Matinal News

Sob críticas da oposição, Assembleia aprova pacote de Leite para educação

Change Size Text
Sob críticas da oposição, Assembleia aprova pacote de Leite para educação As votações aconteceram no plenário nesta terça-feira (12) | Foto: Celso Bender/ALRS

Os deputados estaduais aprovaram ontem os quatro projetos que alteram a educação no estado. Apesar da votação folgada – os votos contrários vieram das bancadas de PT, PSOL e PCdoB –, a oposição se revezou no microfone do plenário para criticar as propostas enviadas pelo Piratini em regime de urgência. Ainda de manhã, integrantes do Cpers chegaram a ser impedidos de entrar no parlamento para acompanhar uma audiência pública na Comissão da Educação. À tarde, professores ocuparam as galerias para protestar contra as medidas que aprofundam municipalização do ensino fundamental, preveem uma participação maior do governo no Conselho Estadual de Educação e criam uma seleção para a escolha de diretores, entre outras mudanças. A oposição afirmou que o pacote é autoritário, pois não houve participação de entidades representativas na discussão. “A gestão democrática da educação deveria ser amparada e o que vemos é o reforço do autoritarismo”, criticou Luciana Genro (PSOL). O líder da bancada do PP, Guilherme Pasin, da base governista, rebateu dizendo que o pacote foi discutido em todo o estado. Dos quatro projetos, o único abraçado por governistas e opositores foi o que visa expandir o ensino profissional e técnico na rede estadual de ensino.  

“Viatura parada”: prefeitura instala totens de segurança em Porto Alegre – A prefeitura de Porto Alegre está finalizando a instalação de 10 totens de segurança equipados com câmeras 360º, botão de emergência e alertas sonoros. Anunciados em agosto, os equipamentos estão em pontos movimentados da cidade, têm quatro metros de altura e vão ajudar as autoridades de segurança a monitorar os espaços públicos e atender situações de emergência, pois estarão ligados ao Centro Integrado de Comando (Ceic). Qualquer pessoa poderá usá-los para entrar em contato com a Guarda Municipal. A comunicação também poderá ser feita pelos operadores do Ceic para transmitir alertas sobre ocorrências registradas na área de cobertura dos totens. Segundo o secretário municipal de Segurança, Alexandre Aragon, as câmeras serão capazes de ler placas e faces. À época do anúncio, a diretora de Planejamento e Políticas de Segurança Municipal, Gabriela Veríssimo, disse que as estruturas funcionariam como uma “viatura parada”. Os equipamentos estão localizados nos trechos 1 e 3 da orla do Guaíba, no Largo Glênio Peres, Pop Center, Viaduto Otávio Rocha, Elevada da Conceição, praça Mal. Deodoro, Parque Farroupilha (em frente ao Araújo Vianna), rodoviária e avenida Salgado Filho. O aluguel dos 10 totens vai custar 2,3 milhões de reais para um ano de operação.

Duração de onda de calor faz Inmet emitir alerta laranja – O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de severidade laranja para os 15 estados – incluindo o RS – e o Distrito Federal que serão atingidos pela onda de calor nesta semana. Ainda que as temperaturas alcancem maiores patamares no sábado e no domingo, quando os termômetros devem passar dos 40ºC, os efeitos devem começar a ser sentidos já nesta quarta-feira. Especialistas alertam para a importância da hidratação em dias muito quentes, e para a necessidade de uma atenção especial com idosos e crianças – que têm risco de desidratação maior. O comunicado também alerta para a possibilidade de que áreas de instabilidade causem temporais isolados, especialmente a partir de segunda-feira. É a nona vez que o Brasil sofre com ondas de calor neste ano, mas é a primeira que atinge o Rio Grande do Sul.


Reportagens e entrevistas da Matinal

Considerada racista, lei que proíbe carrinhos de catadores de lixo deve ser adiada pela 5º vez

Em 2008, o então vereador Sebastião Melo foi o autor de uma lei que pretendia erradicar gradualmente a circulação de veículos de tração animal e humana pela cidade. Na prática, a medida inviabilizaria o trabalho dos milhares de catadores que fazem da coleta de materiais recicláveis sua principal fonte de renda. Pelo projeto de Melo, a proibição começaria a valer a partir de 2020. Desde então, a aplicação da lei foi adiada quatro vezes.

A mais recente vence em 31 de dezembro – embora ainda exista a possibilidade de adiar por mais seis meses. Mas, a três semanas da data, a administração do hoje prefeito Sebastião Melo diz que ainda não tem uma decisão tomada.

O executivo municipal sinalizou ao vereador Airto Ferronato (PSB), autor do adiamento mais recente, que deve dar continuidade à prorrogação. À Matinal, Ferronato afirmou que seis meses são insuficientes para modificar a situação dos carrinheiros. “A reciclagem é a única renda para milhares de famílias porto-alegrenses. Não podemos simplesmente extinguir uma profissão”, disse.

A ONG Pimp My Carroça, movimento que atua desde 2012 para aumentar a renda e dar visibilidade à pauta dos catadores, classifica a proposta do atual prefeito como uma política higienista e que institucionaliza o racismo ambiental, entre outras críticas. Leia a reportagem completa.


Outras notícias


Parêntese

Como desaparecer completamente

Na edição mensal de dezembro, a Parêntese coloca sua lupa sobre o tempo. O psicanalista Luciano Mattuela reflete sobre as exigências do mundo contemporâneo, que glorifica a produtividade a qualquer custo. Mattuela volta à infância para mostrar como a nossa relação com o tempo vai mudando – e o quanto perdemos com isso. Leitura fundamental para quem já desejou sumir por alguns instantes.

O lúdico permite uma relação muito específica com o mundo: quando brincamos, nós criamos uma outra realidade, um faz-de-conta em que o tempo passa como nós quisermos que ele passe. Um pequeno paraíso artificial sem demandas e nem necessidades. O brinquedo é a subversão da produtividade, é tanto o seu avesso quanto a sua alternativa.

Leia o texto completo aqui.


Cultura

Disputa acadêmica é pretexto para mostrar debacle argentina em “Puan”

Foto: Vitrine Filmes

Selecionada para a 38ª edição do Prêmio Goya, a coprodução argentino-brasileira Puan (2023) entrou em cartaz nos cinemas nacionais na última semana. A divertida comédia codirigida pelos argentinos María Alché e Benjamín Naishtat acompanha a rivalidade acadêmica entre dois professores universitários ao mesmo tempo em que radiografa a debacle institucional, social e econômica da Argentina contemporânea. Confira o comentário de Roger Lerina


Agenda

Espaço Força e Luz abre, às 18h, a exposição coletivaA Hora do Recreio.

Às 19h, acontece o lançamento do documentárioJair Krischke, Imprescindível, na Sala Eduardo Hirtz da Casa de Cultura Mario Quintana.

Teresa Poester lança o livro sobre sua trajetória artística no Centro Cultural da UFRGS, às 19h. 

Orquestra Jovem Theatro São Pedro apresenta, às 20h, concerto com repertório eclético e regência da maestrina Keliezy Severo.

Clique nos links para informações sobre ingressos, endereços e detalhes dos eventos.

Veja a agenda completa.


Você viu?

Aos poucos a ideia da tarifa zero no transporte público vai ganhando adeptos pelo Brasil. O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), anunciou nesta semana a gratuidade nos coletivos municipais aos domingos. A medida começa a valer no dia 17, e vai contemplar outras datas, como o Natal, 1º de janeiro e o aniversário da cidade, 25 de janeiro. Hoje os ônibus transportam aproximadamente 2,2 milhões de pessoas aos domingos. Com a novidade, a prefeitura deixará de arrecadar cerca de 280 milhões de reais por ano. Mas o prefeito acredita que, para compensar, pode haver um aquecimento da economia, com mais gente circulando. Também destaca, como uma questão de saúde mental, a importância de proporcionar à população a chance de passear pela cidade.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.