Matinal News

Prefeitura quer cobrar por uso em parte dos banheiros públicos

Change Size Text
Prefeitura quer cobrar por uso em parte dos banheiros públicos Banheiro de Pedra da Orla (Prainha) passou por reforma em 2021 | Foto: Carla Matzenbacher / DMLU PMPA

Enquanto não avança o plano de conceder todos os banheiros públicos da capital, a gestão de Sebastião Melo (MDB) quer começar a cobrar o uso em locais onde já há exploração comercial. O projeto enviado à Câmara Municipal no fim de março propõe alterar uma lei que hoje proíbe a cobrança em espaços públicos. Ao mesmo tempo, determina que metade dos sanitários de um mesmo local permaneçam de uso gratuito, e que o valor arrecadado seja aplicado na manutenção de todos os banheiros, pagos e gratuitos.

Na justificativa do projeto, o prefeito frisa a necessidade de manter os sanitários públicos “sempre em boas condições de uso” e reduzir o consumo de recursos naturais. Ao jornalista Jocimar Farina, o secretário de Administração e Patrimônio, André Barbosa, queixou-se do furto de papel higiênico e das pessoas em situação de rua que, segundo ele, tomam banho nas torneiras.

A solução, como vem sendo comum na atual gestão, é apostar na parceria com a iniciativa privada – setor com o qual o prefeito vem reforçando seu alinhamento. Neste caso, a ideia é que uma empresa fique responsável pela conservação dos espaços, por meio de parceria público-privada ou concessão, repetindo o modelo que a gestão tem implementado na cidade em diferentes áreas, e confirmando a visão de que “o mercado resolve”.

Nesta semana, o projeto recebeu aval da procuradoria para seguir a tramitação na Câmara de Vereadores. Em agosto do ano passado, uma proposta semelhante foi rejeitada na casa. O texto de autoria de Ramiro Rosário (Novo) autorizava a cobrança em banheiros públicos localizados em espaços concedidos – apesar da derrota, a maioria da base de Melo votou a favor.

Outras notícias desta quinta-feira

Leia aqui a edição de 4 de abril de 2024 da Matinal News.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.