Matinal News

Temporal deixa um morto e 600 mil sem luz na Grande Porto Alegre

Change Size Text
Temporal deixa um morto e 600 mil sem luz na Grande Porto Alegre SaÍda da Castelo Branco para a Sertório. Foto: PMPA

A frequência alarmante de eventos climáticos extremos não tem sido suficiente para preparar as cidades pra enfrentar a fúria do clima. Porto Alegre e região metropolitana viveram uma madrugada assustadora, com ventos de até 100km/h, com alagamentos, queda de árvores e muito dano material. Em apenas uma hora o volume de chuva chegou a 68mm em pontos da capital. Isso representa dois terços da média histórica para o mês de janeiro em apenas 60 minutos. Em Cachoeirinha, uma pessoa morreu e dez ficaram feridas em incidente relacionado à tempestade, segundo relatório da Defesa Civil.

No estado, até as primeiras horas da manhã, 1,2 milhão de clientes estavam sem energia elétrica, sendo 600 mil na Região Metropolitana. Há registros de falta de luz em 20 bairros da capital. Em Porto Alegre, a falta de luz em estações de bombeamento pode causar desabastecimento de água em quase 40 bairros. Relatório da prefeitura aponta que, das seis estações de tratamento de água de Porto Alegre, cinco estão sem energia desde as 22h, afetando o abastecimento de 1,2 milhão de pessoas. O prefeito Sebastião Melo cobrou uma posição da CEEE Equatorial agora pela manhã. 

Em meio ao caos — e ao anúncio do fechamento de três estações alagadas da Trensurb — Melo pediu aos porto-alegrenses que fiquem em casa. Até o envio desta newsletter, a prefeitura não tinha um mapeamento dos estragos na cidade, o que deve ser feito até o final da manhã de acordo com Melo

Serviços hospitalares de urgência foram afetados. O Hospital São Lucas da PUCRS foi o mais atingido, com três andares destelhados e desativação de dez leitos SUS. A água invadiu a emergência do Hospital de Pronto Socorro e alagou todos os andares do Fêmina, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, que também informou que as vidraças do auditório do Hospital Presidente Vargas explodiram com o vento, que chegou a 100 km/h. O Instituto de Cardiologia comunicou estar com o setor de hemodinâmica inoperante, enquanto o Hospital Independência e o Pronto Atendimento do bairro Bom Jesus precisaram transferir pacientes para outras instituições.

No início da madrugada, seis estradas estavam completamente bloqueadas e outras seis operavam com bloqueio parcial. As regiões mais críticas são o Vale do Taquari e a serra gaúcha. Em Santa Maria, houve destelhamento e queda de energia elétrica; ao chegar a Santana do Livramento, o temporal provocou 80mm de precipitação em menos de uma hora.


O que mais você precisa saber

Região 3 reelege conselheiro ligado ao ramo empresarial – O conselheiro Jackson de Castro reelegeu-se como representante da Região de Gestão e Planejamento 3 no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), o conselho do Plano Diretor. A disputa realizada nesta terça-feira, assim como nas duas anteriores, teve recorde de participação para a área, com 969 eleitores. Também foram eleitos 24 delegados. Gerente executivo no Centro Empresarial Porto Seco, Castro já atuou como delegado do CMDUA na região e é conselheiro desde 2016. Para o novo mandato, frisou a importância do desenvolvimento econômico como solução a demandas sociais dos bairros da RGP 3, que compreende dez bairros da zona norte, no eixo da avenida Baltazar de Oliveira Garcia. Filiado ao PP, ele garantiu que não tem aspirações eleitorais. Leia mais na Matinal.

Retirada de peixes no Largo dos Açorianos é denunciada ao Ministério Público – A prefeitura de Porto Alegre vem trabalhando desde a última semana no esvaziamento de um dos lagos do Largo dos Açorianos. No entanto, os trabalhos ocasionaram a morte de peixes que viviam no local. Uma parte dos animais foi retirada, conforme o município. As cenas de carpas e tilápias sufocando geraram repercussões em redes sociais. O caso foi levado ao Ministério Público. Os peixes, porém, sequer deveriam estar ali. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a população coloca os animais no lago, situação que ocorre em outros pontos da cidade. “Tratam-se principalmente de carpas e tilápias, espécies invasoras, as quais estão sendo manejadas para açudes com condições apropriadas”, informou a pasta. Leia mais em reportagem da Matinal.

Vítima de trabalho análogo à escravidão deve ser indenizada por vinícola – Saiu a primeira sentença de processo individual ajuizado por vítima resgatada de situação análoga à escravidão em Bento Gonçalves em 2023, quando foram encontrados 207 trabalhadores em condições precárias. O homem deverá ser indenizado por uma vinícola e duas empresas terceirizadas no valor de 50 mil reais por danos morais, além do pagamento de horas extras e outras verbas trabalhistas. Foram condenadas as empresas Oliveira & Santana – Prestadora de Serviços e Fênix Serviços Administrativos e Apoio à Gestão de Saúde. A Cooperativa Vinícola Aurora foi condenada com limitação de 25% do total do montante estabelecido na decisão. Segundo o juiz Silvionei do Carmo, da 2ª Vara do Trabalho de Bento Gonçalves, ficou comprovado que o safrista trabalhou em benefício da vinícola em apenas parte do período. Apesar disso, o trabalhador poderá cobrar da tomadora de serviço caso não consiga o pagamento junto à empregadora, que é a devedora principal. Cabe recurso da sentença ao Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região.


Outras notícias:

  • Em entrevista ao Sul21, Sebastião Melo afirmou que vai decidir sobre candidatura à reeleição em abril, mas garante já contar com apoio de PL, PP e PRD.
     
  • A Associação de Amigos do Museu Julio de Castilhos solicitou ao MPC que investigue a gestão de Melo por eventuais irregularidades na tramitação do projeto de um prédio de 41 andares que será construído ao lado do museu.
     
  • EPTC afirma que fiscaliza o uso do ar condicionado no transporte coletivo da capital diariamente, e pode multar companhias que não ligam o aparelho em temperaturas maiores que 24°C.
     
  • Pesquisa do Procon em sete cidades do estado aponta variação superando 1.500% nos preços de material escolar. 
     
  • Há uma semana comerciantes no Centro Histórico sofrem com aglomeração de morcegos. Prefeitura orienta que as pessoas aguardem até que os animais abandonem o local e removam as fezes.
     
  • Valores de ICMS sonegados ou em atraso chegam a quase 1 bilhão de reais, o equivalente à folha de pagamento mensal do funcionalismo público no RS. Indústria é o setor que concentra os maiores devedores (48%), seguida por atacado (27%), varejo (19%) e serviços (6%).
     
  • O número de multas por embriaguez no estado cresceu cerca de 14% em 2023. Em Porto Alegre, houve redução de 21%.
     
  • “Quando ando pelo Brasil, tento capturar numa foto qualquer o instante eterno da ideia de paraíso.” Leia a coluna completa de Juremir Machado da Silva.

Laboratório de movimento

Quantas vezes por dia você se lembra de mexer o corpo? Se espreguiçar, mover as pernas, os braços? No ensaio publicado no último sábado na Parêntese, Luiza Fischer, bailarina e professora, reverencia o corpo, essa máquina perfeita e complexa que nem sempre tratamos com a consciência que merece. 

Nada acontecendo que possa ser percebido da pele para fora. Quase nada. A sala silenciosa, a presença densa. Um tanto de movimento acontecendo da pele para dentro. Aí transborda, o movimento. Toma o espaço. Os dedos das mãos, a sola dos pés, os lábios sobre os dentes, as rugas das pálpebras. Articulações circulam, flexionam e estendem. Pernas, braços, colunas expandem, encolhem, arqueiam, torcem. As mãos tocam o rosto, a garganta e a boca produzem sons, os pulmões inflam e desinflam, em um diálogo fluido e constante com o espaço ao redor. Um bocejo, vários bocejos. Caretas todas. E aí tudo cessa – ou tudo segue – mas de outro jeito. 

Leia o texto completo aqui.


Cultura

“Chama a Bebel” fala de sustentabilidade e inclusão

Paris Filmes/Divulgação

O clima de volta às aulas dá o tom de Chama a Bebel (2023), trama juvenil protagonizada por Giulia Benite – a Mônica dos filmes Turma da Mônica: Laços (2019) e Turma da Mônica: Lições (2021). No longa escrito e dirigido pelo gaúcho Paulo Nascimento, Bebel é uma adolescente cadeirante que luta em prol de causas ambientais e sociais e tem como principal inspiração a ativista sueca Greta ThunbergLeia a resenha de Roger Lerina.

Agenda

espetáculo Chuá – Descobertas na Água, com direção de Alexandre Fávero, será encenado no Teatro Carlos Carvalho, às 17h, integrando a programação do Porto Verão Alegre (PVA).

Às 18h, a Gravura Galeria de Arte inaugura exposição do artista Paulo Porcella.

O espetáculo Terra sem Mapa, de Mirna Spritzer Sergio Lulkin, tem sessões de hoje a sábado, às 20h, na Zona Cultural(PVA)

Às 21h, o Café Fon Fon recebe o músico Demétrio Xavier com o recitalCantos do Sul da Terra

A instalação sonora Edifício Cristal, de Liane Venturella, está em exibição no Instituto Ling, até 31 de janeiro. (PVA)

Clique nos links para informações sobre ingressos, endereços e detalhes dos eventos.

Veja a agenda completa


Você viu?

A camisa 10 do futebol feminino do Brasil, Marta, recebeu uma homenagem inédita na cerimônia Fifa The Best nesta semana. Até então, o único prêmio que prestigiava o melhor gol do ano do mundo, o chamado Prêmio Puskas, era disputado por homens e mulheres – e nunca foi vencido por uma mulher. Agora, o futebol feminino terá a sua própria versão: o Prêmio Marta. Criado pela Fifa, o troféu premiará a autora do gol mais bonito. Marta é a atleta mais reconhecida pela federação, com seis troféus de melhor do mundo entre 2006 e 2018. A brasileira se despediu dos gramados em 2023, e é a primeira a receber uma homenagem semelhante ainda em vida.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.