Matinal News

Rio Grande do Sul é o quinto estado com maior número de mortes por covid

Change Size Text
Rio Grande do Sul é o quinto estado com maior número de mortes por covid Hospital de Pronto Socorro (HPS). | Foto: Cristine Rochol/PMPA

O Brasil superou ontem a marca de 700 mil óbitos por covid-19. Na contagem dessas vítimas, o Rio Grande do Sul é o quinto estado com maior número de óbitos, 41.965 registros, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. Os gráficos do avanço e do declínio da doença comprovam a eficácia da vacinação – ponto enfatizado pelo epidemiologista Paulo Petry, em entrevista ao Matinal. No entanto, os casos de covid-19 voltaram a crescer neste mês e, ainda que muito distantes dos picos anteriores, já representam mais que o triplo das ocorrências do mês passado, quando houve o carnaval e aglomerações. Isso num momento em que a Fiocruz projeta crescimento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no longo prazo para o Estado.

Um ano depois, Jairo Jorge reassume prefeitura de Canoas – Jairo Jorge (PSD) reassumiu a prefeitura de Canoas na manhã de ontem. A volta se deu quase um ano exato após ele ser afastado ao ser alvo de uma operação do Ministério Público que analisa possíveis irregularidades na contratação de serviços terceirizados de limpeza e copeiragem pela administração. Ele retomou o cargo em razão da conclusão do prazo de afastamento cautelar e porque o processo foi remetido do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) para a Justiça Federal, decisão da qual o MP recorre. No retorno, ele prometeu prestar esclarecimentos e se declarou inocente.


Mobilidade é desafio para Porto Alegre se tornar uma cidade responsiva

Pautado pela inovação, o South Summit também é afetado pelos obstáculos de uma cidade, como as dificuldades de acesso e mobilidade. Tirar as ideias dos painéis e levá-las para as ruas é o desafio para tornar a Capital mais responsiva. Em 2022, motoristas enfrentaram engarrafamentos para chegar ao local, cuja entrada se dá por uma única via de acesso. Para este ano, EPTC promete medidas para dar mais fluidez ao trânsito, e haverá pontos de táxi na entrada principal.

Ainda assim, a ausência de alternativas mais sustentáveis é destacada por palestrantes. “Para chegar por água, poderiam ter catamarãs saindo do Barra Shopping ou de Guaíba e até o Summit de meia em meia hora”, ilustra a sócia-fundadora e diretora do Instituto Cidades Responsivas, Luciana Fonseca, que participa de dois debates no evento. Superintendente de Inovação e Desenvolvimento do Tecnopuc e membro do Pacto Alegre, Jorge Audy reconhece que a acessibilidade deixou a desejar na edição anterior, mas serviu de aprendizado. “Sem dúvida é para ser uma edição mais legal, bonita e inclusiva”, diz.

Já o pesquisador do Observatório das Metrópoles André Augustin critica o que considera contradições de um evento que se propõe a apresentar ideias inovadoras. “Porto Alegre tem um plano cicloviário aprovado em 2009 e até agora só foram construídas cerca de 15% das ciclovias previstas. Se todo dinheiro público gasto no South Summit fosse usado para construir ciclovias, seria uma atitude muito mais inovadora para a cidade do que uma simulação virtual”, opina, citando uma das ações realizadas no Cais.

Leia a reportagem completa


Outros links:


Cultura

Agenda (🔒)

O curso de Música da UFRGS promove o primeiro encontro do projeto Diálogos Musicais e Projetos Sociais, das 9h às 12h, no Afro-Sul Odomodê.

Às 11h, 12h e 13h, o Farol Santander exibe o documentárioDimensões Adicionais, Poética e Criação, com direção de Nelson Azevedo, reunindo reflexões dos artistas visuais André SeveroCarla BorbaElida TesslerLucas DupinRommulo Vieira Conceição e Walmor Corrêa.

Em programação especial de inauguração, o Teatro Oficina Olga Reverbel, no Multiplaco Eva Sopher, recebe recital do pianista Luciano Leães, às 19h.


Você viu?

O Departamento gaúcho do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RS) celebra nesta quarta-feira seus 75 anos, completados no último dia 19 – uma história que é contada aqui. Marcando a data, hoje à noite haverá uma sessão de autógrafos do livro Emil Bered Arquiteto, de Sérgio Marques, César Vieira e Eneida Ströher, publicado pela Editora Marcavisual. Na mesma ocasião, a direção nacional do IAB fará o lançamento com sessão de autógrafos do livro de seu centenário: Instituto de Arquitetos do Brasil 1921 a 2021: um século de arquitetura e urbanismo em defesa da democracia, da cultura e do direito à cidade, publicado pela editora RioBooks.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.