Reportagem

Ato golpista não tem adesão em Porto Alegre após STF determinar uso da força

Change Size Text
Ato golpista não tem adesão em Porto Alegre após STF determinar uso da força Convocações bolsonaristas pela “retomada do poder” fracassaram também em outras capitais. Crédito: Demétrio Jorge / Matinal

Secretaria de Segurança Pública avalia que STF desmobilizou manifestantes bolsonaristas com previsão de uso da força e prisões em flagrante

Um efetivo com viaturas, motocicletas, micro-ônibus e cavalaria da Brigada Militar aguardou uma manifestação bolsonarista que não apareceu na tarde desta quarta-feira no Parque Moinhos de Vento, o Parcão, em Porto Alegre. O ato era intitulado “Mega manifestação nacional pela retomada do poder” e se daria 72 horas após os ataques à Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Consultada pelo Matinal, a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP) avaliou que a previsão do uso da força, respaldada em decisão do ministro Alexandre de Moraes, desencorajou o protesto antidemocrático anunciado em grupos de WhatsApp e Telegram. 

No início da tarde, a pasta emitira um alerta antecipando que seus batalhões de choque estariam de prontidão “para agir, se necessário”: “Em cumprimento a ordem emitida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, não serão toleradas quaisquer ações que visem o bloqueio de vias ou rodovias, bem como a instalação de acampamentos ou ocupação de prédios públicos. As forças de segurança irão atuar primeiramente pelo diálogo. Caso não seja atendido o pedido das autoridades, será necessário o uso da força bem como aplicação de termo circunstanciado ou até mesmo de prisão em flagrante”.

Pelo menos duas motocicletas da Brigada Militar ocupavam cada esquina nos arredores do Parcão. Entre a Avenida Goethe e a Rua Mostardeiro, contavam-se oito soldados da cavalaria, além de um micro-ônibus. A SSP não registrou ocorrências nas regiões onde se anunciavam os protestos golpistas. 

Foto: Demétrio/Jorge

Protestos vazios em outras capitais

Convocações bolsonaristas pela “retomada do poder” fracassaram também em outras capitais. Em Brasília, a Praça dos Três Poderes e a Esplanada dos Ministérios não registraram aglomerações. Apenas servidores e turistas eram vistos na região, e o acesso ao entorno de prédios públicos exigia passar por revista policial.

Em São Paulo, o vão do Masp chegou a ser cercado por grades, mas não houve adesão ao protesto golpista convocado para a Avenida Paulista. No Rio de Janeiro, a concentração era prevista para o posto 5 da Praia de Copacabana. A decisão de Alexandre de Moraes atendeu a pedido da Advocacia Geral da União (AGU), que havia detectado novos riscos com os protestos.

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.