Reportagem

Governo alerta para deslizamentos na serra e litoral norte e nova elevação do Guaíba

Change Size Text
Governo alerta para deslizamentos na serra e litoral norte e nova elevação do Guaíba Leite ao lado do secretário Sandro Caron e outras autoridades do estado | Foto: Lauro Alves/Secom

Final de semana deve ser de chuvas intensas em parte da metade norte e região metropolitana

Com a previsão de mais chuva para os próximos dias, o governador Eduardo Leite (PSDB) fez um apelo para que a população gaúcha siga em alerta. A situação pode se agravar especialmente na serra e no litoral norte, onde ainda há risco de deslizamentos (leia no final do texto mais detalhes da previsão do tempo). 

Em coletiva na tarde de hoje, Leite informou que há mais 165 mil pessoas desalojadas no Rio Grande do Sul devido às enchentes dos últimos dias. O RS contabiliza ainda 107 mortos, 136 desaparecidos e 428 municípios afetados. Até o momento, 70 mil pessoas já foram resgatadas pelo poder público e voluntários, e mais de 67 mil sobreviventes estão em abrigos. 

Segundo a apresentação dos meteorologistas do estado, a partir de amanhã, teremos três dias de muita umidade. As regiões mais impactadas serão a serra, região metropolitana de Porto Alegre e litoral norte. No sábado e domingo, deve haver impacto nos rios Taquari, Caí e Sinos. Na sequência, os efeitos das chuvas chegam nos rios da região de Maquiné, Três Forquilhas e, depois, no Jacuí e Guaíba. 

A projeção é de que o nível da água no Cais Mauá volte a ultrapassar os 5m, podendo chegar de novo a próximo de 5,30. Hoje, pela primeira vez desde sábado, o Guaíba baixou da marca de 5m, e chegou a 4,90m às 15h15min, segundo a medição da régua da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA) e Agência Nacional de Águas (ANA).

Probabilidade de ocorrência de eventos hidrológicos em, ao menos, um município das bacias hidrográficas indicadas. Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)

Em relação à metade sul, Leite comentou que, na última madrugada, o vento favoreceu o escoamento na Lagoa dos Patos, mas com a perspectiva de mudança nos ventos, pode haver novo represamento. “O momento ainda é de cuidado na região. Todos precisam se manter em alerta nos próximos dias”, falou.

O governador também destacou que ainda há gente que se recusa a deixar suas residências. “Temos tomado providências de, em locais de encostas e de morros, não fazer a distribuição de alimentos porque a gente precisa que as pessoas saiam. Distribuir alimentos significaria dizer para elas ‘fiquem aí’. Ninguém vai ficar sem alimentação, mas precisamos que as pessoas saiam de lá e tenham alimentação adequada”.

À Matinal, a Defesa Civil do Estado afirmou que não tem um mapeamento sobre as pessoas que ainda resistem ao resgate em áreas de risco, já que esta é uma atribuição das Defesas Civis municipais.

Seis presos por abuso sexual

Após denúncias de abusos sexuais nos abrigos, o governador afirmou que não está descartado montar um local para acolher crianças e mulheres. Segundo o secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, seis pessoas foram presas. Na maioria dos casos, os autores eram da família das vítimas, como é comum nesse tipo de crime. 

No final da tarde, a prefeitura de Porto Alegre anunciou a criação de um abrigo emergencial especificamente para mulheres e crianças, que será instalado no Foro Regional do Partenon, em parceria com entidades do poder judiciário neste fim de semana.

Na coletiva com o governador, Caron também informou que houve 41 prisões por saques e lembrou que, até amanhã, estão abertas as inscrições para que mil policiais militares da reserva se apresentem para atuar no policiamento de abrigos. 

Previsão do tempo para os próximos dias

Sexta (10/05): as chuvas se espalham pelo estado sendo mais intensas no centro, norte, nordeste, Vales, região metropolitana e Litoral Norte (volumes até 120 mm). Ventos quadrante sul e mar agitado.

Sábado (11/05): chuvas seguem fortes e persistentes entre 40 e 90 mm, nas mesmas regiões. Ventos seguem no quadrante sul e mar agitado.

Domingo (12/05): chuvas seguem intensas com volumes entre 80 e 140 mm. Ventos de sudeste/leste e mar agitado.

Segunda (13/05): chuvas persistem fortes nestas regiões.

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.