Matinal News

Melo surpreende e anuncia que passagem de ônibus será mantida a 4,80 até 2023

Change Size Text
Melo surpreende e anuncia que passagem de ônibus será mantida a 4,80 até 2023 Foto: Alex Rocha/PMPA

O prefeito Sebastião Melo (MDB) surpreendeu ao anunciar que irá manter, por um ano, a tarifa de ônibus da Capital em 4,80 reais. O anúncio foi feito na sexta-feira, no auditório da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) – dias após vereadores da base aliada terem sido avisados de que o reajuste era certo. A manutenção será possível devido ao aumento do repasse financeiro ao sistema de transporte público de Porto Alegre, que atualmente é de 120 milhões de reais por ano. A porcentagem exata do aumento não foi divulgada, mas o crescimento do custo médio de rodagem de 2022 para 2023 foi estimado em 5%.

Durante o anúncio, Melo criticou a ausência de auxílio federal na isenção de passagem para idosos e detalhou que o sistema de transporte público municipal tem o custo de 700 milhões de reais por ano – 192 milhões do montante é referente às isenções nas passagens. A decisão de manter o preço da tarifa ainda precisa ser aprovada pelo Conselho Municipal de Transporte Urbano (CMTU).

Atrelada à passagem dos ônibus, a tarifa dos lotações também não será alterada, o que provocou queixa no setor. Segundo a Associação dos Transportadores de Passageiros por Lotação, o prejuízo no sistema em 2022 ficou em torno de 20 milhões de reais. Mesmo sem reajuste desde 2021, a passagem de Porto Alegre está entre as 10 mais caras do Brasil, de acordo com levantamento recente da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos.


O que mais você precisa saber

Sem provas, vice-prefeito ecoa conspiração bolsonarista sobre “conluio” do STF em favor de Lula – Ricardo Gomes usou o palco do Fórum da Liberdade para atacar o Supremo Tribunal Federal na sexta-feira, último dia do evento, que reuniu ministros de Bolsonaro, apoiadores do ex-presidente e CEOs de organizações da extrema direita, como a Rede Atlas. No painel “’Cortem as cabeças’ — Brasil: Império da lei ou o império do homem?”, ele comparou os ministros do STF a membros de uma corte monárquica, sugerindo, sem apresentar provas, um favorecimento à eleição do presidente Lula nas eleições. “E agora o presidente é Lula, e o silêncio reina. Parece que o Supremo está feliz. O nome disso é ditadura do Poder Judiciário”, disse, sob aplausos em pé. O deputado Marcel van Hattem (Novo) fez eco às críticas de Ricardo Gomes a Alexandre de Moraes e condenou prisões de empresários que financiaram os ataques aos Três Poderes em 8 de janeiro.

Defesas civis no RS têm deficiência de equipe e recursos – Cada vez mais demandadas por causa da intensificação dos desastres naturais, as defesas civis dos municípios enfrentam dificuldades. Em 74% dos municípios da região Sul, a equipe local é formada por apenas uma ou duas pessoas. Os dados foram revelados por um levantamento do Ministério do Desenvolvimento Regional que ouviu coordenadores de 161 das 497 prefeituras gaúchas e foi publicado ainda em 2021. A GZH, o subchefe da Defesa Civil do RS, coronel Marcus Vinícius Gonçalves Oliveira, afirmou que não há necessidade de uma equipe numerosa nos municípios e que as defesas civis devem utilizar a estrutura da própria prefeitura, como servidores de obras e de assistência social. A pesquisa mostrou ainda que, no interior do Rio Grande do Sul, os recursos são escassos e, não raro, faltam equipamentos básicos como telefone fixo e celular com acesso à internet. 

Morre, aos 76 anos, o músico Fughetti Luz – O rock do Rio Grande do Sul perdeu uma de suas grandes referências – para muitos, seu próprio inventor: morreu, na sexta-feira, Marco Antonio de Figueiredo Luz, o Fughetti Luz. Vocalista dos seminais grupos Liverpool e Bixo da Seda, o música deixa a filha, Shanti, e uma neta, Bibiana. Amigos e familiares despediram-se do artista no sábado, no crematório Saint Hilaire. A causa da morte não foi informada ao público. Natural de São Francisco de Paula, Fughetti superou limitações físicas impostas pela poliomielite para apresentar canções vigorosas e cercadas pelas ideias das filosofias hippie e humanista que sempre lhe acompanharam. Sua discografia, além dos dois discos gravados com os grupos que ajudou a criar, conta com três trabalhos solo. Tempo feiticeiro (2015), seu último disco, teve participações de músicos como Gabriel Guedes (Pata de Elefante), Duda Calvin (Tequila Baby), Zé Natálio (Papas da Língua) e Egisto Dal Santo e Duca Leindecker (Cidadão Quem e Pouca Vogal).


Outros links:


Juremir Machado da Silva

Paulinho da Viola em forma plena

Aos 80 anos de idade, Paulinho da Viola mostrou no Araújo Vianna, em Porto Alegre, no sábado à noite, que está no melhor da sua forma. Fisicamente, em plena forma. Esteticamente, em forma plena. A sua voz natural, que parece jamais fazer um esforço para se projetar ou sair do trilho suave, expandia-se no ar com a afinação de sempre. Faz cinquenta anos que escuto Paulinho da Viola e parece que para as suas canções o tempo não passou. Doce ilusão. A passagem do tempo se vê na plateia: sexagenários como eu, gente que nasceu bem antes de mim e, de vez em quando, alguém na exuberância dos quarenta anos. Paulinho canta lentamente demais para a galera acelerada dos dias de hoje.

Leia neste link a coluna completa.


Cultura

Programa de Alfabetização Audiovisual comemora 15 anos de educação para as imagens

Foto: Guilherme Lund

Programa de Alfabetização Audiovisual completou 15 anos de atividades no último sábado. O repórter Ricardo Romanoff conversou com a coordenadora do programa, Maria Angélica dos Santos, que conta mais detalhes sobre o projeto – viabilizado por recursos federais e realizado na Cinemateca Capitólio e na Sala Redenção por meio de parceria da Secretaria Municipal de Cultura com a Faculdade de Educação da UFRGSLeia a matéria.

Agenda (🔒)

UFRGS celebra o centenário de nascimento do compositor Bruno Kiefer (1923-1987), às 19h, em recital no Instituto de Artes da universidade.

Às 19h, será lançada a 60ª edição da revista Sextante, produzida por alunos de Jornalismo da UFRGS, em evento no Auditório 1 da Fabico, com participação da sambista Natália Santos, da educadora Atena Roveda e da psicóloga Andressa Moraes.

Simpósio Internacional Diálogos na Contemporaneidade recebe palestra da filósofa Rita Von Hunty, às 20h, na Univates, em Lajeado.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.


Você viu?

Paleontólogos da Universidade Federal de Santa Maria descobriram, em escavações no sítio fossilífero Pivetta, em Restinga Sêca, os fósseis de uma nova espécie de animal pré-histórico. O carinha simpático da imagem abaixo recebeu o nome de Amanasaurus nesbitti e tem cerca de 233 milhões de anos de idade. O nome Amanasaurus, “lagarto da chuva”, une as palavras “amana” – chuva, em tupi – e saurus –, lagarto, em grego. Também é uma homenagem ao paleontólogo Sterling Nesbitt, um dos pesquisadores mais importantes do grupo ao qual pertence a nova espécie, os Sileusauridae.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.