Reportagem

Porto Alegre tem aumento de casos de dengue em 2023 e Saúde admite preocupação

Change Size Text
Porto Alegre tem aumento de casos de dengue em 2023 e Saúde admite preocupação Foto: Cristine Rochol/PMPA

Afetada por chuvas no segundo semestre, capital teve aumento de infectados, apesar da queda de diagnósticos em nível estadual em 2023. Ministério anunciou ontem incorporação da vacina contra a dengue no SUS

A Vigilância Sanitária de Porto Alegre observa com preocupação o cenário endêmico da dengue para o verão 2024. Com a predominância do forte calor e passada uma temporada mais intensa de chuva – que deverá ocorrer dentro do previsto ao longo do verão –, a preocupação é que haja um aumento brusco de casos da doença no início do ano. 

Depois de o Rio Grande do Sul viver uma disparada de casos em 2022, o número de diagnósticos caiu em 2023. Entretanto, Porto Alegre está em rota contrária, com os casos ainda em crescimento. Até 21 de dezembro, os registros aumentaram 10%, saltando de 5.142 para 5.693, ainda que o número de óbitos tenha caído de quatro para três no período. 

Rio Grande do Sul e Porto Alegre passaram por um salto enorme de casos de dengue em 2022. Enquanto 2021 terminou com 16.601 casos no estado, o ano seguinte teve 67.326 registros, que baixaram para 37.224 neste ano. No período, Porto Alegre passou de 85 para 5.142 e, atualmente, com 5.693 casos.

Se os verões de 2022 e 2023 ocorreram num ambiente marcado pela estiagem, o ano que se inicia tem outra situação. O verão de 2024 começa após meses de chuvas históricas em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul. Água parada e calor formam as condições ideais para o Aedes aegypti se reproduzir. 

“O que podemos pensar para as próximas semanas e o período de verão, infelizmente, não é o melhor cenário”, afirmou a diretora-adjunta da Vigilância em Saúde do município, Juliana Maciel, que cita o patamar mais elevado da doença como um outro motivo de preocupação. “Não deixamos de ter casos de dengue ao longo deste ano. Conseguimos diminuir bastante o número de casos a partir de julho. Mesmo assim, continuamos com casos ativos. Agora, no período de calor, esperamos um aumento no número de casos.”

Juliana atribuiu a mudança recente do estágio da dengue em Porto Alegre a três fatores. O principal é o clima, com o aumento da temperatura. “Não tivemos uma temperatura inferior a 18°C ininterruptamente por mais de uma semana. Então, os mosquitos continuaram a se reproduzir”, afirmou. “E o clima é um fator global, que afeta a todos de maneira transversal.”

Vigilância aponta desafios conforme áreas da cidade

Somadas ao aquecimento global, as diferenças socioeconômicas de uma cidade como Porto Alegre, também geram desafios à Vigilância: as diferentes situações em que a água pode ficar parada – de piscinas a jardins de casas mais abastadas a depósitos de resíduos em áreas com maior vulnerabilidade. 

“Apesar de ser casos pontuais, ainda temos regiões da cidade que estão com dificuldade em receber água, que está chegando por caminhões-pipa. É muito importante que se tampe esse recipiente onde a água ficará armazenada”, complementou. 

Num cenário em que a população ainda não é imune ao vírus, essa conscientização em nome da prevenção, a partir de uma melhor comunicação, é a principal política contra o mosquito transmissor da dengue. “A gente precisa da sensibilidade dos governos, mas muito da sociedade”, disse ela, que também destacou o trabalho em conjunto dentro da administração municipal e em parceria com o governo do estado. 

Em 2023, o maior número de casos na capital ocorreu em bairros da região leste. Há, conforme ela, campanhas focalizadas nessas áreas hoje, para aumentar a prevenção à dengue. Materiais de conscientização e mais informações estão disponíveis para download no site Onde está o Aedes?, da Secretaria Municipal da Saúde. 

“Há uma dificuldade de controle ambiental deste mosquito. É preciso apenas dois fatores para que o vírus circule: um caso ativo e mosquitos”, resumiu. “Então, se a gente não cuidar do nosso ambiente, vai ter dengue. Se houver mosquito, vai ter casos.”

O ciclo de vida do Aedes aegypti, entre ovos até se tornar mosquito, é de apenas dez dias. Só que os ovos do mosquito podem ficar até 500 dias – cerca de um ano e meio – sem eclodirem em ambiente seco, aguardando algum acúmulo de água. Por isso, a importância de hábitos semanais de higiene em ambientes que potencialmente podem servir como repositórios de água.

Vacina começará a ser aplicada pelo SUS em 2024

Apesar da preocupação, os órgão de saúde vão ganhar mais um aliado na luta contra a dengue. Nesta quinta, dia 21 de dezembro, o Ministério da Saúde anunciou a incorporação ao SUS da vacina Qdenga, que combate o vírus. Ela, no entanto, não será destinada a todos os públicos, em razão de o laboratório fabricante ter capacidade restrita de fornecimento.

Segundo a pasta, a partir de fevereiro de 2024 serão distribuídas pouco mais de 5 milhões de imunizantes. O ciclo vacinal prevê duas aplicações. O Brasil será o primeiro país a incorporar o imunizante no sistema público de saúde.

“Até o início do ano, faremos a definição dos públicos alvo levando em consideração a limitação da empresa Takeda do número de vacinas disponíveis. Faremos priorizações”, explicou a ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante o anúncio. A diretora-adjunta da Vigilância Sanitária em Porto Alegre, Juliana Maciel, havia destacado a expectativa pela vacina: “Com certeza é uma demanda nacional”.

Doença aguda

A dengue provoca sintomas, em especial, como febre alta, dores nas articulações e lesões ou manchas vermelhas na pele. “É uma doença transmissível aguda, porque o curso da doença entre a pessoa ser infectada, o vírus se replicar e o início de sintomas, com sinais de alarme ou grave, é muito rápido”, alertou Juliana. “Se a pessoa tiver que agravar, vai agravar em duas semanas no máximo, por isso é sempre bom cuidar crianças, idosos, imunodeprimidas, pessoas com dificuldade de comunicação de seus sintomas.”

Conforme a Vigilância Sanitária, hoje há dois vírus em circulação na capital, o tipo 1 e o tipo 2. Desta forma, o cuidado para evitar a introdução de outros sorotipos, além de doenças como Zika e Chikungunya – que também são transmitidas pelo Aedes aegypti –, deve ser observado também por quem viaja a regiões onde há o registro dessas doenças, como Nordeste e o Sudeste, especialmente o Rio de Janeiro.


Fale com o repórter: [email protected]

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.