Matinal News

Melo pede que CEEE priorize atendimento ao DMAE para evitar desabastecimento

Change Size Text
Melo pede que CEEE priorize atendimento ao DMAE para evitar desabastecimento Reunião emergencial com diretoria da CEEE Equatorial para alinhamento de soluções de instabilidade e interrupções de energia. | Foto: Mateus Raugust/ PMPA

O prefeito Sebastião Melo (MDB) pediu à CEEE Equatorial prioridade no atendimento ao Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) para normalizar o abastecimento em regiões afetadas pela falta de água nos últimos dias. Na semana passada, uma instabilidade no fornecimento de energia na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Belém Novo causou danos a equipamentos e reduziu o nível dos reservatórios. Além disso, manutenções emergenciais e o alto consumo devido ao forte calor agravaram a situação, e a cidade chegou a ter ao menos 28 localidades com as torneiras secas na segunda, obrigando a prefeitura a recorrer a caminhões-pipa e a remanejar a água para atender pontos desabastecidos. A situação mais crítica é na zona leste. Na Agronomia, ainda não há previsão de retorno. E na Lomba do Pinheiro, onde moradores dizem estar há mais de dez dias sem água, o DMAE prometeu que o abastecimento seria retomado, mas a pressão vai normalizar só no final de semana. Ontem, Melo chegou a dizer que iria alugar geradores e mandar a conta para a CEEE Equatorial, mas também admitiu a responsabilidade da prefeitura. A falta de água motivou uma ação no Ministério Público exigindo providências do executivo municipal.

TJ mantém obras no Parque Harmonia – Quatro meses após decisão provisória que retomou os trabalhos no Harmonia, o Tribunal de Justiça confirma a continuidade das obras. Para o desembargador Marcelo Bandeira Pereira, que assinou a decisão, a liminar suspendendo as intervenções havia se baseado apenas em relatos de arquitetos e em reportagens, carecendo de estudo técnico, segundo publicou o colunista Jocimar Farina, de GZH. Além disso, o desembargador observa que um dos autores da denúncia é um profissional que trabalhava na GAM3 Parks, consórcio responsável pelo local, no momento da retirada de grande parte das árvores – principal motivo de reclamações por parte de entidades ligadas à proteção ambiental. Na sua decisão, Pereira sustenta ainda que é um equívoco afirmar que as árvores do parque seriam praticamente extintas, já que a previsão é de retirar cerca de 10% da vegetação original. Por fim, destacou que as intervenções questionadas vão aprimorar o sistema de drenagem e escoamento, até então pouco eficaz. As obras no Harmonia completaram um ano no dia 5 de dezembro e vêm causando descontentamento por conta dos prejuízos causados à flora e à fauna do parque, além de levantarem suspeitas de irregularidades.


Reportagem e entrevistas da Matinal

Atendimentos no HPS envolvendo acidentes com patinetes disparam em 2023

O número de atendimentos a vítimas de acidentes com patinetes em Porto Alegre disparou neste ano. Considerando somente o período de janeiro a novembro, o Hospital de Pronto Socorro (HPS) já atendeu 63 pacientes por conta desse tipo de incidente, enquanto ao longo de todo 2022 foram 14 atendimentos. O número de feridos tende a ser maior, pois a Secretaria Municipal da Saúde admite que os dados são subnotificados, uma vez que há feridos que buscam a rede privada ou que não vão a hospitais. 

A elevação nos atendimentos coincide com o período em que a capital multiplicou o número de patinetes de aluguel, a partir do início das operações da Whoosh, no fim de outubro. Atualmente, a capital conta com dois grupos que disponibilizam patinetes compartilháveis à população. Ambos destacaram a necessidade de maior colaboração com o poder público para melhorar a infraestrutura do modal.  Leia a reportagem completa.

Câmara admite “frustração” com atraso do Plano Diretor

Em suas últimas semanas à frente da presidência da Câmara Municipal, o vereador Hamilton Sossmeier (PTB) classificou como uma “frustração” de sua gestão não poder dar início à análise do projeto de revisão do Plano Diretor de Porto Alegre. Previsto para chegar à casa neste ano, o texto só será enviado ao legislativo após a eleição municipal em outubro de 2024, por opção da prefeitura. Em entrevista à Matinal, Sossmeier avaliou que a casa segue polarizada e, embora o plenário tenha recebido mais de mil projetos ao longo do ano, o excesso de pedidos de moções de apoio ou críticos a determinadas causas prejudicou o andamento dos trabalhos. Ele ainda recordou o episódio do “Dia do Patriota”, revelado pela Matinal em agosto, e que “causou constrangimento internacional” para a Câmara. Sobre um dos primeiros assuntos para 2024, manifestou-se contrário à abertura de uma CPI para apurar denúncias de pagamento de propina ao ex-diretor do Dmae. “Serviria mais como palanque político”, disse.


Outras notícias


Paulo Jazz Moreira 

No domingo, 17/12, perdemos o grande Paulinho Moreira. Jornalista, radialista, crítico de música, foi o fundador do clássico programa Sessão Jazz, da FM Cultura. Querido e lembrado por todos que tiveram a sorte de conviver com ele, Paulinho é homenageado aqui por Iria Pedrazzi, que escreve memórias emocionadas sobre o amigo. Nos últimos sete meses, a jornalista acompanhou de perto o livro de memórias que Paulo vinha preparando antes de falecer.

O nome dele poderia ser Paulo Jazz Moreira. Com 40 anos de jornalismo, construiu uma trajetória rica em desafios e realizações, sempre presenteando seu público com muita informação sobre artistas e suas obras. Uma enciclopédia cabia inteirinha em sua memória. Tornou-se uma referência do jazz e da cena de música instrumental em Porto Alegre. Extrapolou fronteiras, em entrevistas com grandes nomes internacionais. Em sua caminhada, foi construindo amizades de verdade.


Leia o texto completo aqui.


Cultura

Papai Noel visita o Sul do Brasil em filme natalino

Okna Produções/Divulgação

O diretor Gustavo Spolidoro volta a se dirigir ao público infantojuvenil com o divertido Uma Carta para Papai Noel (2023). Filmado em estúdio e nas cidades gaúchas de Porto Alegre, Viamão e Santa Tereza, o longa acompanha o Bom Velhinho tentando desvendar o mistério em uma casa de acolhimento onde as crianças órfãs nunca ganham presentes no Natal. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda

Orquestra Jovem e Ballet PROJARI apresenta seu último concerto do ano, com temática natalina reunindo 150 crianças, às 19h, na sede do projeto.

Às 20h, a Orquestra Theatro São Pedro também encerra a programação de 2023, com participação da Companhia de Ópera do RS.

Hoje e amanhã, às 20h, a cantora Luiza Girardello apresenta seu trabalho autoral em pocket show no Café Fon Fon

Clique nos links para informações sobre ingressos, endereços e detalhes dos eventos.

Veja a agenda completa


Você viu?

Fazia 130 anos que ele não aparecia. Depois de tanto tempo, ninguém o esperava mais. Mas eis que o tamanduá-bandeira, espécie considerada extinta no RS, surgiu diante de uma câmera instalada por um grupo de pesquisadores nas matas do Parque Estadual do Espinilho, no município de Barra do Quaraí, no extremo oeste do estado. Segundo o biólogo Fábio Mazim, o animal deve ter cruzado a fronteira vindo da Argentina, pois há um trabalho de reintrodução da espécie sendo realizado na localidade de Esteros del Iberá. A imagem é de junho, mas foi divulgada pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) nesta semana. Depois disso, as câmeras fizeram outros flagras, mas os cientistas não têm certeza se é o mesmo animal que aparece em todas as imagens. Agora, a descoberta será relatada em um trabalho científico, desenvolvido em colaboração com pesquisadores da Argentina e do Uruguai.

Foto: Reprodução Sema
RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.