Matinal News

Matinal News: Obras no Parque Harmonia iniciam em dezembro, e Parque Pontal abre amanhã

Change Size Text
Matinal News: Obras no Parque Harmonia iniciam em dezembro, e Parque Pontal abre amanhã

Concedido à iniciativa privada, o Parque Harmonia passará por obras a partir do dia 5 de dezembro. As intervenções se darão em três etapas, com a entrega total prevista para 2025. O espaço, contudo, seguirá aberto, com restrições apenas em alguns trechos. Nos próximos meses, o parque ganhará caminhos para pedestres e um novo mobiliário urbano, entre outras obras. Também terá uma roda-gigante do tamanho de um prédio de 22 andares e edificações em alusão a momentos históricos, modos de vida ou às tradições culturais do RS. Já na Zona Sul, o Parque Pontal, uma contrapartida do Complexo Pontal, abre ao público amanhã a partir do meio-dia, na área do antigo Estaleiro Só. O espaço de lazer conta com academia ao ar livre, bicicletário, píer sobre o Guaíba, entre outros atrativos.

Coletivo critica retificação e pede reunião com o Governo sobre o Cais Mauá

O Coletivo Cais Cultural Já recebeu com preocupação as retificações no edital de leilão do Cais Mauá, publicadas nesta semana. Para o grupo, formado por produtores culturais, da economia criativa, professores e estudantes de pós-graduação da UFRGS, a subordinação do uso de espaços destinados ao uso cultural à futura concessionária do local fere o acordado entre o grupo e representantes do Executivo. O coletivo informou ao Matinal que solicitou uma audiência com o Governo do Estado para tratar do assunto. Segundo o Piratini, “a retificação é resultado de esclarecimentos solicitados pelas empresas interessadas” em participar do certame. O leilão da área do cais está marcado para ocorrer em 12 de dezembro.

Com alta de casos de covid-19, universidades do RS reforçam uso de máscaras

O aumento no número de casos de covid, que já reflete nas internações, ainda não levou o Governo do Estado a emitir Avisos nem Alertas para que os municípios tomem providências para conter a nova onda. A Secretaria de Saúde apenas reforçou o uso de máscaras, o que tem sido recomendado também por universidades gaúchas. Na semana passada, a UFRGS orientou  “fortemente” sua utilização  em ambientes fechados e em locais com grande número de pessoas. A máscara é ainda é facultativa nos espaços das instituições. Em São Paulo, tanto a prefeitura como o governo estadual retomaram a obrigatoriedade do uso de máscara no transporte público, decisão que infectologistas aprovam, mas consideram tardia. 

Maioria da bancada gaúcha apoia CPI para investigar STF e TSE

A maioria da bancada gaúcha na Câmara dos Deputados assinou o requerimento para a criação da chamada “CPI do Abuso de Autoridade” para investigar suposto abuso de autoridade por parte de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foram 17 deputados do Estado que assinaram, filiados a PL, Novo, PP, União Brasil, Republicanos, MDB, Patriota, PSDB, PSD e PROS, conforme levantamento do jornalista Rodrigo Lopes. Na tarde de ontem, o requerimento já havia superado o número mínimo necessário de apoios para o protocolo do pedido de abertura da comissão, alcançando 185 assinaturas, quando o mínimo é de 171. Entretanto, segundo o regimento interno da Câmara, uma CPI não pode ser transferida de uma Legislatura para outra. Logo, se uma comissão for aberta nos próximos dias, ela terá até o dia 31 de dezembro para ser finalizada.

Outros links:

  • O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Cláudio dos Santos Feoli, afirmou que não há prazo para que os manifestantes desocupem o Comando Militar do Sul, no Centro.
  • O Viaduto Otávio Rocha começou a ser isolado para as obras um dia depois que a 4ª Vara da Fazenda Pública determinou a reintegração de posse das lojas que ainda permaneciam ocupadas.
  • Neste domingo acontece a “Caminhada dos Transplantados” a partir das 9h no Parque da Redenção. O evento é organizado pelo Hospital de Clínicas e os participantes percorrerão um trajeto de cerca de 1,5km.
  • Ao não liberar informações a respeito do andamento da vacinação contra a covid-19 em bebês, o Ministério da Saúde acaba impedindo que Governo do Estado e Prefeitura acompanhem os dados da vacinação no público.
  • Ainda é possível participar da fase final de testes de uma vacina contra a dengue. A pesquisa conta com profissionais de PUCRS e UFPel e a expectativa é de que o imunizante possa ser aprovado em 2024.
  • Um grupo de secretários estaduais da Cultura, do qual fez parte a titular da pasta no RS, Beatriz Araújo, entregou demandas ao vice-presidente eleito Geraldo Alckmin ontem. O primeiro pedido é a recriação de um ministério para a área.
  • Juremir Machado compartilha com os leitores as lições de vida depois de ter sido hospitalizado. “Uma semana em hospital humaniza, apaga vaidades, faz descobrir pessoas que se dedicam aos outros.”

Carta da Editora

Que cidade queremos?

“O objetivo fundamental da vida em cidades é o aumento da produtividade.” 

Eu achava que era qualidade de vida… 

Por isso me chamou tanto a atenção essa frase vinda de um dos representantes da Ernst & Young, empresa que presta consultoria à Prefeitura de Porto Alegre na revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA).

“Tempo perdido em deslocamento, acidentes de trânsito, afastamento por doença causada pela falta de saneamento, falhas no sistema de comunicação, blackouts elétricos, segurança pública ineficaz e incapacidade de oferecer moradia saúde e educação básica – especialmente às famílias de menor renda – são fatores que não vão ao encontro do objetivo fundamental da cidade”, lia-se em um dos slides projetados.

Fica parecendo que esses problemas – reais e graves em toda grande cidade brasileira – são um obstáculo porque resultam em queda de produtividade, e não em menor qualidade de vida para os moradores de uma cidade. Essa é a visão que deve embasar a revisão do PDDUA. No evento, Diogo Mac Cord deixou claro que o novo plano deve servir para “simplificar a vida do mercado imobiliário”.

Leia a coluna completa da editora Marcela Donini.


Cultura

Festival celebra produção audiovisual de cineastas negros e negras

Foto: Douglas Barcelos

Desde domingo (20/11), está ocorrendo o III Festival Cinema Negro em Ação. Uma iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado por meio do Instituto Estadual de Cinema e da Casa de Cultura Mario Quintana, o evento reúne realizadores negros e negras e tem como pauta principal a negritude e a luta antiracista. A programação, com atividades e exibições de curtas, longas, videoclipes e videoarte segue até o próximo domingo (27/11), de forma presencial e online. Leia a reportagem de Luísa Kiefer.

Agenda (🔒)

Hoje
Esse final de semana, o Theatro São Pedro recebe o último trabalho assinado por Jô Soares, o espetáculo Gaslight – Uma Relação Tóxica.

O músico Sessalança o seu segundo disco, Estrela Acesa, no Agulha, às 21h.

Sábado (26/11) 
Às 19h, o Instituto Ling recebe a cantora, compositora e violonista baiana Josyara para uma apresentação no formato voz e violão.  

Antes conhecida como Dingo Bells, a banda Dingo sobe no palco do Opinião para lançar seu novo discoA Vida é Uma Granada, às 22h30. 

Ballet Concerto apresenta o espetáculoBy Tchaikovsky, no Teatro Renascença, sábado, às 21h, e domingo, às 20h. 

Domingo (27/11)
OSPA Jovemorquestra formada por alunos da Escola de Música da OSPA, sob a batuta do compositor e refente Arthur Barbosa, faz sua apresentação de final de ano, às 17h, na Sala Sinfônica da Casa da OSPA.

A banda Nenhum de Nós se apresenta na Praça do Imigrante, em Novo Hamburgo, às 19h.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

Há 120 anos, a Associação Satélite Prontidão se mantém como um local de preservação das tradições da população negra em Porto Alegre. Fundado em 1902 na Cidade Baixa, o local ficava no Areal da Baronesa, um antigo quilombo urbano da cidade. Atualmente localizado no bairro Rubem Berta, a associação que já contou com 3 mil membros no seu auge, hoje conta com 60 associados. O clube é uma fusão entre a Associação Satélite Porto-alegrense e o bloco carnavalesco Prontidão, que tinham o mesmo objetivo: promover um espaço onde pessoas negras poderiam ter um pouco de dignidade. A associação oferece atividades culturais, curso de pré-vestibular comunitário entre outros. O Satélite de Prontidão é o segundo clube negro mais antigo em atividade da Capital, perdendo apenas para o Clube Floresta Aurora, que tem 150 anos de existência.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.