Matinal News

Negligência em hospitais psiquiátricos gaúchos é denunciada na CIDH

Change Size Text
Negligência em hospitais psiquiátricos gaúchos é denunciada na CIDH

Exclusivo: Brasil é denunciado em órgão internacional por negligência em dois hospitais psiquiátricos gaúchos

Por Juan Ortiz

O Brasil está sendo denunciado hoje na Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), sediada em Washington, Estados Unidos. O pedido de medida cautelar foi protocolado pelo Fórum Gaúcho de Saúde Mental (FGSM) em razão da gravidade sanitária de dois hospitais psiquiátricos da região metropolitana de Porto Alegre: o Hospital Psiquiátrico São Pedro, no bairro Partenon, e o Hospital Colônia de Itapuã, em Viamão.

É a quinta denúncia internacional contra o Brasil relacionada à crise do coronavírus, mas a primeira a envolver o Rio Grande do Sul. Se julgar procedente a denúncia contra os hospitais psiquiátricos, a CDIH vai exigir medidas para solucionar o problema para o governo brasileiro, que as repassará ao governo gaúcho. A CIDH é o braço da Organização dos Estados Americanos (OEA) encarregado de fiscalizar as violações contra os direitos humanos no continente.

Segundo as denúncias, feitas por funcionários e pacientes, a estimativa é que pelo menos 80% dos pacientes estejam contaminados com Covid-19. Os trabalhadores dos dois hospitais reclamam de falta de equipamentos de proteção individual, materiais de higiene e de limpeza e da ausência de protocolos sanitários para conter os surtos da doença nesses locais. Ao menos nove pessoas já morreram com o vírus – cinco no Colônia de Itapuã e quatro no São Pedro, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.


O que mais você precisa saber

Comércio liberado no Dia dos Pais – Em um momento de novo recorde de ocupação de leitos de UTI por pacientes com Covid-19 – eram 331 casos confirmados ontem à noite –, Porto Alegre viverá 72 horas com o comércio liberado a partir de hoje. A medida, autorizada por decreto da Prefeitura de Porto Alegre (leia na íntegra), contempla lojas de rua, centros comerciais e shoppings, que deverão observar restrições de distanciamento e capacidade, mas não terão limitação de horários de funcionamento. Essa liberação, entretanto, não significa uma retomada dos setores econômicos – praças de alimentação de shoppings, bares e restaurantes seguem proibidos, o que representantes do setor consideraram uma “incoerência”. O prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) definiu o decreto como “uma regra excepcional” visando o Dia dos Pais. Na segunda-feira, a flexibilização termina e devem voltar as rodadas de negociações entre o Executivo e empresários para definir a liberação dos setores econômicos. Ainda assim, o decreto de ontem já libera o Mercado Público, o Mercado do Bom Fim, além de salões de beleza e barbearias a funcionarem em definitivo, desde que observados determinados protocolos.

Leite defende Marchezan – O governador Eduardo Leite saiu em defesa de Nelson Marchezan Junior, seu correligionário no PSDB, sobre o processo de impeachment que pode ser aberto contra o prefeito da Capital. Para Leite, as denúncias são “pouco razoáveis”. Destacou ainda que há órgãos como o Tribunal de Contas para apurar o caso e que um impeachment nesse momento prejudicaria a gestão do combate à pandemia. Já a vereadora Mônica Leal (PP) afirmou, à Rádio Gaúcha, que a acusação de usar dinheiro do Fundo Municipal de Saúde para publicidade tem de ser investigada independentemente de quando ocorreu. No mesmo debate, o colega de Câmara Mauro Pinheiro (PL) disse que a motivação é política, reforçando a posição do prefeito. Marchezan classificou o processo como “patético que nem o prefeito que sugeriu o ozônio“, referindo-se ao prefeito de Itajaí (SC), que sugeriu aplicação de ozônio via retal para tratar a Covid-19. Mais uma vez ele defendeu-se lembrando que os vereadores aprovaram os 6 milhões de reais oriundos do fundo de saúde para publicidade em saúde e que, desse total, foi gasto apenas metade. Depois de notificado, o prefeito tem 10 dias para apresentar a defesa prévia. Com 90 dias concluir o processo, a Câmara instalou ontem a comissão que analisará a denúncia contra o prefeito. Aliás, essa é a primeira vez que o Legislativo irá analisar um processo deste tipo, na Capital.

Cogestão passa a valer na terça-feira – O modelo de cogestão do distanciamento controlado, entre Governo do Estado e as prefeituras, começa a valer na próxima terça-feira, primeiro dia da 14ª semana do modelo – cujo mapa prévio será liberado hoje à tarde. O que muda, principalmente, é que as regiões que não estiverem de acordo com a leitura de bandeiras de riscos de transmissão do coronavírus poderão alterar os protocolos de restrições, caso tenham a concordância de pelo menos 2/3 dos prefeitos que compõem a respectiva região. No entanto, há uma limitação deste abrandamento. Por exemplo, se a região possui bandeira vermelha, ela poderá modificar as restrições para deixá-las mais próximas da bandeira laranja, mas não da bandeira amarela – de risco baixo de contágio com o coronavírus. O acordo, construído após reuniões entre Piratini e Famurs, está sendo questionado pelo Ministério Público de Contas, que argumenta contra a descentralização das decisões do combate ao coronavírus. Até ontem, 2.231 pessoas haviam morrido por causa da doença no Rio Grande do Sul, que deve passar hoje da marca dos 80 mil casos de Covid-19.

Outros links:

  • A direção do Hospital Restinga e Extremo Sul confirmou a morte de uma funcionária em razão da Covid-19. Andréia Oliveira Garcia, 42 anos, era terceirizada e trabalhava no setor de higienização do centro médico.
  • Outra vítima do coronavírus foi um detento da Cadeia Pública de Porto Alegre, na mesma semana em que a interdição do local foi derrubada pela Justiça. Foi a quarta vítima da doença em casas prisionais gaúchas.
  • Inicia amanhã a aplicação da vacina chinesa contra a Covid-19, no Hospital São Lucas da PUCRS. Serão 850 voluntários, sendo que cada um receberá duas doses, totalizando 1,7 mil unidades.
  • O Grupo Hospitalar Conceição recebeu mais 20 respiradores para leitos de UTI, que serão instalados no Hospital Nossa Senhora da Conceição, e dez para transporte de pacientes. Com os novos equipamentos, a instituição deve ampliar em 10 o número de leitos.
  • O Hemocentro Regional de Caxias do Sul, que recebia doações de plasma convalescente apenas de homens, abriu a possibilidade para que mulheres já recuperadas da doença também possam ser doadoras.
  • Ainda que muitos estabelecimentos tenham fechado as portas em razão da pandemia, Porto Alegre também tem novos negócios que surgiram durante a crise causada pelo coronavírus.
  • Com um investimento de 40 milhões de reais, 98 novos ônibus da Carris começam a circular a partir de hoje em todas as linhas de Porto Alegre. A aquisição representa a renovação de quase 30% da frota da empresa. 
  • Cinco bares da Capital foram parcialmente interditados durante o Gre-Nal. Os estabelecimentos, que ficam no bairro Cidade Baixa e Humaitá, podem atender apenas nos formatos de telentrega ou pegue e leve.
  • O Ministério Público denunciou o ex-vice-presidente jurídico do Inter, na gestão de Vitório Piffero, e o ex-atacante Christian no âmbito da Operação Rebote.
  • E o Gauchão será decidido em dois jogos mesmo, entre Grêmio e Caxias. As partidas, porém, vão ocorrer apenas em 26 e 30 de agosto, em razão do início do Campeonato Brasileiro, neste fim de semana.


Diálogos Matinais: Na rua, em busca de soluções

Por Naira Hofmeister

Era início de junho, uma quarta-feira, quando eu estacionei o carro nos fundos da catedral de Pelotas para uma curtíssima estadia na cidade – o suficiente para entrevistar os protagonistas do maior estudo da Terra sobre coronavírus e testemunhar sua realização. O trabalho foi coordenado pela epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), recebeu financiamento do Ministério da Saúde e agora terá continuidade graças ao aporte de parceiros privados. A reportagem que resultou desses dias de apuração foi publicada ontem, aqui na Matinal.

É claro que para levantar essa história foi preciso muito mais tempo, um monte de leituras, entrevistas e checagens. Mas aqueles dias foram especialmente impactantes. Desde a primeira quinzena de março, eu só tinha produzido matérias de dentro da minha casa, em Porto Alegre – para uma repórter não tem nada mais angustiante do que não ir para a rua, olhar, ouvir, sentir as histórias que depois vai contar.


Leia aqui o relato completo de Naira Hofmeister, chefe de reportagem do Matinal Jornalismo, sobre os bastidores da reportagem e a importância do jornalismo de soluções na pandemia.


Cultura

Quando elas tocam

Montagem: Marcelo Freire/Divulgação

Intitulado Forrobodó: Quando Elas Tocam, o projeto Unimúsica, da UFRGS, será totalmente dedicado a shows online de instrumentistas mulheres – como antecipamos na entrevista com a clarinetista Joana Queiroz. Serão cinco dias seguidos de apresentações, reunindo 25 artistas, incluindo nomes como Bianca GismontiClarice AssadJosyaraLéa FreireMaíra FreitasMaria BeraldoNina Fola e Simone RasslanQuem nos conta detalhes de como será o festival é a jornalista Ana Laura Freitas, curadora do evento ao lado de Ana FridmanLígia PetrucciMarta Schmitt e Nanni Rios.

Hoje

Às 19h, começa a 13ª edição do Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre – FestFoto, com programação totalmente digital que segue até 12 de agosto.

A atriz Lara Córdulla interpreta a peça Dolores no palco do Teatro Sérgio Cardoso, na capital paulista, sem plateia, às 21h, em transmissão da plataforma #CulturaEmCasa.

Sábado (8/7)
Orquestra de Brinquedos (16h) e o Tributo a Tim Maia (20h) são alguns dos destaques da programação do POA Drive-in Show.

A 15ª edição da OSPA Live, às 17h, tem como destaque em seu repertório a Suíte para Quinteto de Sopros, de Radamés Gnattali.

O projeto Mesa de Cinema exibe, às 19h30, o filme Comer, Beber e Viver, de Ang Lee, acompanhado de debate e da entrega de menus gastronômicos assinados por chefs.

A festa online de música brasileira Quarentenália chega à sua quarta edição, das 20h às 2h, com discotegagem e intervenções artísticas transmitidas online.

Antecipando o Dia dos Pais, a Casa de Cultura Mario Quintana reúne Vitor e Ian Ramil no projeto Casa Virtual, às 20h.

Domingo (9/8)
Às 19h, o violonista Marcel Estivalet interpreta os cinco Prelúdios de Villa-Lobos para violão solo, em performance gravada especialmente para a série de recitais virtuais da Casa da Música Poa.

Confira outras dicas culturais.


Você viu?

O centenário de Carlos Scliar virou uma oportunidade de revisitar a obra produzida pelo artista no período em que ele serviu à Força Expedicionária Brasileira, na II Guerra Mundial. Durante o combate, entre 1944 e 1945, ele trocou a variedade das tintas pela praticidade do nanquim sobre papel. Os desenhos, que eram feitos em intervalos de sua função de cabo na central de tiros, retratam figuras humanas e paisagens da Itália. Devido à pandemia, as comemorações serão virtuais, com exposições na cidade natal de Scliar, Santa Maria, além de Porto Alegre e Cabo Frio, onde fica o Instituto Cultural Carlos Scliar.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.