Reportagem

Após omissão da prefeitura, vereadora busca solução para sanar problema em escola comunitária danificada pelas chuvas

Change Size Text
Após omissão da prefeitura, vereadora busca solução para sanar problema em escola comunitária danificada pelas chuvas Após notícia da Matinal, Mari Pimentel (Novo) esteve na Acomur e falou com o presidente Luiz Fernando Fagundes. Crédito: Adelar Martins

Mari Pimentel levou um engenheiro para avaliar os estragos e tentar ajudar escola conveniada à prefeitura que atende 78 crianças e teve pedido de ajuda negado pelo poder municipal

A vereadora Mari Pimentel (Novo) esteve sexta-feira (13) na Escola de Educação Infantil Acomur para ver a situação do piso do refeitório que cedeu com as chuvas de setembro e buscar soluções para sanar o vazamento. A escola comunitária, fundada em 1984 no bairro São José, em Porto Alegre, teve de fechar as portas por causa do problema em 18 de setembro, deixando 78 crianças de zero a seis anos sem creche. A Matinal relatou o caso na quarta (11).

Publicidade

A prefeitura, com a qual a Acomur é conveniada, disse à Matinal que não pode se responsabilizar por obras em escolas que não são da rede municipal. Uma equipe do Dmae, que esteve na escola para averiguar o tamanho do problema, sugeriu a demolição do estabelecimento, que, segundo o departamento, estaria sobre um córrego, o que é irregular. 

Engenheiro Daniel Ortolan avaliou o vazamento que fez ceder piso do refeitório após as chuvas de setembro | Foto: Adelar Martins

O fechamento da Acomur ampliou o déficit de vagas em creches na capital, que chega a 6 mil. “É uma triste notícia. E a prefeitura lavar as mãos e não se envolver para manter uma escola que está há mais de 40 anos atendendo a comunidade”, disse Mari Pimentel. “Nosso mandato já está buscando soluções. Levamos o engenheiro Daniel Ortolan para realizar visita técnica. Ele irá elaborar um projeto para sanar o vazamento de água e recompor o piso do andar térreo, onde ficam o refeitório e o berçário”.

A parlamentar informou que está ajudando a escola a buscar mão de obra com parceiros para atuarem no local e auxiliarem na primeira etapa, que é localizar a fonte de água que gera o vazamento. Segundo o engenheiro, a causa da infiltração, possivelmente, esteja em um terreno vizinho. “Estamos buscando providências junto ao proprietário e notificaremos o Dmae, pois, ao que consta, a tubulação de esgoto pluvial do vizinho não estaria ligada à rede da prefeitura”, disse a vereadora.

Para arcar com os custos da obra, o presidente da Acomur, Luiz Fernando Fagundes, em conjunto com a comunidade, está arrecadando recursos para sanar o problema. Em um primeiro orçamento, a escola orçou as obras de reparos em R$ 21 mil. 


Fale com a repórter: [email protected]

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.