Matinal News

Para evitar faltas de água, Dmae quer nova linha elétrica em estações

Change Size Text
Para evitar faltas de água, Dmae quer nova linha elétrica em estações Foto: Luciano Lanes / PMPA

O Dmae estuda investir em um sistema de dupla alimentação de energia para o bombeamento de água. Conforme o Jornal do Comércio, a decisão visa evitar desabastecimento em caso de falta de luz e foi o caminho tomado após a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) afirmar que a CEEE Equatorial não tem obrigação contratual de instalar geradores de energia nas estações de bombeamento de água, medida que era defendida pelo município

Segundo o diretor-geral do Dmae, Maurício Loss, o sistema entraria em ação quando ocorresse uma queda na linha principal. Desta forma, a eletricidade viria de outra direção e manteria o abastecimento de água. O extremo-sul da cidade, onde os problemas de desabastecimento são mais recorrentes, teria os problemas amenizados de forma considerável, na projeção de Loss. 

A proposta, contudo, precisa de aval da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Ainda neste mês, segundo GZH, representantes do departamento e da empresa deverão ir a Brasília tratar do assunto diretamente na Aneel. Nesta segunda-feira, uma nova reunião entre Agergs e Dmae deverá ocorrer para tratar do assunto.


O que mais você precisa saber

Ato em Porto Alegre lembra aniversário do 8 de janeiro – O primeiro aniversário da tentativa de golpe frustrada em Brasília será lembrado em Porto Alegre em um ato no fim da tarde desta segunda-feira, no Sindibancários. A manifestação é organizada pela CUT-RS e terá a participação de lideranças sindicais e de partidos de esquerda. O ex-governador Tarso Genro (PT) está entre os que confirmaram presença. Na capital, conforme proposta aprovada no ano passado, a data é lembrada no calendário oficial como Dia da Defesa da Democracia. Mas a Câmara, de onde se originou a proposta, não deve fazer qualquer cerimônia institucional para marcar a passagem de um ano dos atos golpistas em Brasília. A efeméride municipal em defesa da democracia, inclusive, corre risco de ser revogada a partir de uma proposição assinada por vereadores de direita e que, desde setembro, está na ordem do dia da Casa. Leia mais no site da Matinal.

Porto Alegre muda o esquema de vacinação contra a covid-19 a partir de hoje – A vacinação contra o coronavírus seguirá disponível em postos de saúde da capital apenas às pessoas que integram grupos prioritários ou que ainda não completaram o esquema básico da imunização, com duas doses. A relação completa de quem integra os grupos que devem se vacinar foi especificada pela Secretaria Municipal da Saúde e abrange crianças entre seis meses e cinco anos. Conforme o grupo, há diferentes recomendações de vacinação, por exemplo: idosos e imunocomprometidos devem receber uma dose da vacina bivalente a cada seis meses, enquanto indígenas e profissionais da saúde precisam se vacinar anualmente. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, 1.229.413 pessoas em Porto Alegre receberam duas doses da vacina contra a covid, mas os índices caem consideravelmente a partir dos reforços disponíveis – o total que recebeu cinco injeções não chega a 50 mil. Desde 2020, a covid fez 6.764 vítimas fatais na capital.

Eleição para o CMDUA começa nesta terça – Com 20 chapas inscritas – um recorde – começa amanhã a eleição para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), ou, como também é conhecido, Conselho do Plano Diretor. Podem votar quaisquer moradores da capital com mais de 16 anos, de forma presencial. Porto Alegre conta com oito regiões de planejamento. Nesta terça, será a vez da Região de Gestão do Planejamento 1, que engloba o Centro e mais 18 bairros. Cada região terá eleição em um dia e local diferente – saiba aqui mais informações úteis sobre a votação. Por conta do processo eleitoral ao CMDUA, a revisão do Plano Diretor de Porto Alegre está interrompida e, ainda que esteja concluído daqui a um mês, a prefeitura irá enviar o projeto da nova versão do Plano Diretor apenas daqui a dez meses, quando a eleição municipal estiver finalizada.


Outras notícias:

  • Nesse domingo, o Bloco da Laje reuniu milhares no Parque da Redenção para o primeiro ensaio do ano. A saída oficial do bloco de carnaval está marcada para 28 de janeiro.
     
  • O prefeito Sebastião Melo (MDB) assina hoje a ordem de início para as obras de demolição do Esqueletão. A previsão é que o processo de derrubada do edifício demore cerca de quatro meses.
     
  • As vilas São Pedro, Nova Esperança e Bororó terão projetos de regularização fundiária. A ação deve contemplar cerca de 598 famílias das comunidades.
     
  • Após quatro meses fechado, um trecho da ciclovia Ipiranga foi reaberto com uma blitz educativa da EPTC na sexta. Ontem, porém, o local foi novamente fechado por conta de alerta climático da Defesa Civil.
     
  • As emergências da capital seguem com atendimento acima da capacidade em unidades do SUS. Os números chegam até 333% de lotação, como registrou o Pronto-Atendimento da Cruzeiro do Sul na sexta.
     
  • Em meio a onda de calor, o Dmae aponta em relatório que seis pontos das praias da Orla do Guaíba, nos bairros Belém Novo e Lami, estão próprios para banho.
     
  • A Secretaria de Segurança Pública registrou 80 ocorrências de feminicídios no RS em 2023, uma queda de 27% em relação a 2022. Caxias do Sul lidera a quantidade de casos, e Porto Alegre está em terceiro lugar.
     
  • O RS terá mais de 760 vagas abertas em concursos públicos a partir desta semana. As oportunidades são para todos os níveis de escolaridade.
     
  • “Zagallo foi um verdadeiro embaixador do futebol brasileiro, com uma paixão inigualável pela camisa verde e amarela”, escreve Nando Gross, num tributo ao treinador, que faleceu neste fim de semana.

Juremir Machado da Silva

Um ano da tentativa de golpe

Passados 365 dias, o que se tem: mais de mil golpistas foram presos, 30 receberam condenação, 150 aguardam julgamento, só um financiador entrou no olho do furacão. Os gurus da tentativa de golpe dormem tranquilos. Atiçaram uma massa de tios de WhatsApp, de idosos em busca de uma última causa pela qual viver, de pessoas manipuladas e capazes de acreditar nas teorias conspiratórias mais estapafúrdias. Os cabeças do movimento talvez devessem ser condenados por exploração de vulneráveis, se os vulneráveis não fossem perigosos e extremistas determinados a liquidar um governo legitimamente eleito nas urnas.

Leia a coluna completa


Cultura

“O Melhor Está por Vir” é o “8 ½” solar de Nanni Moretti

Pandora Filmes/Divulgação

O ano nem bem começou, mas certamente já temos um finalista ao prêmio de melhor filme de 2024. O Melhor Está por Vir (2023), nova comédia dramática do cineasta italiano Nanni Moretti exibido no Festival de Cannes do ano passado, acompanha com leveza, nostalgia e alguma melancolia os dilemas profissionais e pessoais de um diretor tentando rodar um novo longa-metragem ambientado na Roma de meados dos anos 1950. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda 

MARGS preparou uma programação especial e gratuita para o mês de janeiro, incluindo oficinas e conversa com o artista Wilson Cavalcanti, que exibe Os Jardins que Me Habitam no museu.

mostraCorporeidade Trans: Fragmentos Cotidianos, de Marina Reidel, em cartaz na Fundação Ecarta, marca o mês da visibilidade trans na instituição.

A montagem da ópera I Pagliacci realizada pela Companhia de Ópera do RS e o Grupo Tholl é um dos destaques do 12ª Festival Internacional Sesc de Música, que será realizado em Pelotas entre os dias 15 e 26 de janeiro.

O grupo Náufragos Urbanos exibe no YouTube uma série de documentários do projeto social Náufragos Urbanos Visita.

Clique nos links para informações sobre ingressos, endereços e detalhes dos eventos.

Veja a agenda completa


Você viu?

Passado um ano dos atos golpistas, a partir de hoje a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) vai ajudar no restauro de 20 obras de arte vandalizadas em Brasília. Em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a UFPel montou um laboratório no subsolo do Palácio da Alvorada, com equipamentos de alta precisão, que possibilitam a restauração das obras. Desde o dia 2 de janeiro, um grupo composto por integrantes do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais da universidade está no local para iniciar os trabalhos que devem durar cerca de 10 meses.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.