Matinal News

Marchezan e empresários não chegam a acordo sobre reabertura

Change Size Text
Marchezan e empresários não chegam a acordo sobre reabertura Foto: Anselmo Cunha/PMPA

O que você precisa saber hoje 

Indefinição sobre a reabertura – Não saiu consenso do primeiro encontro entre o prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) e representantes empresariais da Capital que tratou sobre medidas de flexibilização das atividades econômicas. A Prefeitura propôs a criação de um calendário com uma retomada lenta e gradual, tendo janelas de fechamento. Dessa forma, iniciando pela construção civil e indústria – em razão do baixo impacto na circulação de pessoas – os setores retomariam suas atividades por 15 dias e interromperiam na terceira semana, como forma a frear um aumento na contaminação e uma consequente nova restrição adiante. Marchezan defendeu que o modelo “maduro e consciente” amplia as chances de uma estabilidade na reabertura. O prefeito também pediu que os empresários ajudem a viabilizar locais que possam fazer a testagem da população. Representantes empresariais não fecharam o acordo e ficaram de apresentar uma nova proposta, o que deve acontecer ainda hoje. Sem adiantar o conteúdo, o grupo sinalizou que será uma proposta “bem diferente” da apresentada pelo município. Como falamos ontem, a pressão pela retomada do comércio cresceu com a liberação do futebol na Capital. Apesar da proibição e da fiscalização, há atividade econômica, especialmente no Centro de Porto Alegre. Seja com ambulantes, seja com lojas – na semana passada, ao menos 14 lojas foram autuadas.

Análise dos recursos deixa 49% do RS sob bandeira vermelha – Em relação à avaliação preliminar de sexta-feira, caiu de 12 para seis o número de regiões classificadas como de alto risco no Estado. Estão sob bandeira vermelha Lajeado, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre e Passo Fundo. Ao anunciar o resultado da análise dos recursos, o governador Eduardo Leite (PSDB) afirmou que o mês de agosto apresenta melhor expectativa com os indicadores do Estado e sinalizou a possibilidade de flexibilizar os protocolos para as áreas de alto risco e permitir o funcionamento de atividades comerciais que hoje estão restritas “se houver estabilização [nos dados]”. Segundo Leite, o RS tem “a segunda menor taxa de incidência entre todos os estados brasileiros, com 619,3 de casos de Covid-19 por 100 mil habitantes”. Ontem o Estado ultrapassou a triste marca de 2 mil mortes pelo coronavírus. Apesar da cifra, conforme ele, se o RS acompanhasse o ritmo de mortalidade do Brasil, o número de vítimas já teria passado dos 5,1 mil. “Certamente a gente salvou vidas neste processo”, observou a coordenadora do Comitê de Dados, Leany Lemos.

Licitação da concessão do Mercado Público é suspensa – Três dias depois de ter recebido duas propostas pela concessão do Mercado Público, a Prefeitura de Porto Alegre declarou suspensa a licitação. A medida, publicada no Diário Oficial, se dá até que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) se manifeste sobre o caso. Na semana passada, o órgão havia permitido o recebimento, mas proibido a abertura dos envelopes com as propostas. A decisão do TCE foi embasada em ação do Ministério Público de Contas (MPC), que, em junho, tinha pedido a suspensão do processo. O MPC alegou, entre outros fatores, que uma eventual concessão “deve ser refletida e planejada sob a ótica do benefício que resultará aos cidadãos, em particular às futuras gerações, sem descuidar dos atuais permissionários e da concessionária contratada”. A suspensão do edital, porém, não significa abandono do projeto, segundo o secretário de Parcerias Estratégicas da Capital, Thiago Ribeiro. De acordo com ele, a Procuradoria-Geral do Município já apresentou defesa contra a ação civil pública do MPC: “A expectativa é boa, até porque recebemos duas propostas na sexta-feira, mesmo após tantas tentativas de tumultuar o processo”, comentou.

RS tem a menor queda na arrecadação no Sul e Sudeste – O Rio Grande do Sul registrou uma queda real de 5,7% na arrecadação no primeiro semestre de 2020 em relação ao mesmo período do ano passado. É o menor índice entre os estados do Sul e Sudeste. Com base nos relatórios de execução orçamentária dos estados, o levantamento da Folha de S.Paulo apontou que, das 27 unidades da federação, 20 registraram queda na arrecadação nos primeiros seis meses deste ano. O tombo provocado pela pandemia já supera as crises de 2008 e 2015 e agravou a situação em estados que já enfrentavam dificuldades nas contas públicas, como o RS, o Rio de Janeiro e Minas Gerais, que ainda parcelam o pagamento de servidores públicos. A reportagem destaca também que, apesar do trabalho de reformas e redução de despesas, o RS não deve terminar o ano sem déficit.

Os deputados que querem ser prefeitos – A eleição municipal pode esvaziar algumas das 55 cadeiras da Assembleia Legislativa. É o que indica o retrato atual das movimentações políticas no Estado. Com a mudança no calendário eleitoral, que passou o pleito de outubro para 15 e 19 de novembro, o registro das candidaturas ficou para 26 de setembro. Ainda que distante, nove parlamentares devem disputar prefeituras. Em Porto Alegre, os deputados Sebastião Melo (MDB), Juliana Brizola (PDT), Any Ortiz (Cidadania) e Rodrigo Maroni (Pros) são pré-candidatos. Em Caxias, o ex-prefeito petista Pepe Vargas deve disputar com o seu colega de parlamento Carlos Búrigo (MDB). Kelly Moraes (PTB), Luiz Fernando Mainardi (PT) e Fábio Branco (MDB) também devem se lançar candidatos em seus municípios.

Outros links:

  • A morte de uma menina de três anos que testou positivo para Covid-19 acendeu um alerta no abrigo onde ela residia, em Canoas. Os demais moradores e funcionários passarão por testes para confirmar se estão ou não com a doença. A criança tinha cardiopatia e asma.
  • Também em Canoas, a prefeitura acionou o Ministério Público para garantir a manutenção das atividades do Hospital Nossa Senhora das Graças.
  • A Prefeitura de Venâncio Aires iniciou ontem a testagem em massa da população para a Covid-19. Os testes estarão disponíveis para idosos, gestantes, casos suspeitos ou que tiveram contato com casos positivos, sintomáticos e grupo de risco.
  • Benany Turkienicz, professor da UFRGS, desenvolveu um modelo que utiliza a tecnologia do celular para rastrear por onde uma pessoa contaminada se deslocou no período anterior à manifestação da Covid-19.
  • Após ataques racistas, a cervejaria Implicantes impulsionou seu financiamento coletivo, que segue aberto. O “Black Money” é uma das apostas da marca, mas, naturalmente, sem distinção de clientes.
  • O fechamento de estabelecimentos ampliou o número de placas de “Aluga-se” em tradicionais ruas e avenidas da Capital. Levantamento do Secovi-RS mostrou um crescimento na oferta de imóveis para locação.
  • O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni (DEM) admitiu ter feito caixa 2. Ele fez um acordo com a Procuradoria-Geral da República, pagou 189 mil reais e o processo foi encerrado. Caberá ao STF validar o acordo.
  • Em sessão extraordinária, a Câmara de Vereadores de Viamão elegeu nova Mesa Diretora e empossou Nadim Harfouche (PSL) como prefeito do município. O cargo era ocupado pelo vereador Evandro Rodrigues (DEM), empossado na semana passada.
  • E o Gre-Nal de amanhã vai ser mesmo na Arena do Grêmio. O aval foi dado pela Prefeitura ontem à noite. Quem vencer o jogo, enfrenta o Caxias na final do Gauchão. Novo reforço do Inter, o atacante Yuri Alberto ainda não estará à disposição.


Cultura

AgendaIê-iê-iê é o tema do Sarau Elétrico, às 21h, que tem o compositor Arthur de Faria como convidado e canja do músico – e enciclopédia viva da Jovem Guarda – Frank Jorge.

A programação da série Dança do projeto #EmCasaComSesc mostra novos trabalhos todas as terças e quintas, sempre às 21h30min. Hoje o público poderá assistir (Com)Fluência – Pocket, unindo os sons do DJ Frank Ejara e os movimentos dos dançarinos Darlita Albino e Vini Azevedo.

O cantor Arnaldo Baptista teve sua carreira solo homenageada em uma playlist que reúne versões de sua produção artística posterior ao álbum Loki?.Mais dicas? Acesse aqui.


Você viu?

Jango vivia criado por uma “matilha de vorazes pedintes”. Essa é a descrição que o jornalista Juremir Machado da Silva faz do presidente deposto depois de pesquisar centenas de documentos que permaneceram guardados durante cinco décadas. O material, que inclui cartas, despachos e relatórios guardados pelo assessor Wamba Guimarães, serviu de base para o seu livro recém-lançado “A Memória e o Guardião”. Em entrevista à Folha de S.Paulo, Juremir conta que um dos elementos que mais chamou a atenção na pesquisa foi a relação com o então governador de Minas Gerais, Magalhães Pinto. O mineiro, articulador para a derrubada de João Goulart, fazia um jogo duplo: “Por um lado, mostrava-se cordial e disposto a dialogar. Por outro lado, especialmente quando o tema das reformas se consolidou na pauta, partiu para a conspiração”. Com um mandato extremamente instável, Jango em geral respondia favoravelmente aos pedidos. Juremir justifica as posturas do então presidente com aquela que é a regra básica do jogo político desde sempre: “Como Jango poderia não atender pedidos de próceres da política mineira?”

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.