UFC, investigou a propagação de teorias terraplanistas em plataformas digitais de 2015 a 2022. O estudo focou principalmente em vídeos nas redes sociais e como estes influenciam a formação de um público adepto ao terraplanismo. A análise revelou que os sistemas de recomendação dessas plataformas desempenham um papel significativo na disseminação dessas teorias, especialmente por meio de vídeos. O pesquisador identificou que o fenômeno se fortelece porque esses vídeos alteram a percepção de mundo dos usuários por gerarem uma “experiência aprofundada” que permite que a pessoa “crie laços com a teoria”.


Dengue avança em Porto Alegre e acende alerta no sistema de saúde

A situação é de alerta na saúde de Porto Alegre em razão dos números da dengue na cidade. Nas cinco primeiras semanas do ano, a capital tem número de casos e suspeitas equivalentes a 10 vezes a mais na comparação com o mesmo período do ano passado. Com prognóstico ruim, a Vigilância Sanitária admite preocupação também com a sobrecarga ao sistema de saúde.

“A gente nunca teve neste período do ano este quantitativo de casos e o nosso índice de infestação está bem alto. Tudo indica que o cenário vai ser bem pior que o do ano passado e o de 2022”, analisou a diretora da Vigilância do município, Evelise Tarouco da Rocha, que manifestou também preocupação com os cenários regional e nacional. “Os dados já indicam que o cenário vai ser bastante crítico.”

Um desses dados é a proliferação do Aedes aegypti por mais territórios para além de bairros da zona leste, que foram mais afetados nos últimos anos. “Ainda imaginamos que lá vai ser o pior cenário, mas já neste início de ano, estão aparecendo casos espalhados em regiões que antes não tinha”, alertou a diretora. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, 42 dos 46 bairros monitorados estão no índice crítico, com alta infestação do mosquito.

Leia a reportagem completa


Outras notícias:

  • O Coletivo Cais Mauá Já emitiu uma nota em que manifestou preocupação com o resultado do leilão do espaço, que ocorreu no começo da semana.
     
  • A PGE reafirmou que as construções ao lado do Museu Julio de Castilhos devem obedecer ao limite de 15 andares. O projeto da Melnick e da Companhia Zaffari, previsto para o local, está com a obra suspensa por decisão judicial.
     
  • CEEE Equatorial suspendeu ontem os desligamentos de luz programados para o carnaval. A empresa disse que também estará fechada nos dias 12, 13 e 14.
     
  • Aliás, a CPI da CEEE Equatorial na Câmara tem metade dos integrantes definidos.
     
  • Porto Alegre e o governo do estado decretaram ponto facultativo para os serviços públicos nos dias 12 e 13, e na parte da manhã do dia 14.
     
  • A prefeitura busca manter o preço da passagem de ônibus em 4,80 reais para 2024, segundo informou a coluna de Jocimar Farina. A definição deve sair até o fim do mês. 
     
  • Eduardo Leite disse que vai seguir as diretrizes do Ministério da Saúde sobre a vacinação contra a covid-19 para matricular crianças de até 5 anos na rede pública de ensino.
     
  • De olho em maiores chances de reeleição, os vereadores Giovane Byl e Hamilton Sossmeier deixam o PRD e se filiam ao Podemos no dia 7 de março.
     
  • O Teresópolis Tênis Clube, tradicional pelos bailes de Carnaval entre os anos 70 e 2000, vai à leilão em março por 18 milhões de reais.
     
  • Juremir analisa a Geração Z: “As velhas gerações ficam estarrecidas com o mau gosto musical de grande parte da juventude atual. Mas mostrar a bunda faz parte da pegada, do ar do tempo, da atmosfera afirmativa”. 

Carta da Editora

Sim é sim

A máxima do “não é não”, usada para combater o assédio sexual contra mulheres, está em alta, tanto que dá nome a pelo menos uma lei federal e outra municipal, aprovadas recentemente no Congresso Nacional e na Câmara de Porto Alegre. Mas nesta sexta-feira de carnaval, eu quero lembrar também que o “sim é sim”. 

E por que isso é importante? Porque muitas vezes o “não” não vem. Nós mulheres fomos ensinadas a agradar e a servir. E isso pode tornar difícil se posicionar e dizer “não” a um homem – contrariando outra máxima, a de que “quem cala consente”.

Leia a coluna completa.

Foto: Joana Berwanger

Cultura

MARGS exibe retrospectiva do múltiplo Wilson Cavalcanti

Foto: Anderson Astor

O repórter Ricardo Romanoff entrevistou Wilson Cavalcanti, que apresenta mais de cem obras na exposição Os Jardins que Me Habitam, em cartaz no MARGS até 18 de fevereiro. Com curadoria de Felipe Caldas e Francisco Dalcol, a mostra apresenta um panorama de 50 anos de produção do artista pelotense, desenvolvida em desenho, gravura, pintura e objetos. Leia a matéria.

Agenda

Hoje
Às 15h, o MARGS promove mediação com marionetes, voltada ao público infantil, da exposição Os Jardins que Me Habitam, de Wilson Cavalcanti.

O músico Jaydson faz show, às 20h, no Gravador Pub, ao lado das bandas Telecines Frau.

Sábado (10/2)
MARGS reestreia, às 10h, a exposição Acervo em Movimento, com uma seleção renovada e inédita de obras.

Às 14h, o Gravador Pubpromove carnaval infantil que inclui concurso de fantasias, cama elástica e muita música. 

No sábado, no domingo e na segunda-feira, a partir das 16h, a Orla do Guaíba recebe blocos e outras atrações musicais no Carnaval na Orla, POA é D+.

Domingo (11/2)
Liverpoa Beatle Band faz show, às 19h, no Espaço Roubadinhas ATL, em Atlântida.

Clique nos links para informações sobre ingressos, endereços e detalhes dos eventos.

Veja a agenda completa


Você viu?

Casados há 15 anos, o gerente de vendas Jarbas Bitencourt e o fotógrafo Mikael Bitencourt esperam uma filha, a Antonella, que foi gerada através do óvulo da irmã de Mikael e o esperma de Jarbas, inseridos na barriga solidária de uma amiga do casal. O processo de cessão temporária de útero foi autorizado pelo Conselho Federal de Medicina. Os futuros pais vivem em Imbé, no litoral norte do estado.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.