Matinal News

Vereadores pedem paralisação de obras no Harmonia

Change Size Text
Vereadores pedem paralisação de obras no Harmonia Reunião para tratar sobre projeto do Parque Harmonia com presença da concecionária e de secretarias municipais relacionadas. | Foto: Elson Sempé/CMPA

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara de Porto Alegre decidiu pedir ao prefeito Sebastião Melo (MDB) e ao Ministério Público Estadual a paralisação das obras no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, o Harmonia. Segundo os autores da solicitação, a concessionária Gam3 Parks teria feito mudanças no projeto original sem consultar as autoridades competentes. 

Na Cosmam, a diretora da GAM3, Carla Deboni, afirmou que a empresa está cumprindo as obrigações legais, mas reconheceu que o projeto passou por pequenas modificações, que, segundo ela, não teriam alterado a concepção da obra. Porém, de acordo com o vereador Aldacir Oliboni (PT), a concessionária não apresentou documentos necessários. “Pelo menos dois terços da vegetação está sendo retirada”, afirma Paulo Bracks, professor da UFRGS. Já o diretor de Áreas Verdes da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, Alex Souza, disse que “há muita desinformação” em relação ao projeto. 

Ao Sul 21, a Gam3 Parks informou ter recebido autorização para remover 432 árvores, mediante compensação de 1.906 novas unidades na área de concessão – 38 unidades de ipê-amarelo já foram plantadas. A empresa também afirmou que grande parte das árvores removidas eram espécies exóticas. 

Mais de três décadas de concessão – Assim como o trecho 1 da Orla, o Harmonia está sob concessão da GAM3 há quase dois anos – e assim permanecerá, pelo atual contrato, até 2056. Neste ano, o local começou a receber grandes eventos, além do Acampamento Farroupilha, como o show da cantora Ludmilla, em junho. Em outubro, o Festival Turá, outro evento musical de grandes proporções, será realizado na área do parque.


O que mais você precisa saber

Novo titular da Smed cita possibilidade de criar diretoria de logística – José Paulo da Rosa assumiu a Secretaria Municipal de Educação (Smed) em meio à crise de compras suspeitas de materiais que foram flagrados mal armazenados em depósitos. Em entrevista a GZH, ele afirmou que os problemas de logística já foram identificados e “já estão praticamente todos solucionados”. Ao Jornal do Comércio, citou a criação de uma diretoria de logística como uma possibilidade em sua gestão. Nas conversas com a imprensa, ele minimizou preocupações com as duas CPIs sobre a Smed que tramitam na Câmara de Vereadores. “Acho que a Câmara está cumprindo o seu papel, e é nosso papel dar as devidas explicações”, completou. Sobre a desvalorização dos professores, Rosa destacou que o desafio é nacional e histórico, citando os governos petistas e de Jair Bolsonaro, que teve cinco ministros da educação. Ele também lembrou que é o terceiro secretário de educação da gestão de Sebastião Melo (MDB). “De algum modo, isso demonstra que nós não priorizamos a educação”, concluiu.

RS tem 59 municípios com risco elevado para inundações – Dados do AdaptaBrasil, uma plataforma do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), apontam que o Rio Grande do Sul tem 59 municípios classificados com risco “alto” ou “muito alto” no índice de ameaça de inundações, enxurradas e alagamentos. Porto Alegre, assim como boa parte dos municípios da Região Metropolitana, foi classificada com risco “muito alto”. Criada em 2020, a plataforma reúne indicadores a partir de dados de Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e Rede Nacional de Pesquisa e Ensino. A Defesa Civil, porém, não usa esta base, apoiando-se em boletins que contam com outras fontes, conforme explicou a GZH. Em tempo: um novo ciclone extratropical deve atingir o RS a partir de sexta-feira, ainda que com menor intensidade que o de junho. A MetSul, contudo, salienta que existem condições meteorológicas favoráveis a mais instabilidade e ciclones. Além disso, conforme mostrou reportagem do Matinal, o mar gaúcho mais quente também colabora para a ocorrência de eventos climáticos extremos.

PEC dos Símbolos gera mais discussão e voltará à pauta semana que vem – Ainda não foi ontem que a Assembleia votou a PEC que veta a mudança em símbolos do RS, incluindo o hino – que tem um verso criticado por movimentos negros. Prevista para ser analisada ontem, a sessão chegou a ser aberta e houve debate entre os parlamentares, sob manifestações pró e contra o projeto nas galerias. No plenário, a retirada de uma emenda do deputado Luiz Marenco (PDT), prevendo consulta popular para eventuais alterações e que havia sido acordada com os autores da proposta, gerou discussões. Um dos autores da PEC, Rodrigo Lorenzoni (PL), criticou o colega. Após discussões, a sessão foi encerrada em função da retirada de quórum, num movimento organizado pela ala que apoia a PEC. O tema volta na próxima sessão e não poderá ser adiado novamente.


Outros links:

  • O Tribunal de Justiça indeferiu o mandado de segurança requerido pelo consórcio Porto Alegre Limpa, que pedia a suspensão da concorrência emergencial de uma nova empresa para a coleta automatizada. Melo rompeu o contrato com a Porto Alegre Limpa no início de junho.
  • A Prefeitura projeta realizar até três leilões de imóveis ainda neste ano. O antigo prédio da Smov e o terreno que abrigou a antiga Smic devem ser postos à venda.
  • O secretário de Mobilidade Urbana, Adão Castro, detalhou à jornalista Juliana Bublitz os próximos passos do projeto piloto sobre a implantação de ônibus elétricos na Capital.
  • Se você tem bike ou patinete elétrico fique atento: já está valendo a regulamentação sobre o uso desses veículos. O texto estabelece limites de velocidades em diferentes espaços, e o descumprimento gera infrações.
  • Com autorização da EPTC, o shopping Pontal barrou a entrada de carros visitantes nos fins de semana na via à margem do Guaíba. O bloqueio obriga motoristas que queiram ver a vista a pagar para estacionar no shopping.
  • Ligado ao MDB, o engenheiro Pedro Bisch Neto é o novo presidente da EPTC. Ele substitui Paulo Ramires, que  passará a ser diretor de Operações da Carris.
  • Consumidores relataram que as contas de água do Dmae ainda apresentam erros em alguns bairros de Porto Alegre. No caso de uma idosa do Passo das Pedras, a cobrança foi de 60 reais para 48 mil.
  • Pesquisa da Fiergs constatou que a indústria gaúcha segue desaquecida, ainda que tenha dado sinais de reação. Para os próximos meses, é previsto aumento da demanda, mas sem geração de empregos.
  • Na esteira da fala do presidente Lula, Juremir Machado questiona: “A democracia é relativa?”.

Elis, Maria Rita e Belchior: entre a emoção e o mau gosto

Um dos assuntos mais debatidos nas redes ontem foi a propaganda comemorativa da Volkswagen que reuniu, graças à inteligência artificial, Elis Regina e Maria Rita. No vídeo, mãe e filha dividem a telinha entoando versos da clássica Como nossos pais. O que será que Elis e Belchior, que compôs a canção, achariam do resultado? A questão está posta pela jornalista Adriana Kurtz em artigo publicado hoje. “Iriam permitir o uso deslavado de suas imagens, mensagens, legados, suas concretas e reais contradições, tudo isso agora a serviço da empresa global de veículos?” 

Leia o artigo completo aqui.


Cultura

“La Parle” filma com celular as ondas da vida

Tudo começou na residência artística Les Ateliers du Cinéma, promovida pelo cineasta Claude Lelouch ao longo de um ano em Beaune, na França. Gabriela Boeri, a única brasileira do grupo, conheceu por lá Fanny BoldiniKevin Vanstaen Simon Boulier, e juntos fizeram o longa de ficção La Parle (2022), em que os quatro refletem sobre experiências passadas e tentam traçar caminhos futuros. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda 

Às 12h30, o Musical Évora apresenta recital de Rafael Honório Sobrinho (violoncelo) e Menan Medeiros Duwe (piano), no Foyer Nobre do Theatro São Pedro.

Banda Municipal de Porto Alegre celebra 98 anos, às 20h, no Teatro Renascença.

Hoje e amanhã, às 20h, o Teatro do Sesc Alberto Bins recebe o espetáculo de dança Diz o Nome, dirigido por Anne Plein.

Às 21h, hoje e amanhã, a banda Roupa Nova sobe ao palco do Teatro Bourbon Country.

Festival de Cinema de Gramado anunciou ontem os filmes que participarão da mostra competitiva de sua 51ª edição, que será realizada de 11 a 19 de agosto.

E a repórter Geovana Benites preparou uma lista com 35 exposições em cartaz no mês de julho em Porto Alegre, incluindo as exposições de Marina CamargoRichard John e Vera Chaves Barcellos – clique para ler as matérias.

Veja a agenda completa


Você viu?

Mais de 70 voluntários reuniram-se no último sábado para revitalizar o Beco Santo Guerra, localizado no 4º Distrito. Local de grande circulação, a travessa fica próxima da estação Farrapos e do Trensurb e era conhecida por assaltos frequentes, por isso ganhou o apelido de Beco do Medo. Com ação coordenada pelo projeto social Du99, a área teve muros e piso pintados e recebeu nova vegetação, além de uma geladeira de livros do Projeto Livroteca. A iniciativa partiu de um convite da Associação das Empresas dos Bairros Humaitá e Navegantes, que adota a área, e contou com apoio da prefeitura e 40 empresas.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.