Matinal News

GHC pede apoio e alerta para lotação similar a período crítico da covid

Change Size Text
GHC pede apoio e alerta para lotação similar a período crítico da covid Foto: Otávio Silva / GHC

Com a chegada da estação fria e o consequente aumento das doenças características do período, as unidades de saúde e hospitais de Porto Alegre registram superlotação e demora nos atendimentos. Temendo um colapso de sua capacidade de atenção, a direção do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) contatou o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, buscando definir um plano de contingência que inclua o apoio de outros hospitais de referência

O presidente do GHC, Gilberto Barrichello, alertou para o pico de atendimentos, que está “similar ao período agudo da covid-19”, conforme relatou ao Correio do Povo. Barrichello adverte também que a atual crise ocorre em meio a um período em que os recursos para investimento em atenção básica encontram-se escassos: “Houve um processo de desmonte do SUS no Brasil, o teto de gastos causou corte de recursos para a saúde e houve uma migração de pacientes dos planos privados para o sistema público”. 

Segundo levantamento interno, no começo da manhã de segunda-feira, o Conceição operava 272% acima de sua capacidade – 90 pessoas internadas e outras 39 em observação contra um total de 59 leitos. Uma série de indefinições contribui para o cenário caótico, entre elas a paralisação por tempo indeterminado dos serviços médicos conveniados ao IPE Saúde – protesto que vem desde 10 de abril e foi ratificado nesta semana

De acordo com a SMS, de fato há pressão na rede assistencial da Capital e as demandas do GHC serão ouvidas em reunião na sexta-feira. Também ressalta que duas unidades de saúde fechadas foram reabertas e que a rede de atenção primária possui 80% de cobertura no momento, superando capitais como Florianópolis e Curitiba. Pelo segundo fim de semana seguido, cinco unidades de saúde estarão abertas no fim de semana.


O que mais você precisa saber

Estrutura do Plano Diretor deverá se manter após revisão, indica consultoria – A revisão do Plano Diretor de Porto Alegre deverá manter os contornos gerais do atual documento, de acordo com um documento de 741 páginas elaborado pela consultoria Ernst & Young, contratada pela Prefeitura, analisado pela coluna Pensar a Cidade. Na prática, isso significa que a lei que rege o planejamento urbano seguirá organizada em torno do macrozoneamento, do modelo espacial, das estratégias e do sistema de gestão e planejamento previstos hoje. Porém, a consultoria aponta lacunas na relação desses componentes, além da falta de detalhamentos específicos. Para a Ernst & Young, isso contribuiu para que o Plano Diretor “não alcançasse todos os resultados inicialmente projetados”. 

Câmara proíbe assessora de Heinze de auxiliar Nádia no plenário – Em decisão unânime, a Mesa Diretora da Câmara Municipal proibiu uma assessora do senador Luis Carlos Heinze (PP) de acessar o plenário e os sistemas de informações da Casa. A mulher auxiliava a vereadora Comandante Nádia (PP) na Câmara. O caso motivou uma representação contra Nádia, protocolada pelo deputado estadual Leonel Radde (PT) na Comissão de Ética na quinta-feira passada. Só que quatro dias depois, a assessora havia entrado no plenário novamente, o que motivou o vereador Aldacir Oliboni (PT) a pedir posicionamento da Mesa. A GZH, Nádia disse discordar da decisão, mas que irá cumprir. Ontem, por iniciativa de Nádia, a Câmara aprovou moção de apoio à ex-companheira de Radde, que o acusa de agressão. Foram 12 votos a favor e 12 abstenções. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

RS tem mais dois geoparques mundiais reconhecidos pela Unesco – Os geoparques da Quarta Colônia, que abrange nove municípios da Região Central do Estado, e de Caçapava do Sul, na mesma região, foram reconhecidos pela Unesco como geoparques mundiais. O anúncio ocorreu na quarta-feira. De acordo com a Unesco, os geoparques mundiais são áreas geográficas unificadas, onde sítios e paisagens de relevância geológica internacional são administrados com base em um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável, combinando conservação com desenvolvimento sustentável e envolvendo as comunidades locais – com a atualização de ontem, há 195 geoparques em 45 países. Veja a lista. A homologação das áreas gaúchas fecha um processo iniciado a partir de uma ação conjunta entre a UFSM e o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia. Agora, ações de fomento ao turismo sustentável são esperadas para as regiões. A propósito, com as certificações, o RS chegou a três territórios classificados como geoparques mundiais pela Unesco.


Outros links:

  • Em meio a denúncias de internações involuntárias de pessoas em situação de rua, o Conselho Municipal de Saúde realiza plenária acerca do Dia Nacional de Luta Antimanicomial hoje às 18h30min, na Câmara.
  • Dois dos três interessados seguem habilitados para desenvolver os levantamentos ambientais, econômicos, urbanísticos e sociais da região do Arroio Dilúvio. O estudo é a parte inicial do projeto que a Prefeitura.
  • Esta reportagem de GZH conta sobre a transformação recente da Rua Padre Chagas. Antes boêmia e de um movimento intenso, agora a via tem um cenário mais silencioso e de bares fechados.
  • Em relatório entregue ao ministro Luiz Marinho, o deputado Matheus Gomes (PSOL) afirmou ter identificado negligência do governo gaúcho em relação às metas do Plano de Erradicação do Trabalho Análogo à Escravidão. 
  • Os concursos para soldado da Brigada Militar vão passar a exigir curso superior, em qualquer área, a partir de 2027, igualando os requisitos de entrada na BM aos da Polícia Civil.
  • Produtores de uva ligados à Vinícola Aurora iniciaram reformas nos alojamentos em propriedades para os trabalhadores temporários. A ação é uma das medidas adotadas após a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta a respeito do caso de fevereiro, em Bento.
  • A Ilha das Pedras Brancas, também conhecida como Ilha do Presídio, deverá ter sua estrutura reativada pela prefeitura de Guaíba para fins turísticos.
  • Em sua crônica desta quarta, Juremir Machado conta sobre suas conversas com o motorista de táxi Everaldo, dono de uma grande biblioteca e “sempre a par de tudo o que acontece na cidade e no país”.

Cultura

Agenda


Às 20h, no Farol Santander, a Orquestra de Câmara da Ulbra apresenta obras inspiradas nos folclores espanhol, russo e romeno.

Orquestra Theatro São Pedro sobe ao palco do Theatro São Pedro, às 20h, com participação da banda Tum Toin Foin – relembre a entrevista.

A cantora Natália Santos faz o show Jovelina: Pérola Negra do Pagode, às 20h, no Teatro Sinduscon-RS.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.


Você viu?

O sebo paulista Desculpe a Poeira reativou uma conta no Instagram que reúne fotos, bilhetes, cartas e tudo mais que se encontra dentro dos livros usados que passam pela livraria. Como mensagens de outro tempo, surgem ali de guardanapo de hotel marroquino a fotografias antigas, passando por páginas beijadas com batom vermelho, mensagens em outros idiomas e desenhos diversos. “Algo impossível num e-book”, como sugere a descrição do perfil. Vale dar uma espiada.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.