Matinal News

Mais ônibus sem cobradores e com ar-condicionado ligado

Change Size Text
Mais ônibus sem cobradores e com ar-condicionado ligado Foto: Pedro Piegas / PMPA.

Previsão do tempo: janeiro enfim acabou, mas fevereiro inicia tal e qual – com perspectiva de muito calor e pouca chuva. Uma prévia disso será o dia hoje na Capital, que poderá registrar até 35°C

A Prefeitura de Porto Alegre autorizou mais 42 linhas de ônibus a operarem sem a presença de cobradores. Desta forma, a retirada dos profissionais alcançará 34% dos itinerários na Capital, com previsão de alcançar 50% até o fim do ano. A retirada é gradual e ocorre desde 2021, após a aprovação de um pacote de medidas do Executivo que visava conter aumentos na passagem. A meta é que o processo de extinção da categoria seja concluído até 2026. Ainda em relação ao transporte coletivo – e também à tarifa – a Prefeitura informou ontem que irá começar a notificar as empresas donas de ônibus que circulem com o ar-condicionado desligado. A fiscalização ocorrerá a partir de hoje. De acordo com o Executivo, 638 ônibus dos 966 que estão operando têm ar-condicionado na frota e estarão aptos a circular até o final da semana.

Leilão do Cais Mauá vira “prioridade absoluta” da gestão Leite – O governador Eduardo Leite (PSDB) classificou o leilão do Cais Mauá como uma “prioridade absoluta” de sua gestão para 2023. “Consideramos determinante para criar todo um novo ecossistema e um ambiente de inovação e estímulo ao turismo na Capital”, disse ele durante a apresentação dos dados fiscais do RS. No fim do ano passado, o certame foi cancelado por conta da falta de interessados, que persistiu mesmo com alterações no edital a poucos dias da entrega das propostas. O tucano também projetou o leilão de rodovias e a concessão de parques, citando economia de 150 milhões de reais em 2022 para o Estado com as concessões de espaços como Caracol, Tainhas e Turvo.

“Um trauma coletivo agrava o estresse pós-traumático” –  A experiência adquirida pelos profissionais da saúde mental que atuaram no acompanhamento das pessoas envolvidas no trauma causado pela tragédia na Boate Kiss transformou Santa Maria em referência na área. Desde 2013, a cidade conta com o Centro Integrado de Atendimento à Vítima de Acidente (Ciava), no Hospital Universitário de Santa Maria, além de um serviço prestado pela prefeitura. O médico Vitor Crestani Calegaro, que coordenou o atendimento psiquiátrico aos sobreviventes da Kiss no Ciava até o ano passado, destacou em entrevista ao Matinal que mesmo em situações de trauma coletivo, é preciso considerar que existem componentes singulares de cada indivíduo, de questões genéticas a experiências prévias.


Com militância dividida, PT de Porto Alegre nega filiação de Sgarbossa

O diretório municipal do PT em Porto Alegre anunciou nesta terça-feira que decidiu impugnar o pedido de filiação do advogado e cicloativista Marcelo Sgarbossa, o que pode levar a uma judicialização da disputa por uma vaga na Câmara Municipal. Sgarbossa concorreu pelo PT nas últimas eleições em que terminou como suplente da bancada. No ano passado, ele migrou para o PV, motivo pelo qual houve o pedido para que seu retorno fosse barrado.

A partir da negativa da executiva municipal, Sgarbossa terá o direito de recorrer da decisão em nível estadual e até nacional, última instância prevista no estatuto, segundo a presidente do diretório do PT em Porto Alegre, Maria Celeste de Souza. Caso a decisão seja confirmada nessas esferas superiores, o partido deverá ingressar na Justiça Eleitoral pelo direito ao assento no plenário da Câmara.

Em entrevista ao Matinal, Celeste contou que a decisão de impugnar o pedido se deu por pouca diferença na executiva, onde 15 tinham direito a voto. O pedido de impugnação partiu dos suplentes Adeli Sell e Everton Gimenis. Conforme a dirigente partidária, o imbróglio envolvendo dois ex-vereadores divide as opiniões da militância petista na Capital.

Independente da situação, Sgarbossa será empossado parlamentar nesta quarta-feira, quando os trabalhos no legislativo retornam após o recesso. Por enquanto, ele assume o cargo sem estar filiado a qualquer partido, situação que faz o PT deixar de ter, ao lado de PSOL e PSDB, a maior bancada da Casa.

Entenda o caso


Outros links:

  • Em recuperação judicial, a Americanas inicia por Porto Alegre e Rio de Janeiro o processo de demissões, segundo a Folha. Correm mais riscos funcionários com menos de um ano de casa – a empresa nega os desligamentos.
  • Levantamento de GZH apurou que 105 gaúchos estão em presídios ou usam tornozeleira por conta do envolvimento nos atos golpistas em Brasília, no último dia 8.
  • Prevista no Plano Diretor de Porto Alegre, a Conferência de Avaliação da lei que regra o planejamento urbano da Capital deveria ter sido realizada pelo menos três vezes antes do evento marcado para março deste ano.
  • Porto Alegre vai ter passe livre por causa do feriado de Navegantes. O trânsito também sofre alterações devido à procissão para homenagear Nossa Senhora dos Navegantes.
  • Passados seis meses da implantação do sinal em Porto Alegre, o número de bairros com acesso ao 5G chegou a 50. Regiões mais ao Sul e ao Leste da cidade ainda não contam com antenas.
  • O Rio Grande do Sul terá consultorias de entidades de Ceará e Pernambuco na área da educação. Os dois Estados do Nordeste são referências nacionais no ensino público.
  • Também sobre educação, vale ler essa matéria de GZH sobre o desafio dos municípios para cumprir determinação do STF de garantir vagas em creches e pré-escola. No RS, a maioria as prefeituras diz não ter condições adequadas.
  • O Conselho Superior da Agergs manteve multa de quase 30 milhões de reais à CEEE Equatorial por conta de problemas no fornecimento de energia em março de 2022.
  • Juremir Machado apresenta mais um personagem de verão: o mal-humorado. “Pense, leitor, com racionalidade, friamente, mesmo sendo sobre o calor: pode existir algo mais insalubre do que praia?”

Cultura

Agenda (🔒)

Hoje
Integrando a programação do Porto Verão Alegre (PVA), os músicos Andre Abujamra e Illegal Joe fazem show inédito no Átrio do Farol Santander, às 20h.

Quinta-feira (2/2)
CineBancários retoma suas exibições com a estreia de Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho, de Pedro Bronz, às 17h, e Regra 34, de Julia Murat, com sessões às 15h e 17h.

Sexta-feira (3/2)
O grupo Pretagô apresenta o espetáculo experimentalMesa Farta, sexta e sábado, às 20h, na Casa de Cultura Mario Quintana.

Sábado (4/2)
Centro de Vivências Vale do Ligeiro, em Maquiné, promove o Dia de Natureza e Música, a partir das 9h, com show de Zelito Ramos, às 17h.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.


Você viu?

O maestro gaúcho nascido em Porto Alegre Alex Klein está concorrendo novamente ao Grammy. Com o disco “When there are no words”, Klein concorre na categoria de “Produtor do Ano”. Essa não é a primeira vez em que o artista é reconhecido pelo Grammy: em 2002 ele foi indicado e ganhou como melhor solista instrumental com orquestra. Klein ainda recebeu a estatueta mais quatro vezes devido à sua participação na Orquestra Sinfônica de Chicago. Os vencedores desta edição do Grammy serão conhecidos neste domingo.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.