Matinal News

Médicos do SAMU no RS não cumprem jornada de trabalho

Change Size Text
Médicos do SAMU no RS não cumprem jornada de trabalho Foto: Cristine Rochol/PMPA

Médicos do Serviço de Atendimento Médico com Urgência (Samu) trabalham menos do que deveriam e comprometem o atendimento a pacientes. As populações de 269 municípios gaúchos dependem da central telefônica sediada em Porto Alegre, uma das maiores do país. De acordo com a RBS TV, em média, a cada 100 horas de trabalho contratadas, os especialistas não cumprem 60, sem que haja desconto. A Secretaria Estadual da Saúde (SES) abriu sindicância na quinta-feira para investigar o caso. Profissionais que já atuaram no Samu afirmam que existe uma “escala da escala”, um acordo entre os trabalhadores para fazer um plantão mais curto. Há indícios de que a chefia da central abonava as faltas irregularmente.

Corte de recursos pelo Piratini fechou serviços em hospitais – Falando em saúde, o governo estadual cortou 17% dos recursos destinados a 56 hospitais que atendem pelo SUS em 2021, causando fechamento de serviços e diminuição de exames. A previsão era de mais cortes, até dezembro de 2022, quando fecharia o período de transição do Programa de Incentivos Hospitalares Assistir – que busca redirecionar a verba para instituições com menos financiamento. Após mobilização de gestores e prefeituras da região metropolitana, o governo de Eduardo Leite (PSDB) estendeu o período de transição e congelou os cortes. Mas o impacto nos serviços permanece, como se pode ver no Hospital São Camilo, que de 2 milhões, passou a receber 1,7 milhão de reais mensais. Uma nova audiência pública para debater o problema será realizada na Comissão de Saúde e Meio Ambiente em 4 de setembro.

Bares no Rio Branco reabrem após decisão judicial – Após serem interditados por ordem judicial em ação da prefeitura, os bares Pito, El Aguante e Metz abriram as portas neste fim de semana. Na última sexta-feira, a justiça concedeu liminar e cassou a medida cautelar que havia determinado o fechamento dos bares no dia 19 de agosto. Horas antes da decisão, os comerciantes participaram de uma reunião na sede da Procuradoria-Geral do Município (PGM) com os representantes dos moradores da região e do Ministério Público (MP) e chegaram a um acordo para reabrir, mas sem música e som alto. Apesar da liminar favorável, os bares optaram por manter o combinado com a PGM e os moradores, operando sem música. Em publicação coletiva no Instagram, os comerciantes afirmam que buscam diálogo: “entendemos ser possível manter a vida cultural do bairro vivo e não perturbar o sossego alheio.”


Reportagem Matinal

Um terço da Câmara de Vereadores já apoia revogação do Dia do Patriota

Após repercussão nacional de caso revelado pela Matinal na sexta-feira, o Dia Municipal do Patriota pode ser suspenso na Câmara de Porto Alegre. Onze parlamentares já aderiram ao Projeto de Lei do Legislativo (PLL) protocolado por Karen Santos (PSOL) para revogar a lei proposta pelo vereador cassado Alexandre Bobadra (PL). Apoiador de Jair Bolsonaro, ele escolheu o 8 de janeiro para celebrar a data, mesmo dia dos ataques golpistas aos Três Poderes em Brasília. 

Segundo a vereadora, já existe articulação para votar com urgência a revogação. O PLL não necessita passar pelo plenário. No entanto, é possível que haja votação caso um mínimo de seis vereadores protocolem o pedido.

O caso chegou ao Superior Tribunal Federal por iniciativa da Procuradoria-Geral da República (PGR), que requereu a revogação da lei municipal horas após a publicação da reportagem da Matinal

A proposta para a celebração do Dia do Patriota foi protocolada em março por Bobadra. O texto passou pelas comissões permanentes da casa antes de seguir para sanção do prefeito Sebastião Melo (MDB), que silenciou, devolvendo o documento ao Legislativo. A lei, então, foi promulgada pelo presidente da Câmara, Hamilton Sossmeier (PTB). Ao Uol, Sossmeier afirmou que ninguém havia se dado conta que o dia escolhido era 8 de janeiro.

Bobadra se esquiva – Em entrevista a GZH, Bobadra disse que não foi ele quem escolheu a data para celebrar o Dia do Patriota e deu a entender que sequer leu o projeto que assinou.

Veja a cobertura completa


Outros links:


Juremir Machado da Silva

Tabajara, o patronato da Feira do Livro e a LIC

Tabajara Ruas foi escolhido patrono da 69ª Feira do Livro de Porto Alegre. Nada mais justo. E tardio. Tabajara é um baita escritor e cineasta. Um dos maiores nomes da cultura do Rio Grande do Sul. Por que demorou tanto tempo a ser patrono? Por muito tempo a dinâmica da Câmara Rio-Grandense do Livro para a escolha do patrono estava errada. Apostava-se em eleição. Muita gente, com razão, não se dispunha a concorrer a uma homenagem. A Câmara mudou o sistema, segundo o seu presidente, Maximiliano Ledur, há uns seis anos. Hoje, nomes são colhidos com ex-patronos e outros conselheiros e a diretoria decide. A Feira do Livro ganha muito com isso. Espero que o próximo patrono seja o grande contista Sérgio Faraco.

Leia a coluna completa.


“Todo gênio emerge do povo, não do gabinete presidencial”, diz pai de Julian Assange


Preso desde 2019 na penitenciária de segurança máxima de Belmarsh, no Reino Unido, o ativista e editor Julian Assange tem sua liberdade exigida por personalidades dos quatro cantos do globo. A campanha pela libertação do fundador do WikiLeaks ganhou fôlego em 2021 com o lançamento do documentário Ithaka: a luta de Assange, com direção do britânico Ben Lawrence e produção do irmão de Assange, Gabriel Shipton. Na semana passada, seu pai, John Shipton, esteve em Porto Alegre para lançar o filme e conversou com o jornalista Luiz Antônio Araujo.

Eu gostaria de enfatizar a compreensão de que todo gênio emerge do povo. Ele não desce do gabinete presidencial. Ele emerge de nós para o gabinete presidencial. A formulação de políticas e as linhas mestras daqueles que estão comprometidos a estabelecer essas políticas está baseada no entendimento de que a capacidade de resposta humana e inteligência nasce do interior dos corações, do espírito e do corpo do povo de um país.

Leia a entrevista  aqui.


Cultura

Letícia Sabatella e Daniel Dantas interpretam “Ilíada”

Foto: Gilson Camargo

O repórter Ricardo Romanoff entrevistou a atriz Letícia Sabatella, que, ao lado do ator Daniel Dantas, sobe ao palco do Teatro do Bourbon Country, na quinta-feira (31/8), às 21h, para apresentar o espetáculo Ilíada, clássico de Homero, com direção de Octavio CamargoLeia a matéria.

Agenda

O projeto Solo Piano apresenta recital de Eduardo Knob, às 12h30, no Centro Cultural da UFRGS

12° FESTIA – Festival Internacional de Teatro em Canoas promove uma série de atividades de hoje a 3 de setembro.

A rapper Cristal explora sua trajetória no singleKawo – relembre a entrevista da cantora a Dalva Soares e José Falero.

Artista maranhense que produz colagens inspiradas no cotidiano e na vida familiar, Gê Viana inicia hoje uma intervenção no Instituto Ling.

O filme Marte Um, dirigido por Gabriel Martins, recebeu oito prêmios do 22º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro – leia a resenha de Roger Lerina.

Veja a agenda completa


Você viu?

Uma iniciativa tem levado a arte da fotografia para a Associação Passo-fundense de Cegos (Apace). Idealizado pelos fotógrafos Diogo Zanatta e Fernanda Cacenote, o projeto Câmera Escura: Fotografia Além dos Olhos oferece oficinas para pessoas com diferentes níveis de deficiência visual. Durante os encontros, também estão sendo realizadas gravações para a produção de um minidocumentário, que será exibido com produção dos alunos no Teatro Múcio de Castro, em outubro. A iniciativa foi contemplada com o 7° Prêmio Funcultura da Secretaria de Cultura de Passo Fundo. Quer acompanhar os trabalhos realizados nas oficinas? É só seguir o perfil no Instagram: @ProjetoCameraEscura.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.