Reportagem

CAU/RS pede na Justiça suspensão do leilão do prédio da Smov

Change Size Text
CAU/RS pede na Justiça suspensão do leilão do prédio da Smov Prédio da antiga Smov irá à leilão no dia 27 de novembro | Foto: Divulgação / Prefeitura

Entidade destaca valor histórico e cultural do edifício e cobra sua preservação

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) ingressou com uma ação judicial para suspender o leilão da antiga sede da extinta Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), marcado para a próxima segunda-feira, dia 27 de novembro. O objetivo da ação, conforme a Matinal havia adiantado na semana passada, é resguardar o prédio, considerado um dos marcos do movimento modernista na cidade. A ação tramita na 9ª Vara Federal de Porto Alegre. 

O CAU/RS pede à Justiça que garanta que o município ou o eventual comprador do imóvel, se o leilão for realizado, não pratique qualquer obra de demolição ou descaracterização do prédio, sob pena de multa por dano moral coletivo no valor de R$ 48,1 milhões, que é o lance mínimo do certame.

A peça judicial destaca o valor histórico do prédio, inaugurado em 1970 na avenida Borges de Medeiros. “Demonstra-se na ação judicial o valor histórico cultural do edifício da antiga sede da Smov, bem como as diversas irregularidades e ilegalidades praticadas pelo Município de Porto Alegre quanto ao processo de tombamento e inventariamento deste edifício histórico”, explicou o gerente jurídico do CAU/RS, Alexandre Noal dos Santos, que também assina a ação. 

A ação recupera também o pedido de tombamento do edifício, processo que chegou a começar internamente na prefeitura, mas após foi trocado para inventariado. Na primeira condição, busca-se preservar integralmente as características da edificação, tanto interna quanto externamente. No inventário, a preservação foca nas características externas. 

Na prática, o inventário é uma etapa prévia do tombamento e já estabelece regras de preservação do bem. Apesar dos proponentes, com mediação do Ministério Público, chegarem a um acordo neste ponto com a Equipe de Patrimônio Histórico e Cultural (EPAHC), em novembro de 2022, posteriormente a própria EPAHC indeferiu o pedido. Ainda cabe recurso do caso ao Conselho de Patrimônio Histórico Cultural, o Compahc 

“O município não seguiu as diretrizes para tombamento, uma vez que a Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural não emitiu parecer técnico quanto à viabilidade do tombamento, e nem posteriormente encaminhou ao Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural para deliberação”, acrescentou Santos. O tombamento, como mostra o processo, era defendido por diversas entidades ligadas à arquitetura. 

“Abraço ao prédio”

Na próxima sexta-feira, o Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro do RS, acompanhado de representantes de entidades, coletivos, arquitetos e urbanistas e engenheiros, promove um abraço ao prédio da Smov a partir das 12h30. No mesmo sentido da ação do CAU/RS, o ato protesta contra eventual demolição ou descaracterização do imóvel. 

“Por ser patrimônio público com cerca de 10 mil m² de área, pelo seu valor histórico e cultural e não havendo motivação aceitável para sua demolição em vista do decréscimo populacional em Porto Alegre e face à emergência climática, que exige economias mais verdes, uso eficiente de recursos naturais, indústrias sustentáveis, mais reuso, menos gasto energético e emissão de CO² com novas construções, conclamamos as autoridades para a não demolição do edifício, ainda que leiloado para investimento em habitação social”, diz a nota do Fórum

Do montante a ser arrecadado com o leilão, a prefeitura planeja repassar R$ 40 milhões à construção de um conjunto habitacional no bairro Humaitá, com 254 apartamentos.

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.