Matinal News

Situação do solo leva prefeitura a cogitar fechamento definitivo da ciclovia da Ipiranga

Change Size Text
Situação do solo leva prefeitura a cogitar fechamento definitivo da ciclovia da Ipiranga Foto: Divulgação/ EPTC/PMPA

O prefeito Sebastião Melo cogita fechar definitivamente a ciclovia da avenida Ipiranga, interditada desde de setembro em função dos desmoronamentos causados pelas chuvas intensas que atingiram a capital. A possibilidade surgiu depois que a prefeitura recebeu informações da empresa de engenharia contratada para analisar a situação estrutural da principal via para bicicletas da cidade, que, aliás, tem trechos construídos pela iniciativa privada. Segundo Melo, o solo está cheio de problemas, e a decisão sobre a interdição definitiva vai depender do custo da recuperação. Dentre as possíveis causas da deterioração estão a dragagem realizada desde 2022 e a movimentação do solo ao longo dos anos, além do excesso de chuvas. O diretor-geral adjunto do Dmae, Darcy Nunes dos Santos, acrescentou que os taludes instalados ao longo do córrego estão “doentes” e que ainda não há como dar um parecer definitivo. Por enquanto, a prefeitura quer liberar um pequeno trecho, mas Santos não garantiu a viabilidade da medida. Caso a manutenção da ciclovia seja inviável, a alternativa é movê-la para a pista de rolagem. Às vésperas de completar 15 anos, o plano cicloviário de Porto Alegre não tem nem 20% do total de rotas implementadas. Se a ciclovia da Ipiranga for fechada, esse índice vai cair significativamente: dos 79,9 km de malha viária disponível hoje, a cidade perderia quase 10km – sendo que o plano prevê 495 km.

Servidor diz que plano de Melo para evitar falta d’água é “improvisação” – A direção do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) criticou o plano da administração municipal para que não falte água na cidade durante o verão. Para Edson Zomar de Oliveira, diretor do Simpa e servidor do Dmae, as medidas anunciadas por Melo são “uma improvisação para dar uma resposta” e não resolvem o problema. Além disso, Oliveira disse que a ideia de instalar uma Estação de Tratamento de Água (ETA) provisória na Lomba do Sabão é “descolada da realidade” e que contratação emergencial de cerca de 150 trabalhadores temporários é uma “confissão” da prefeitura sobre a falta de pessoal no Dmae. O plano foi apresentado ontem, depois de ao menos 14 bairros da capital ficarem sem água durante dias de calor extremo. Na oportunidade, Melo atribuiu grande parte da responsabilidade à CEEE Equatorial e classificou a situação como “crise humanitária“. Hoje, o prefeito afirmou que o Sistema de Abastecimento de Água Ponta do Arado, apontado pela prefeitura como solução definitiva para os problemas de abastecimento, ficará pronto só entre 2025 e 2026. Enquanto isso, parte da Lomba do Pinheiro continuava sem água e um rompimento de uma tubulação do Dmae provocou alagamento na Vila Nova.

Projeto falho compromete modernização da rua João Alfredo – A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi) diz ter identificado inconsistências no projeto que daria uma nova cara à rua João Alfredo, na Cidade Baixa. As falhas, segundo o secretário da Smoi, André Flores, iriam impactar diretamente nas obras – especialmente a reconstrução das calçadas e a acessibilidade. Agora, a prefeitura está em busca de financiamento para contratar uma nova empresa, que ajudará na revisão do plano. Só depois as obras poderão ser iniciadas, o que não tem data para acontecer. As mudanças na João Alfredo começaram a ser planejadas em 2017, ainda na gestão de Nelson Marchezan Júnior, e foram divididas em duas partes. Primeiro foram pintadas sinalizações no asfalto para diminuir o espaço dos carros. Depois, a ideia era construir um ambiente para melhorar o convívio entre motoristas, pedestres, comerciantes e moradores, transformando a via em um modelo para a cidade. Mas só a primeira etapa foi concluída. “A rua está largada às traças”, disse um empresário que administra um bar no local.


Reportagem e entrevistas da Matinal

À espera de vacina, Porto Alegre tem aumento de casos de dengue

A Vigilância Sanitária de Porto Alegre observa com preocupação o cenário endêmico da dengue para o verão 2024. Com a predominância do forte calor e passada uma temporada mais intensa de chuva, há receio de um aumento brusco de casos da doença no início do ano. “O que podemos pensar para as próximas semanas e o período de verão, infelizmente, não é o melhor cenário”, afirmou a diretora-adjunta da Vigilância em Saúde do município, Juliana Maciel, que cita o patamar mais elevado da doença como um outro motivo de preocupação. “Não deixamos de ter casos de dengue ao longo deste ano. Conseguimos diminuir bastante o número a partir de julho. Mesmo assim, continuamos com casos ativos.” Ontem, o Ministério da Saúde anunciou a incorporação de uma vacina contra a dengue no SUS. O imunizante, porém, será destinado a um público restrito no primeiro ano.


Outras notícias


Carta da Editora

O ano da ponte

Foi a partir do contato mais próximo com moradores do Morro da Cruz que surgiu a pauta da ponte. E a ponte consertada foi, de todos os reconhecimentos que recebemos neste ano, o que mais nos emocionou.

Ela resume o propósito do nosso trabalho. Financiado pelo ICFJ (Centro Internacional para Jornalistas) e pela Meta, o projeto Pé no Chão foi considerado inovador fazendo… reportagem. A essência do jornalismo desde sempre, vejam vocês. A clássica reportagem “pé no barro”, com o jornalista caminhando pelas ruas da cidade, olhando no olho das pessoas e, sobretudo, ouvindo com sensibilidade o que elas têm a dizer.

Leia o editorial completo da editora-chefe Marcela Donini.


Cultura

“Propriedade” denuncia sociedade de classes blindada

Vitrine Filmes/Divulgação

Um dos filmes brasileiros mais comentados no último ano dentro do circuito de festivais, Propriedade (2022) entrou em cartaz ontem. O tenso thriller acompanha o drama de uma rica e reclusa estilista que se enclausura em seu carro blindado para se proteger de uma revolta dos trabalhadores da fazenda de sua família. Em entrevista exclusiva concedida a Roger Lerina, o diretor Daniel Bandeira e as atrizes Malu Galli e Zuleika Ferreira falam sobre a rodagem do longa, cinema de gênero e a atualidade social da urgente temática do filme. 

Agenda

A última edição da Noche Flamenca de 2023, no Tablado Andaluz, abre as portas às 19h e, às 21h30, apresenta show dos bailaores Barbara Veronez e Pedro Souza.

Pedro Verissimo e Marmota Jazz voltam aos palcos – e pela primeira vez, no Grezz, em especial de final de ano, às 21h.

Clique nos links para informações sobre ingressos, endereços e detalhes dos eventos.

Veja a agenda completa.


Você viu?

A Nasa está encerrando as inscrições para a campanha “Mensagem na Garrafa”, uma oportunidade única de enviar o seu nome, junto a um poema da poetisa Ada Limón, para a lua congelada de Júpiter, chamada Europa. Até agora, as mais de 700 mil pessoas que já participaram, e os próximos interessados, terão seus nomes gravados em microchips a bordo da espaçonave Europa Clipper. O prazo termina às 23h59 do dia 31 de dezembro e não é preciso pagar nada.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.