Reportagem

Disputa entre entidades na eleição do CMDUA terá 75 candidatos

Change Size Text
Disputa entre entidades na eleição do CMDUA terá 75 candidatos Eleição no CMDUA tem tido recorde de participantes | Foto: Tiago Medina

O número de entidades habilitadas para a disputa de assentos no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA) é de 75 – praticamente o dobro da última eleição, em 2018, quando participaram 39. A relação completa foi publicada nesta quinta-feira pelo Diário Oficial. A votação está marcada para o dia 29 de fevereiro e encerra o calendário de eleições ao conselho, que tem, dentre suas funções, a prerrogativa de analisar projetos relacionados ao Plano Diretor de Porto Alegre. 

A definição das nove entidades que ingressarão no CMDUA ocorrerá na Câmara Municipal, em votação marcada para começar às 14h da próxima quinta-feira. Na semana seguinte ocorrerá a homologação de todos resultados das disputas, que vêm ocorrendo desde o início de janeiro nas Regiões de Gestão e Planejamento e vêm registrando recordes de participantes. 

Publicidade

Inicialmente, a eleição das entidades estava agendada para 8 de fevereiro, mas foi adiada pela prefeitura. Isso deu um mês para que 65 entidades, que corriam o risco de ser impedidas de concluir a candidatura por problemas no cadastro, conseguissem completar a inscrição. O adiamento, conforme explicou o secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm, à Matinal, se deu pela alta procura.

Como é a votação das entidades 

Na eleição por entidades, há três grupos: conselheiros de entidades de classe e afins ao planejamento urbano; conselheiros de entidades empresariais, preferencialmente da área da construção civil; e representantes de entidades ambientais e instituições científicas. 

A eleição para as cinco vagas de entidades de classe é a mais concorrida: são 54 concorrentes. A disputa entre entidades ambientais e instituições científicas é a com menor concorrência: duas vagas para nove candidatas. No ramo das empresariais são 12 postulantes. Cada eleito terá dois suplentes.

Ao contrário da votação para os conselheiros das Regiões de Gestão e Planejamento – que termina na próxima terça-feira, com a região 4 – a eleição para as entidades não é aberta à população. O eleitorado é composto por representantes legais das próprias entidades.. Segundo a presidente da Comissão Eleitoral, Gabriela Brasil, em caso de empate na votação, a entidade mais antiga será beneficiada. 

Ao todo, o CMDUA é composto por 28 integrantes, entre eles nove representantes de regiões e do Orçamento Participativo, nove representantes de entidades, sete indicados de secretarias municipais, um do governo estadual e um do governo federal, além do presidente do Conselho, que é o secretário da Smamus, Germano Bremm.


E-mail: [email protected]

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.