Matinal News

Novo modelo tarifário de ônibus requer mais fiscalização

Change Size Text
Novo modelo tarifário de ônibus requer mais fiscalização

O novo modelo de cálculo da tarifa de ônibus de Porto Alegre, que propõe um pagamento a partir de quilômetros rodados, vai exigir mais fiscalização da prefeitura. Essa é a avaliação de especialistas ouvidos pela reportagem de GZH e que traçaram prós e contras do novo formato. De um lado, há um estímulo à circulação de ônibus e a ampliação de linhas, beneficiando o usuário – hoje, aliás, a EPTC amplia o horário de 12 linhas e reativa outras duas que ligam a Zona Sul ao Centro. Entretanto, esse aumento de viagens pode encarecer o serviço, exigindo do poder público mais aportes. O consenso é de que há uma necessidade de reforço à fiscalização e controle. A Secretaria de Mobilidade Urbana informou que irá reavaliar o modelo no início do próximo ano.

Começa hoje a vacinação da gripe em crianças na Capital 

Vale reforçar que hoje começa a campanha de vacinação infantil contra gripe e sarampo na Capital. O público-alvo desta fase são crianças entre seis meses e cinco anos incompletos. Neste link estão os endereços dos 124 pontos onde a vacinação ocorrerá hoje. A antecipação da aplicação das doses ocorre num momento em que a rede hospitalar da cidade segue pressionada por atendimentos pediátricos. A expectativa é de que 79 novos leitos sejam abertos a partir da próxima segunda. A maioria dos pacientes atendidos em Porto Alegre sofre com algum sintoma respiratório. No ano passado, a campanha da vacinação contra a gripe ficou aquém da meta, com menos de 80% do público infantil imunizado. A baixa cobertura, segundo o Butantan, explicou o surto de gripe no início do ano no País. Neste ano, em todo o RS, compõem os públicos prioritários 4,8 milhões de pessoas, dentre eles 620,9 mil crianças.

Porto Alegre foi a capital com o menor consumo abusivo de álcool em 2021

Uma pesquisa do Ministério da Saúde mostrou que Porto Alegre foi a capital brasileira que menos consumiu bebidas alcoólicas de forma abusiva em 2021. Cerca de 12% da população ingeriu cinco ou mais doses de álcool em uma só ocasião ao longo de 30 dias. O maior índice foi em Belo Horizonte, onde 25% das pessoas se excederam no consumo. Veja aqui o ranking completo das capitais. Desde o início da pandemia, tanto a ingestão de álcool quanto o número de mortes decorrentes de transtornos causados por álcool aumentaram consideravelmente no Brasil. Considerado um dos principais problemas de saúde no mundo, o álcool não oferece níveis seguros de consumo. 

Pessoas não binárias podem mudar prenome e gênero nos cartórios do RS

A Justiça do RS autorizou que pessoas não binárias – identificação de gênero que vai além do binômio homem-mulher – mudem de prenome e gênero nos cartórios do Estado. O registro pode ser feito de forma administrativa, mediante requerimento, independentemente de decisão judicial. A medida atende a um pedido feito à Justiça pela defensora pública Aline Palermo Guimarães, dirigente do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos. Para o desembargador Giovanni Conti, corregedor-geral da Justiça que deu provimento ao pedido, o judiciário “deve acolher e se aproximar dos anseios e desejos do jurisdicionado, respeitando a liberdade no registro civil da identidade não binária de gênero, tornando plena e efetiva a cidadania”. Uma pesquisa da Unesp feita no final do ano passado apontou que 1,19% da população brasileira são pessoas não binárias. Em novembro do ano passado, o Matinal contou a história das duas primeiras pessoas não binárias a conquistarem documentos com retificação de gênero e nome no RS.

Outros links:

  • O número de vítimas fatais da dengue no Estado subiu para oito em 2022. O RS tem atualmente 442 municípios considerados infestados pelo Aedes aegypti – o que corresponde a 89% das cidades gaúchas.
  • A Fraport adiou em uma semana o início da cobrança para a permanência de carros por mais de dez minutos no Salgado Filho. A operação iniciaria hoje.
  • O Governo do Estado prorrogou o prazo para a consulta pública sobre a revitalização do Cais Mauá. A audiência sobre o projeto segue agendada para a próxima quinta-feira.
  • Com devoção, São Jorge foi celebrado por seus fiéis no último sábado nas ruas do Partenon, em Porto Alegre. Atraindo milhares de pessoas, a festa voltou a ser realizada após dois anos.
  • escultura do Cristo Protetor, em Encantado, foi concluída na última sexta-feira. A estátua, porém, deve ser inaugurada formalmente no segundo semestre, após obras no entorno.
  • O vice-presidente Hamilton Mourão foi oficializado como candidato ao Senado pelo RS, pelo Republicanos. O partido vai apoiar Onyx Lorenzoni (PL) na corrida ao Piratini.
  • avanço das palometas causa preocupação, gerando risco de ferimentos e reduzindo o pescado. Este tipo de piranha é comum na bacia do Rio Uruguai, mas já foi encontrado no Rio do Sinos.

Juremir Machado

Lição francesa

Emmanuel Macron deu um baile. Foi reeleito presidente da França com ampla margem de vantagem (58% dos votos) sobre a candidata da extrema direita, Marine Le Pen, versão francesa de Jair Bolsonaro. É uma lição para o Brasil. Na França, diante do extremo, todos votam no menos pior. Não se brinca com o perigo nem se elege antidemocrata. Num segundo turno francês entre Jair Bolsonaro e Fernando Haddad certamente teria dado Haddad, pois a direita democrática teria votado no candidato da esquerda para não eleger um traste reacionário.

Leia neste link a coluna completa.


Cultura

Artur Lescher observa o sutil no Farol Santander

“Sputnik”, de Artur Lescher. Foto: Ricardo Romanoff

O Farol Santander apresenta até 24 de julho a exposição Observatório, que reúne 28 obras de Artur Lescher, incluindo sete trabalhos inéditos. O repórter Ricardo Romanoff conversou com o artista paulistano sobre a mostra e o processo de criação com materiais como latão, madeira e granito. “Cada material tem uma fala própria, como se cada um carregasse sua mala de viagem”, diz Lescher. Conheça a exposição.


Agenda (🔒)

O projeto Solo Piano retoma suas atividades após mais de dois anos no Centro Cultural da UFRGS, às 12h30, com recital de Isabella Brill.

O espetáculo Juntos, com direção de Daniel Colin e texto de Dedé Ribeiro, será apresentado em Alvorada, no Ginásio Municipal Tancredo Neves, às 20h, integrando projeto que percorrerá 28 cidades gaúchas e seis catarinenses.

13ª Bienal do Mercosul abriu inscrições para o projeto Hypnopedia – Enciclopédia Audiovisual de Sonhos, do artista Pedro Reyes.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

Ontem foi o Dia do Chimarrão, bebida tão presente no cotidiano destas bandas do globo. O Brasil (em especial o Sul, é claro) e a Argentina são responsáveis por pouco mais de 86% da produção mundial de erva-mate. Neste podcast do Correio do Povo, o professor Jairo Rogge, da Unisinos, conta a história de como o chimarrão tornou-se um hábito gaúcho. Já neste especial (🔒), o Nexo recupera um pouco da história da Ilex paraguariensis e sua produção hoje em dia.

;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.