Matinal News

Prefeitura alega conflito com Refúgio do Lago ao vetar feiras no espelho d’água da Redenção

Change Size Text
Prefeitura alega conflito com Refúgio do Lago ao vetar feiras no espelho d’água da Redenção Foto: Cesar Lopes/PMPA

Surpreendendo expositores, a Prefeitura proibiu feiras no espelho d’água do Parque da Redenção. A justificativa é evitar conflito comercial com o Refúgio do Lago, permissionário habilitado. Em despacho da Secretaria Mundial do Meio Ambiente e Urbanismo Sustentável (Smamus), três locais foram disponibilizados como opção para a realização de feiras. Segundo a empresária Maiara Hoffman, organizadora de um dos eventos, o secretário do Meio Ambiente, Germano Bremm, teria afirmado que a venda de produtos prejudica a circulação dos visitantes ao redor do espelho d’água. Deslocar as feiras para outras áreas do parque, portanto, distribuiria o fluxo de pessoas de forma uniforme – algo contestado pelos expositores, que alegam que os novos espaços reduzem suas chances de vendas. Smamus e feirantes se reunirão nesta segunda-feira para tratar da questão. Em nota, a pasta ainda afirmou que “a Redenção é tombada como patrimônio histórico, cultural e ambiental, e cabe à secretaria tomar todas as medidas para conservação do parque como um todo”. Vale lembrar que, na semana passada, a Prefeitura instalou um contêiner ao lado do Movimento ao Expedicionário após pressionar o Conselho do Patrimônio Histórico Cultural, que inicialmente não havia aprovado o projeto por interferência na paisagem.

Serviço de inteligência da ditadura registrou no próprio nome imóvel usado para espionagem na Capital – Ao reclamar do valor alto do condomínio do edifício no Centro Histórico onde mantinha uma sala comercial, o ativista Jair Krischke, líder do Movimento Justiça e Direitos Humanos, descobriu algo insólito: “O administrador afirmou que várias unidades não estavam pagando. Ele disse que o conjunto 22 estava inadimplente há muitos anos. Quando fomos ao registro público para ver de quem era, topamos com a informação de que o imóvel tinha sido comprado pelo Serviço Nacional de Informações”, contou à coluna de Graciliano Rocha no Uol. O SNI, agência de espionagem da ditadura militar, registrou no próprio nome a compra do imóvel na esquina da Borges de Medeiros com a rua dos Andradas – hoje batizada de Esquina Democrática – para fotografar secretamente os participantes de manifestações de esquerda nos anos 1980. Com 85 metros quadrados de área total, o imóvel do SNI ficava no segundo andar do edifício Missões e custou 6,2 milhões de cruzeiros (155 mil reais, corrigidos pela inflação). A descoberta, segundo o colunista, foi feita em 2017 – não se sabe até quando o local, que não era a sede da Inteligência em Porto Alegre, foi usado pelo SNI.

Tribunal de Justiça do RS respeitará decisão que suspende compra de carros Audi – Em nota divulgada na última sexta-feira, o TJ afirmou que respeitará e cumprirá a decisão liminar da juíza Silvia Muradas Fiori, da 4ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, que suspendeu provisoriamente a compra de cinco automóveis do modelo Audi. O despacho é resultado de ação popular movida pelo advogado Ramon Kruger contra a empresa vencedora da licitação e o Estado. Os veículos Audi A4 S Line custariam cerca de 358 mil de reais cada – totalizando 1,79 milhão de reais nos cinco carros de luxo. Ainda na semana passada, a Contadoria e Auditoria Geral do Estado (Cage) recomendou ao TJ que reavalie a compra, já que os auditores apontaram que a compra de carros de luxo está em desacordo com as normas de compras do setor público, e ainda questionaram detalhes do edital, que podem ter excluído outras empresas capazes de atender às necessidades do TJ. 

Angolano baleado pela BM e preso injustamente em 2020 será indenizado pelo Estado – Baleado pela BM em 2020 enquanto voltava do litoral com uma amiga, o técnico em radiologia angolano Gilberto Andrade de Casta Almeida será indenizado pelo Estado em 580 mil reais. Almeida dividirá o valor com dois irmãos da costureira Dorildes Laurindo, que morreu após ser atingida por dois tiros disparados pela polícia. O casal estava voltando de um passeio em Tramandaí a bordo de um carro de aplicativo quando o motorista que os conduzia ultrapassou um sinal vermelho para escapar de uma viatura policial. O condutor do veículo, que tentou escapar a pé, foi capturado – já Gilberto e Dorildes foram baleados, mesmo após alegarem inocência. Atingida na medula, Dorildes morreu após 18 dias no hospital; Gilberto ficou preso por 12 dias após ser acusado de ter atirado antes nos policiais. Na sentença, o juiz responsável afirmou que “faltam no léxico palavras para bem retratar tamanha brutalidade, em uma sucessão de violações à dignidade da pessoa humana, que, no papel, é fundamento desta República”. 


Outros links:


Juremir Machado da Silva

Desmame de política

Durante dez anos, ao lado da competentíssima Taline Oppitz, apresentei, como muitos sabem, o Esfera Pública, programa de política na Rádio Guaíba. Todo dia encontro alguém que me diz que o “Esfera” foi o melhor programa de política do Rio Grande do Sul. Alguns gostariam de conhecer os gênios que detonaram um programa com audiência, patrocinadores e prestígio. Até me pedem os nomes. Agradeço e sigo em frente.

Leia neste link a coluna completa.


Cultura

Folia e resistência: Museu da UFRGS celebra trajetória da Bambas da Orgia

Foto: Ricardo Romanoff

O grito carnavalesco “Sou Bamba e ninguém vai me derrubar” dá as boas-vindas à exposição No Batuque dos Bambas da Orgia: Folia e Resistência em Porto Alegre, no Museu da UFRGS. A mostra é resultado de uma curadoria compartilhada entre alunos do curso de Museologia da universidade e integrantes da escola de samba, com orientação das professoras Fernanda Albuquerque e Vanessa AquinoLeia a matéria do repórter Ricardo Romanoff.

Agenda

O ciclo Viver de Arte? será realizado até 4 de agosto, iniciando hoje, às 14h, na Zona Cultural, com a conversa “A Cena dentro da Cena”, reunindo Álvaro RosaCosta, Carol ZimmerDaniel Lion e Rodrigo Shalako.

O projeto Sereno Canto – saiba mais – conta a história Lanceirinhos Negros, apresentada pela coreógrafa Iara Deodoro.

O cantor Ian Ramil lançou o videoclipe de O Mundo É Meu País, faixa que integra o álbum Tetein – conheça o disco.

A exposição Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro, em cartaz em São Paulo, reúne obras de 10 artistas gaúchos.

Veja a agenda completa


Você viu?

imagem de Mãe Oxum, localizada na Orla de Ipanema, foi oficializada como patrimônio histórico-cultural de Porto Alegre. Proposta pelo vereador Claudio Janta (SD), a lei foi aprovada na Câmara com 22 votos a favor e, na última terça-feira, foi sancionada pelo prefeito Sebastião Melo. Com a medida, a imagem da orixá não poderá ser retirada do local, apenas restaurada – processo que ficará por conta da Federação das Religiões Afro-Brasileiras. Dezenas de casas religiosas reúnem-se na Orla anualmente para homenagear a orixá no dia 8 de dezembro, data que marca o Dia de Oxum, rainha da beleza e da água doce.  

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.