Matinal News

Intolerância religiosa dispara no RS

Change Size Text
Intolerância religiosa dispara no RS Foto: Marcela Donini

 Até maio de 2021, não havia no Rio Grande do Sul a tipificação de ocorrências por preconceito religioso. Depois que começaram a ser registrados, os casos de intolerância cresceram 250%, passando de 20 em 2021 para 70 episódios em 2023, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado. A capital concentra o maior volume de denúncias: 29 em 2023, um aumento de 164% em relação a 2021. O cenário local é mais grave do que a situação nacional – no país, nos últimos dois anos, crimes em razão da religião aumentaram 45%. De acordo com a titular da Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância (DPCI), Tatiana Bastos, a maioria das ocorrências na capital se referem a agressões contra religiões de matriz africana, como o ataque denunciado pela Matinal em janeiro contra o monumento à Mãe Oxum, em Ipanema. A delegada também alerta para a subnotificação devido à falta de conhecimento por parte da população e à necessidade de capacitação dos agentes de segurança pública.

Obras no Cais Mauá devem começar ainda neste ano – As primeiras obras de reformas no Cais Mauá podem começar ainda em 2024. As intervenções devem iniciar em até seis meses após a assinatura do contrato entre o governo do estado e o consórcio Pulsa RS, que deve ser celebrado em até 90 dias. Formado hoje por duas empresas, o consórcio irá se associar a outros grupos, que já manifestaram interesse em participar do negócio. De acordo com a empresa que está à frente do empreendimento, a Spar, o projeto a ser executado no Cais só deverá ser apresentado ao público após a formalização do vínculo com o estado. Realizado na terça com apenas uma proposta, o leilão foi tema de representação ao Ministério Público de Contas. Deputados do PT pedem que o órgão barre a assinatura do contrato até que sejam sanados questionamentos a respeito do processo. Leia a matéria completa na Matinal.

MPF recomenda que a UFSM revogue títulos “honoris causa” de ditadores – A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) concedeu, entre 1966 e 1968, títulos “honoris causa” a Arthur da Costa e Silva e Humberto Castello Branco, presidentes do Brasil durante a ditadura militar (1964-1985). Nesta semana, entretanto, quase 60 anos depois, o Ministério Público Federal (MPF) recomendou que a instituição revogue ou casse essas honrarias que homenagearam “autores das graves violações de direitos humanos”. O MPF dá prazo de 30 dias para que a universidade responda se aceita ou não a recomendação, e 60 dias para que o Conselho Universitário discuta o tema e cancele os títulos. O Ministério Público ainda menciona que integrantes da comunidade acadêmica “foram diretamente atingidos pelos atos de exceção indicados, através de expurgos diretos ou de forma difusa”.

(Foto: Alex Rocha/PMPA)

Parcão revitalizado

O Parque Moinhos de Vento, o Parcão, foi reaberto ontem, após passar por uma revitalização nos últimos 11 meses, com reformas em sistemas de drenagem, paisagismo, manejo da fauna e flora e a pintura do Moinho. Outro destaque foi o desassoreamento do lago e a instalação de um poço artesiano, que deve evitar as perdas de peixes e cágados com possíveis secas. Os patos, que haviam sido colocados pela população, foram retirados do lago.

Outras notícias:


Cultura

“Pare com Suas Mentiras” rememora amor gay adolescente

Imovision/Divulgação

Marcado por uma doce melancolia nostálgica, o belo drama francês Pare com Suas Mentiras (2022), de Olivier Peyon, conta a história de um célebre escritor maduro retorna a sua cidade natal provinciana e confronta-se com um passado moldado pelos arrebatamentos e frustrações de uma paixão adolescente. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda

Com sede em Viamão, a Fundação Vera Chaves Barcellos promove, das 14h30 às 17h, uma programação especial para crianças de 5 a 12 anos, acompanhadas dos responsáveis, com visita mediada e brincadeiras ao ar livre.

Hermeto Pascoal & Grupo são a atração do Porto Verão Alegre (PVA), às 20h, no Átrio do Farol Santander.

O artista Madblush faz o showIntenso Cru e Tipo um Furacão, às 20h, na Zona Cultural. (PVA)

Às 20h, a Cervejaria Pohlmann anima o pré-carnaval com show de Carlinhos Presidente.

Às 20h30, o Teatro Bruno Kiefer recebe o espetáculo7 Cartas para o Amor, com direção de Marco Carlucci Rogério Araújo. (PVA)

Maurício Chaise e King Jim apresentam músicas de suas bandas – Locomotores e Garotos da Rua –, acompanhados da Pata de Elefante, às 21h30, no Bar Ocidente.

Clique nos links para informações sobre ingressos, endereços e detalhes dos eventos.

Veja a agenda completa


Você viu?

O avião Douglas DC-3, que voou comercialmente de 1936 a 1969 e agora está instalado no Boulevard Laçador, foi restaurado e voltou a receber visitas guiadas gratuitamente no seu interior. Relembre a reportagem da Matinal que contou a história da aeronave e como se deu sua conservação nos últimos anos.

Foto: Tiago Medina
RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.