Matinal News

Leite quer mudanças no Regime de Recuperação Fiscal

Change Size Text
Leite quer mudanças no Regime de Recuperação Fiscal Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

A venda da Corsan e da CEEE, duas importantes estatais responsáveis por setores estratégicos, é apontada pela gestão de Eduardo Leite (PSDB) como uma das grandes explicações para o raro período de contas públicas superavitárias no estado. Mas sem novas privatizações da mesma dimensão à vista, o desafio agora é manter as contas no azul. De acordo com informações da coluna de Taline Oppitz, o poder executivo mira na renegociação de dívidas com a União. Segundo a secretária estadual da Fazenda, Pricilla Santana, o Piratini já fez seus pedidos de ajuste – e a expectativa é de que o governo federal responda até o final de fevereiro. Em 2023, o superávit orçamentário chegou a 3,6 bilhões de reais, mas a dívida com a União saltou de 82,4 bilhões para 92,8 bilhões.

Piratini confirma leilão do Cais Mauá para hoje – O governo do estado confirmou a realização do leilão de concessão do Cais Mauá para a manhã de hoje, na B3, em São Paulo. Apenas o consórcio Pulsa RS, composto por duas empresas, apresentou proposta, sendo que a companhia à frente do grupo informa ter capital social de apenas 10 mil reais. Caso o contrato seja assinado, o vencedor vai administrar a área por 30 anos e se responsabilizará por investimentos de 353,3 milhões para reformas em 12 armazéns históricos do local. O leilão desta terça será a terceira tentativa de concessão do cais. Para o novo momento, o Piratini reformulou parte do edital e foi questionado pelo Coletivo Cais Cultural Já, que acompanha o processo desde o início. Para o grupo, o edital “mantém um conjunto de garantias pelo estado, tornando o investimento isento de riscos”, mas segue com “inconsistências jurídicas”. Leia a matéria na Matinal.

Publicidade

Capital escolhe hoje novos conselheiros do Plano Diretor – Nesta terça, serão escolhidos os novos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA) da Região de Planejamento 8, a partir das 17h, na Restinga. O processo eleitoral, com voto facultativo, já tem participação recorde de eleitores. Acompanhe a cobertura da Matinal. 

Queremos saber: Você participou das eleições do Conselho do Plano Diretor?

Sim, já votei!
Queria votar, mas não consegui.
Ainda não houve eleição na minha região.
Não tenho interesse.


Conselho rejeita preservação a prédio da Smov

O Conselho do Patrimônio Histórico Cultural de Porto Alegre votou contra o pedido de inventariar o prédio da antiga Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), com um resultado de 11 a 3. A decisão pode abrir caminho para a retomada do leilão do edifício, suspenso pela Justiça em novembro do ano passado.

Inaugurado em 1970 e considerado um ícone da arquitetura modernista, o prédio poderá ter como destino a demolição, caso o certame seja levado adiante. A prefeitura atrela a sua venda à construção de um conjunto habitacional para 254 famílias no bairro Humaitá.

O Compahc levou quatro sessões até chegar à decisão, nesta segunda-feira, em um processo marcado por pedidos de vista, troca de representante de entidade e alegações de pressão por parte da prefeitura – movimento que a presidente do conselho, Débora Magalhães da Costa, disse desconhecer.

Em paralelo à tramitação, a Faculdade de Arquitetura da UFRGS publicou uma carta, subscrita por diversas entidades, em defesa do prédio, ressaltando sua importância histórica. O texto, que faz um levantamento cronológico e técnico da edificação, foi encaminhado ao Ministério Público, autor da ação que suspendeu o leilão em 2023.

Leia a reportagem completa


Outras notícias:

  • Ontem, dois novos ônibus 100% elétricos começaram a operar com passageiros. O teste será feito na linha Triângulo/24 de Outubro/Auxiliadora por 30 dias.
     
  • Moções, homenagens e nomes de rua representaram metade dos projetos na Câmara Municipal de Porto Alegre neste início de ano.
     
  • O plástico usado para proteger as obras do Museu Julio de Castilhos durante as chuvas de 16 de janeiro começou a ser removido.
     
  • Também afetado pelo temporal do mês passado, o posto de saúde Mario Quintana, na zona norte, ficou 20 dias sem luz, atendendo parcialmente com um gerador. No final da noite de ontem, a Equatorial informou ter instalado um poste provisório no local.
     
  • A Uergs está com inscrições abertas até 15 de fevereiro para 520 vagas em cursos de graduação, 75 oportunidades são para Porto Alegre.
     
  • Foi confirmada a primeira morte por dengue deste ano no RS. A vítima foi uma mulher de 71 anos. Em 2023, 54 pessoas morreram devido à doença.
     
  • “Porto Alegre e o Rio Grande do Sul estão à venda. Não interessa quem é o comprador, o negócio é negociar, passar nos trocos, livrar-se do bagulho, privatizar”, escreve Juremir na newsletter desta semana.
     
  • Nando Gross: “Todo ano é o mesmo, começa o Gauchão e a dupla Gre-Nal reclama das condições precárias e até quase amadoras que a competição oferece”.

Nathallia Protazio | Agora vai!

Eu já quis ser homem

Logo no primeiro semestre por uma bobagem qualquer fui deixada de lado pelas meninas da turma e, como uma exilada, fui ao encontro do grupo oposto: os meninos. O destino primeiro de todo estrangeiro numa nova comunidade é a adaptação. Eles eram divertidos, sabiam rir, brincar e levarem uma vida leve enquanto conseguiam os melhores resultados. Não digo assim, os melhores mesmo. Mas entre sacrificar todo o meu tempo para ser o primeiro lugar e ser a segunda colocada com toda aquela diversão e popularidade, com certeza eu queria o segundo lugar. Eles eram despojados, festeiros, distraídos, legais, enturmados e malandros. Em pouco tempo eu já queria ser um homem. Minha adaptação foi muito mais fácil do que eu imaginei.
 

Leia a coluna completa.

Receber a newsletter da Nathallia


Cultura

Oscar 2024: conheça os filmes indicados e saiba onde assistir

Universal/Warner/Disney Studios/Paramount Pictures/Divulgação

Os vencedores do Oscar 2024 serão conhecidos no dia 10 de março, e para dar tempo de fazer uma super maratona até lá, a repórter Geovana Benites montou uma lista sobre onde assistir aos filmes que estão concorrendo a uma estatueta dourada na maior premiação do cinema mundial. Confira aqui.

Agenda

A comédia Relações à La Carte, de Pedro Delgado, é a atração do Porto Verão Alegre (PVA), hoje e amanhã, às 19h, no Teatro Oficina Olga Reverbel.

Hoje e amanhã, a Casa de Espetáculos apresenta a peçaDiálogos Rasgados, de Patsy Cecato, às 20h. (PVA)

Os anos 1980 são tema do espetáculoO Que Foi dos 80?, com direção de Dennys D’Almeida, de hoje a quinta-feira, às 20h, na Sala Álvaro Moreyra. (PVA)

Thiago Lacerda sobe ao palco do Theatro São Pedro, às 20h, para encenarQuem Está Aí? Monólogos de Shakespeare. (PVA)

A cantora Áurea Martins e o pianista Cristovão Bastosapresentam-se no Café Fon Fon, hoje e amanhã, às 21h.

Clique nos links para informações sobre ingressos, endereços e detalhes dos eventos.


Você viu?

A harpia, a maior águia das Américas e atualmente considerada em extinção, foi avistada depois de seis anos no Rio Grande do Sul. Os registros foram feitos por câmeras instaladas no Parque Estadual do Turco, em Derrubadas, no noroeste do Estado, no dia 7 de janeiro, mas só foram checados no começo de fevereiro.

Foto: Carlos Kuhn / Governo do RS
RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.