Matinal News

Foco em mitigação torna RS mais suscetível às mudanças climáticas

Change Size Text
Foco em mitigação torna RS mais suscetível às mudanças climáticas Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini

O Rio Grande do Sul enfrenta ainda hoje uma seca histórica que ficou marcada pela demora na ação dos governos estadual e federal. Foram quase três anos com índices de chuva abaixo da média que deixaram mais de 380 municípios em situação de emergência. 

O socorro só chegou no mês passado, e grande parte dos recursos liberados por Lula e Eduardo Leite são voltados para socorrer agricultores, os principais atingidos. Em entrevista ao Austral, o secretário de Agricultura, Giovani Feltes, admitiu que qualquer medida é mitigadora e reconhece a falta de capacidade financeira do Estado para prevenção. “Já que a próxima estiagem vai acontecer, que estejamos melhor preparados. Naturalmente nunca o suficiente para fazer frente a essas questões climáticas”, disse. 

Ambientalistas criticam a falta de planos de adaptação às mudanças climáticas. “A agricultura está destruindo a própria agricultura. Os ciclos de água estão sendo quebrados por ela mesma”, diz Francisco Milanez, diretor científico da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan). “O estado não tem feito nada.”

Leia a reportagem


Inovação ante a desafios econômicos – O South Summit começa amanhã em meio a duas discussões econômicas relevantes, a quebra do Banco do Vale do Silício e a manutenção da Taxa Selic. Os desdobramentos a partir dessas situações devem impactar na abertura de novos empreendimentos e nos seus financiamentos. CEO do evento, Thiago Ribeiro disse ao Matinal que vê esse período como “ajuste” na fotografia do cenário nacional. “A discussão que tem que acontecer no South Summit é como o empreendedor se prepara para estar atento a essas mudanças e aos movimentos normais do mercado”, disse ele, que projeta um impacto ainda maior do South Summit na cidade neste ano em comparação à edição de estreia, em 2022. Leia a entrevista completa.

Melo propõe segurança privada em parques

Em entrevista ao Jornal do Comércio, o prefeito Sebastião Melo (MDB) revelou que irá montar um projeto para colocar segurança privada em parques da Capital. O primeiro local a receber a medida, em caráter experimental, seria o Parque Chico Mendes, na zona norte. O custo foi estimado por ele em cerca de 2 milhões de reais e viriam do caixa único da Prefeitura. Conforme Melo, se a iniciativa der certo, poderá servir de exemplo para outros pontos da cidade. “As pessoas têm direito a usar os parques também de noite, e esse é o desafio que está posto”, argumentou. Ao JC, o prefeito também defendeu a concessão parcial do Dmae como forma possível de extensão da rede e aprimoramento das casas de bomba para fazer a drenagem em Porto Alegre.

PT estadual mantém veto à entrada de Sgarbossa – O vereador Marcelo Sgarbossa seguirá fora do PT, ao menos por ora. Ontem, a executiva estadual rejeitou seu pedido de filiação ao partido, ratificando a decisão da plenária municipal, no mês passado. Agora, o parlamentar poderá recorrer à esfera nacional da legenda. Caso não tenha êxito em seu retorno, ele poderá perder o assento na Câmara Municipal de Porto Alegre. Os autores do pedido de impugnação de sua filiação são Adeli Sell e Everton Gimenis, próximos da lista de suplentes no Legislativo da Capital. Eles acusam Sgarbossa de infidelidade partidária, por conta da ida do vereador ao PV no ano passado – movimento que, segundo o vereador, teria sido conversado com a direção petista, que nega.


Outros links:


Ser o que se é

A convite do editor Luís Augusto Fischer, Vitor Ramil relembra o momento em que compôs Estrela, estrela, canção escrita em 1981 e que agora é trilha de novela da Globo.

Compus a canção em poucos minutos, sentado na cama de baixo do beliche da direita do quarto da frente da nossa casa de veraneio na praia do Laranjal. Só poderia afirmar ter vivido um momento de elevação se estivesse sentado na cama de cima. Saí dali e mostrei a novidade para minhas irmãs, perguntando se conheciam aquela canção. Soava tão redonda, tão familiar. Era como se já existisse. Elas não só gostaram como me convenceram de que era minha mesmo. 

Leia o texto completo aqui.


Cultura

“O Rio do Desejo” deságua uma pororoca de paixões

Foto: Gullane

O filme O Rio do Desejo (2022), estrelado por Sophie CharlotteDaniel de OliveiraGabriel Leone e Rômulo Braga, está em cartaz nos cinemas. Baseado em um conto de Milton Hatoum, o longa foi rodado no Amazonas e acompanha o clima crescente de tensão e desejo envolvendo três irmãos que se apaixonam pela mesma mulher. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda (🔒)

sarau “Capitu e Outras Mulheres” reúne, às 19h, Isadora FreitasLorena SánchezMarcia Kern Stephanie Soeiro na Livraria Paralelo 30.

Às 19h, a Cinemateca Paulo Amorim exibe o documentárioOlha pra Elas, produzido pela Panda Produções, seguido de debate com os realizadores Tatiana Sager Renato Dornelles e a professora Christiane Freire, mediado por Mônica Kanitz.

Sarau Elétrico apresenta a edição “POA, Tu Não Me Engana”, às 21h, no Bar Ocidente, com participação do publicitário Miltinho Talaveira e canja de Adriana Deffenti e Izmália.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.


Você viu?

O Nonada Jornalismo apresentou a história de Mestre Chico, do ponto de Cultura Tambores da Angola, localizado na zona norte de Porto Alegre. Guardião de idiomas e cultura vindas da África há seis décadas, Mestre Chico é uma das únicas pessoas no Estado que fala Iorubá, Quimbundo e Lingala. Daquelas pessoas com poder de transmitir ensinamentos numa simples conversa. Que dirá em um longo perfil. Vale a leitura.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.