Matinal News

RS teve o menor avanço da pobreza do Brasil

Change Size Text
RS teve o menor avanço da pobreza do Brasil

O Rio Grande do Sul teve o menor aumento de pobreza no País em 2021, ano em que todos os demais estados registraram uma variação negativa. Enquanto o Brasil avançou 5%, o RS viu 0,8% da sua população se tornar pobre, o equivalente a 90.300 habitantes aproximadamente. Os dados são do Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social (Imds).

O RS se tornou o 3º com menor índice de pobreza do País, com 9,9% da população nessa faixa – em 2020, era o 7º. Ano passado ficou atrás de SC (7%) e MT (9,3%). Em números absolutos, são 1,1 milhão de pobres no RS. A regra para classificar uma pessoa nesse quadro é a mesma do Banco Mundial, que considera como linha de corte viver com renda diária igual ou inferior a 10 reais. O relatório completo está neste link.

De acordo com o levantamento, o Brasil tem hoje 47,3 milhões de pessoas na pobreza, o que representa 22,3% da população. É o pior resultado desde 2010. A série histórica do Imds começou em 1992, com 40% dos brasileiros nesse cenário. O número se manteve até os anos 2000, quando finalmente houve redução, chegando a 16,1% em 2014.

A pandemia foi a maior responsável pela empobrecimento. No RS, pesquisas apontam que 45% passaram a viver com a metade da renda ou menos. 

Beto quer quer participação de Lula na decisão da candidatura 

Em entrevista a Juremir Machado da Silva, o pré-candidato a governador pelo PSB, Beto Albuquerque, defendeu que o ex-presidente Lula decida quem deve liderar a chapa de esquerda no Rio Grande do Sul. Ele contou ter defendido a ideia ao próprio pré-candidato do PT, Edegar Pretto. Para o socialista, cuja pré-candidatura foi respaldada em reunião do diretório estadual do PSB no sábado, a composição perfeita para a chapa ainda incluiria Manuela D’Ávila (PCdoB) tentando um assento no Senado. Ela, contudo, é cotada nos bastidores para ser a candidata para o Governo do Estado, segundo a jornalista Taline Oppitz. Beto manteve sua inflexibilidade para disputar outros cargos que não o de governador e afirmou que esta será sua última eleição. PT e PSB terão mais reuniões nesta semana para tentar chegar a algum cargo. Caso as conversas não avancem, os socialistas podem retomar o diálogo com o PDT, a contragosto da direção nacional. Os nomes de PSB e PT serão oficializados até 24 de julho, quando ocorrem as convenções das legendas.

Em 10 anos, programa para construção de creches tem pouco mais da metade das obras inacabadas

 Às vésperas de o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil, do Governo Federal, completar dez anos, pouco mais da metade das 1.843 creches e quadras esportivas projetadas para o Rio Grande do Sul foram concluídas. As empresas responsáveis pelas construções alegam que os atrasos nos repasses geraram a situação. De acordo com o grupo de investigação de GZH, a MBV, hoje Gatron, é a que menos cumpriu contratos proporcionalmente.

Vereador Mauro Zacher morre aos 46 anos

O vereador de Porto Alegre pelo PDT Mauro Zacher morreu ontem pela manhã quando disputava uma prova de natação, em Fortaleza. Vítima de uma parada cardíaca, Zacher, de 46 anos, exercia o seu quinto mandato no Legislativo municipal. Ele deixa mãe, esposa e dois filhos. O falecimento do trabalhista causou comoção no meio político. O prefeito Sebastião Melo (MDB) decretou luto oficial de três dias. O corpo do parlamentar deverá chegar à Capital apenas no fim da noite de hoje e ainda não havia informações sobre atos fúnebres até o fechamento desta edição.

Outros links:

  • O calendário de aplicação da segunda dose de reforço contra a covid foi estendido para pessoas com 53 anos ou mais.
  • Apesar da inauguração recente de novos leitos, as emergências hospitalares da Capital seguem superlotadas. São 372 pacientes para 271 vagas.
  • A partir de hoje, as linhas que atendem ao campus Agronomia da UFRGS terão reforço no número de viagens diárias.
  • A primeira reunião que irá debater a revisão do Plano Diretor Cicloviário Integrado de Porto Alegre será em 5 de julho, na Câmara Municipal.
  • Depois de quase dez anos da inauguração da Arena, o futuro do Olímpico segue indefinido. A área ainda pertence ao Grêmio, mas está se deteriorando.
  • O Instituto Flores da Cunha deve receber reparos nesta segunda-feira. A escola teve os cabos furtados em 7 de junho, e está sem energia elétrica desde então.
  • rede italiana de mercado Eataly (🔒) está chegando em Porto Alegre, onde se instalará no Pontal Shopping. Será a segunda sede da rede no Brasil; a primeira fica em São Paulo.
  • Um levantamento do Sul21 mostrou que o número de pessoas armadas no RS cresceu quase 70%, chegando a 59.818 registros.

Juremir Machado da Silva

Fischer e os nossos modernismos

Nada como uma boa desconstrução para afastar o marasmo cultural. Luís Augusto Fischer, com “A ideologia modernista: a Semana de 22 e sua consagração” (Todavia), jogou um tijolo na vidraça paulista da “semana mais famosa do país”. Com muita pesquisa e cultura, mostra que antes do modernismo da “Semana” havia muitos modernismos pelo Brasil. 

Leia neste link a coluna completa


Cultura

O direito ao delírio de Pablo Lanzoni e Thiago Colombo

Foto: Bruno dos Anjos

O cantor Pablo Lanzoni e o violonista Thiago Colombo acabam de lançar o álbum Delírio Geral. Concebido e gravado durante a pandemia, o trabalho reúne participações de um elenco eclético que inclui Bebê KramerBianca Gismonti, integrantes do Bloco da LajeCelso Loureiro ChavesLeandro MaiaPaola KirstVitor Ramil e Valéria BarcellosLeia a matéria de Ricardo Romanoff.

Agenda (🔒)


Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você vai?

O Theatro São Pedro celebra hoje o seu 164º aniversário. Para comemorar a data, será realizada, na Praça Multipalco, a Festa para São Pedro, a partir das 17h. Serão três atrações ao ar livre: Sol Maior, Orquestra Jovem Theatro São Pedro e a apresentação da escola de samba campeã do Carnaval de Porto Alegre 2022, Imperadores do Samba, com show especial na Concha Acústica do Multipalco. O evento terá comidas e bebidas típicas das festas de São João. A entrada na Praça Multipalco é de graça, e as que ocorrem no Theatro São Pedro é mediante a doação de 2kg de alimento não perecível. Fica o convite! 😉

Na imagem acima, uma aquarela da de Angela M. Barreto publicada na Parêntese.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.