Matinal News

Pampa sofre com aumento de queimadas

Change Size Text
Pampa sofre com aumento de queimadas

Ainda não são boas as notícias sobre a preservação do pampa, cuja área segue sendo encolhida. Um relatório do MapBiomas mostrou que 28.610 hectares do bioma típico do Rio Grande do Sul foram queimados entre janeiro e julho de 2022, o que representa um crescimento de 3.372% em relação ao mesmo período do ano passado. Ao G1RS, o pesquisador do MapBiomas Eduardo Vélez afirmou que a situação é atípica, porque as queimadas costumam ser pouco frequentes. Entretanto, ele relacionou o dado ao fenômeno La Niña, que provocou forte estiagem no início do ano. A onda de calor dos primeiros 40 dias do ano chegou a provocar 196 focos de incêndio no RS, aumento de 232% na comparação ao intervalo idêntico de 2021.

SES estrutura plano de levar vacinas a escolas

Em reunião nesta quinta-feira, a Secretaria Estadual da Saúde avançou no plano de levar vacinas contra o coronavírus a escolas. A medida pode começar a ser executada em 31 de agosto. A proposta é que as equipes das Unidades Básicas de Saúde possam monitorar as cadernetas de vacinação dos alunos nos seus territórios. A partir desses dados, será possível elaborar calendários para a visitação até a escola e ofertar as doses necessárias, com a autorização dos pais ou responsáveis. Titular da pasta, Arita Bergmann admitiu preocupação com o baixo índice de vacinação contra a covid por parte do público mais jovem. Apenas 7% de crianças de três e quatro anos iniciaram o ciclo vacinal contra a covid. A taxa aumenta progressivamente, mas somente a 46% na faixa entre 5 e 11 anos, enquanto entre os adolescentes de 12 a 17 chega a 77%.

Empresário gaúcho que participa de grupo a favor de golpe já foi denunciado por tentativa de coação eleitoral

Um dos empresários que participa do grupo que defende golpe de Estado no caso de uma vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições presidenciais, o gaúcho André Tissot foi denunciado pelo Ministério Público do Trabalho por coação eleitoral nas eleições de 2018. Na ocasião, funcionários do grupo receberam uma carta dele na qual elencava justificativas para votar em Jair Bolsonaro (então no PSL) e citava motivos para não votar na esquerda. Ontem, uma nova publicação do jornalista Guilherme Amado, do Metrópoles, mostrou uma insinuação homofóbica que Tissot fez a respeito do ex-governador Eduardo Leite (PSDB), que era alvo constante no grupo.

Déficit de linhas de metrô mais que dobrará em 20 anos na área da Capital 

A Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) calcula que o déficit em linhas de metrô na Região Metropolitana de Porto Alegre deverá mais que dobrar nos próximos 20 anos, subindo de 21,5 para 45,5 quilômetros. Conforme explicou o presidente do Conselho da ANPTrilhos, Joubert Flores, ao jornalista Jocimar Farina, entram nesta soma projetos que contam com estudos que possibilitam o avanço imediato de implantação. O índice atual leva em conta uma linha de metrô entre a Azenha e a Fiergs, na Capital. Pelo estudo, outras três linhas (Fiergs-Gravataí, Triângulo-Alvorada e Azenha-Viamão) comporão o déficit futuro da Capital, que hoje conta apenas com o serviço da Trensurb, além do Aeromóvel do Aeroporto, como transporte com trens. Para quem não lembra, o metrô chegou mais perto de sair do papel há cerca de dez anos. Mas a falta de modelagem financeira travou seu avanço. O assunto perdeu força na gestão Marchezan, ainda que a criação de uma linha de VLT no Centro tenha sido cogitada no governo Melo. Os dados completos do estudo estão em uma publicação da ANPTrilhos, com sugestões para o modal. O material será entregue aos candidatos a presidente e a governadores.

Outros links:

  • O TSE alterou a raça declarada por Hamilton Mourão (Republicanos) de “branco” para “indígena” após o vice-presidente pedir a retificação. Mourão, que em 2018 se declarou indígena, concorre a uma vaga no Senado pelo RS.
  • Amanhã Porto Alegre realiza o Dia D de Multivacinação. Estarão abertas 115 unidades de saúde para receber o público a ser imunizado, das 8h até as 17h.
  • O Rio Grande do Sul já tem transmissão comunitária da varíola dos macacos. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o RS tem hoje 54 casos confirmados da doença e 255 em análise.
  • Na Capital, um novo serviço da Secretaria Municipal de Saúde, “Onde está seu medicamento?” mostra em tempo real o estoque dos produtos. O objetivo é evitar filas para  aqueles que retiram remédios nas farmácias distritais.
  • A Sociedade Porto-alegrense de Auxílio aos Necessitados realiza campanha para arrecadar rádios e pilhas para idosos. As doações podem ser deixadas na sede da entidade, na rua Frederico Etzberger, 635.
  • Começa hoje e vai até domingo o Festival do Japão RS. O evento volta a ser presencial depois de dois anos, e o encontro vai acontecer na Academia da Polícia Militar em Porto Alegre.
  • O passado infame da escravidão no Brasil é o assunto da coluna de hoje de Juremir Machado. “A história é uma narrativa que se refaz o tempo todo como desconstrução.”

Carta da Editora

Porto Alegre quilombola

Edwirges Francisca da Silva chegou a Porto Alegre por volta de 1920. Venceu a pé os quase 60 quilômetros que separam Charqueadas da Capital. No topo do Morro dos Alpes, entre os bairros Glória e Cascata, ergueu a casa da família com a ajuda dos cinco filhos: Wilson, João Carlos, Arminda, Paulo e Jane. 

A matriarca morreu em 1998, aos 108 anos, naquela mesma área, um espaço que ainda abriga resquícios da casa de veraneio de Julio de Castilhos, mas foi totalmente ressignificado a partir da presença dessa mulher negra e seus descendentes. Em 2005, o Quilombo dos Alpes foi certificado como tal pela Fundação Cultural Palmares.

Mais de duas décadas depois da morte de Edwirges, pela primeira vez, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai pisar neste e em outros territórios negros para perguntar: você se considera quilombola? Nesta semana, técnicos do órgão foram ao Quilombo dos Alpes e outras sete comunidades negras no Brasil apresentar oficialmente a novidade do Censo que está em andamento neste ano.

Leia aqui a coluna completa de Marcela Donini.


Cultura

Agulha comemora 5 anos em festa com protagonismo negro

DJ Cocoa Mami (Bronx). Foto: Josemar Afrovulto

Uma das mais importantes casas de shows de Porto Alegre, oAgulha celebra seus cinco anos neste sábado (20/8), no URB Stage. A festa reúne a rapper zambiana Sampa The Great, o DJ Patrick Tor4, o grupo 8TET 4+4 – liderado pelo músico Lucas Brum –, o bloco carioca Minha Luz é de LED e DJs dos coletivos negros porto-alegrenses Bronx Turmalina. O repórter Ricardo Romanoff conversou com Guilherme Thiesen, curador do Agulha, e com os DJs Cocoa Mami Hustla,do Bronx, e Tom Nudes, do Turmalina, sobre a história dos coletivos. Leia a matéria.

Agenda (🔒)

Hoje
Os músicos Pablo Lanzoni e Thiago Colombo apresentam o álbum Delírio Geral – relembre a matéria –, às 21h, no Café Fon Fon, com participações de Valéria BarcellosPaola Kirst Leandro Maia.

Sábado (20/8)
Jorge Ben Jor desembarca em Porto Alegre para show no Auditório Araújo Vianna, às 21h.

Domingo (21/8)
Milton Nascimento apresenta A Última Sessão de Música, às 18h, no Gigantinho.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

Um robô que simula um braço humano foi utilizado em uma cirurgia neurológica no Hospital Moinhos de Vento em Porto Alegre. Essa foi a primeira neurocirurgia realizada na América Latina com o auxílio da tecnologia. O robô ajudou a fixar os parafusos na coluna do paciente de 65 anos que sentia dores na coluna lombar. O uso de robôs em cirurgias não é novidade, mas a diferença nesse caso é que o robô funciona como uma mão extra para o médico. Para a mão robótica funcionar, é preciso um outro equipamento chamado de neuronavegação, que lê as imagens anatômicas dos pacientes. Juntos, os equipamentos podem chegar a 2,5 milhões de reais.

;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.