Matinal News

TCE investiga problemas na coleta de lixo na Capital

Change Size Text
TCE investiga problemas na coleta de lixo na Capital Coleta de lixo automatizada domiciliar. | Foto: Cristine Rochol/PMPA

 A pedido do Ministério Público de Contas, o Tribunal de Contas do Estado abriu investigação para esclarecer a rotina de contêineres abarrotados esperando coleta em Porto Alegre. A situação é mais grave nos bairros Rio Branco, Auxiliadora, Santana e Higienópolis, onde, para amenizar o quadro, garis têm recolhido o lixo acumulado ao lado das lixeiras. Depois de duas semanas enfrentando problemas com a coleta automatizada do Consórcio Porto Alegre Limpa, o prefeito Sebastião Melo (MDB) afirmou ter dado um ultimato à empresa. Se não melhorar, Melo ameaça romper o contrato e realizar nova licitação para uma contratação emergencial. Em fevereiro, a Prefeitura já havia encerrado o vínculo com o consórcio. Dois meses depois, no entanto, a medida foi revertida pela impossibilidade de uma nova contratação. O Porto Alegre Limpa justifica a questão por problemas mecânicos em seus caminhões e contêineres. A Prefeitura, por outro lado, suspeita que a empresa não tenha equipamento suficiente para realizar o recolhimento em todos os lotes contratados.


O que mais você precisa saber hoje

Prefeitura planeja venda de lotes no Distrito Industrial da Restinga – A Prefeitura vai lançar no próximo dia 5 um edital para a venda de 51 terrenos no Distrito Industrial da Restinga, complexo que existe desde a década de 1980 e conta com 32 empresas. Os lotes têm, cada um, 2 mil metros quadrados. O objetivo da medida é, conforme o Executivo, atrair empresas e gerar emprego na região. A presidente da Associação do Comércio e Indústria da Restinga, Aline Colombo, revelou otimismo com o leilão, em entrevista ao Jornal do Comércio: “Temos na Restinga milhares de pessoas que todos os dias precisam se deslocar para outros bairros ou para o Centro porque na região temos poucas oportunidades de trabalho. Queremos reverter esse quadro”. Neste ano, a Prefeitura já realizou dois leilões de imóveis, iniciativa inédita até então. 

Obras no prédio do Cine Imperial recomeçam em julho – Dentro de um mês, será retomada a reforma do Edifício Imperial, no Centro Histórico de Porto Alegre. Fechado ao público desde 2005, o prédio está com obras paradas há cerca de seis anos. A expectativa, agora, é que a conclusão da revitalização ocorra ao fim de 2024, viabilizando a instalação de uma sede do projeto Caixa Cultural – que ocupará três andares, enquanto os outros oito serão destinados ao uso da Prefeitura. A reforma custará 18,5 milhões de reais, sob a responsabilidade da empresa Enclimar. A Caixa arcará com os custos e, assim, poderá utilizar parte do prédio por 30 anos.

Letalidade da dengue mais que dobra neste ano – Ao chegar à marca de 43 óbitos por conta da dengue ontem, a letalidade da doença no Estado em 2023 já é mais do que o dobro da registrada no ano passado, quando houve recorde de mortes, com 66 óbitos no total. Se em 2022, houve uma vítima em cada 1.030 infectados, em 2023, até aqui, há uma morte para cada 452 doentes. A razão desse aumento é desconhecida, na avaliação da responsável pelo Programa de Arboviroses do Centro de Vigilância Estadual de Saúde (CEVS), Catia Favreto. À Rádio Guaíba, ela apontou que a maior parte das vítimas apresentava alguma comorbidade, mas cita um aumento nos casos de reinfecções de dengue, o que pode agravar a doença. Há quatro sorotipos do vírus da dengue. No RS, a predominância é do sorotipo 1, mas algumas cidades também têm o tipo 2. Uma eventual reinfecção com sorotipo diferente pode agravar a situação.


Outros links:

  • A Secretaria Estadual da Saúde informou que os servidores da Estação Ecológica do Taim testaram negativo para gripe aviária. A área no Sul do RS foi interditada para investigação de casos da doença na última semana.
  • O Rolê da Vacina, campanha itinerante, aplicou cerca de 200 doses contra gripe e covid-19 em estudantes da rede municipal.
  • A Prefeitura lançou ontem a Operação Inverno 2023 com o anúncio de 1047 vagas em abrigos, albergues e pousadas na rede municipal de proteção social – um acréscimo de 227 vagas em relação a 2022.
  • Para integrar órgãos da administração municipal e reforçar a fiscalização na cidade, a Prefeitura anunciou que planeja instalar 500 câmeras de videomonitoramento em Porto Alegre, além de equipamentos de inteligência e sistemas de informação.
  • Anote na agenda: o primeiro Arraial da Redenção ocorre no dia 18 de junho – com direito a quitutes, bandeirinhas e apresentações musicais.
  • Apuração do Jornal do Comércio projeta dificuldade do Piratini em aprovar o projeto de reestruturação do IPE. Faltaria à base conquistar mais 28 votos no plenário.
  • O Tribunal de Contas da União arquivou o processo de extinção do Ceitec, em razão da fábrica de chips ter sido retirada do programa de desestatização do Governo.
  • A Receita Federal recebeu mais de 2,8 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física no Rio Grande do Sul. O volume foi maior do que o estimado inicialmente.
  • De olho em Brasília, Juremir Machado define o Centrão: “uma nuvem de partidos fisiológicos sempre prontos a criar dificuldades para vender facilidades”. Leia a coluna completa.

Carta da Editora

A mentira venceu

Veiculamos um dado na Matinal News da última terça que me deixou chocada. A gente vem acompanhando a baixa adesão às vacinas nos últimos anos, mas eu não estava ciente de que o índice era tão preocupante. De acordo com informações atualizadas ontem, em Porto Alegre, apenas 42,68% dos grupos prioritários se vacinaram contra a gripe. O quadro é ainda pior entre crianças e gestantes: só 22,68% do público infantil está protegido, e 26,99% das grávidas. Você sabe qual é a meta? 90%!

A vacina é gratuita e está disponível em todas as unidades de saúde da Capital para todo mundo. Não parece haver outra explicação para índices tão baixos que não seja a desinformação. 

Leia aqui a coluna completa da editora-chefe Marcela Donini.


Cultura

Fundação Iberê celebra trajetória de Vera Chaves Barcellos em mostra retrospectiva

“Epidermic Scapes” (1977-2023), de Vera Chaves Barcellos. Foto: Acervo FVCB

A exposição O Estranho Desaparecimento de Vera Chaves Barcellos, em cartaz na Fundação Iberê, exibe mais de 50 obras produzidas desde a década de 1960 pela artista Vera Chaves Barcellos, incluindo pinturas, desenhos, xilogravuras, vídeos e fotografias. O repórter Ricardo Romanoff conversou com Vera e o curador Raphael Fonseca sobre a mostra retrospectiva. Leia a matéria.

Agenda (🔒)

Hoje
Companhia de Flamenco Del Puerto apresenta VIVIR, hoje e amanhã, às 20h, no Centro Histórico-Cultural Santa Casa.

Sábado (3/6)
O espetáculo multissensorial O Rapto de Perséfone reúne a Orquestra Sphaera Mundi e a Cia Municipal de Dança, sábado, às 20h, e domingo, às 18h, no Theatro São Pedro.

Domingo (4/6)
Casa de Cultura Mario Quintana promove o primeiro Samba do Quintana, às 16h, na Travessa dos Cataventos, com shows de Thiago Ribeiro & Amigos e da cantora Glau Barros.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.


Você viu?

A Associação de Amigos do Autista lançou, no início de maio, o site A Jornada do Autismo. Com o uso de inteligência artificial, o usuário pode criar cartões de comunicação visual que expressem ações, vontades e pensamentos, conforme explica o Nexo Jornal. É possível escolher o tipo de personagem que estará na ilustração, como princesas, monstros e dinossauros, além de representações de meninos, meninas e não binários. Todo o visual da página visa facilitar o entendimento da criança.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.