Reportagem

Marcado para o dia 6, leilão do Cais Mauá atrai apenas um interessado

Change Size Text
Marcado para o dia 6, leilão do Cais Mauá atrai apenas um interessado Leilão do Cais Mauá já foi adiado três vezes | Foto: Maria Ana Krack/PMPA

No último dia para manifestações de interesse, o governo do estado recebeu apenas uma proposta para a disputa do leilão de concessão do Cais Mauá, do Consórcio Pulsa RS, que é liderado pela empresa Spar Participações e Desenvolvimento Imobiliário LTDA. De acordo com informações da Secretaria de Parcerias, a documentação dos interessados está sendo analisada. Caso seja aprovada, o leilão deverá ser confirmado. O certame está agendado para as 9h da próxima terça-feira, 6 de fevereiro, na B3, em São Paulo. 

Em seu site, onde consta uma imagem do Cais Mauá sem qualquer descrição a respeito, a Spar informa, em poucas linhas de apresentação, que trabalha com “assessorias técnicas e de construção”. Também informa, sem especificar, uma lista com 12 clientes atendidos, entre eles multinacionais.

Responsável pelo projeto de concessão, a Secretaria de Parcerias e Concessões do RS informou que o titular da pasta, Pedro Capeluppi, não iria comentar a respeito do leilão. No fim de 2022, quando a disputa havia sido adiada, ele tinha atribuído o fato ao cenário econômico do momento. Com os ajustes posteriores, mostrou entusiasmo e, em entrevistas, sinalizou acreditar que haveria mais concorrência pela área. 

Desde a apresentação do projeto de privatização da área, em novembro de 2021,o Piratini já tentou realizar o leilão em três oportunidades, todas adiadas. A mais recente foi em dezembro. De lá para cá, ao contrário das anteriores, não houve alteração no edital. 

O vencedor do leilão terá a concessão do Cais Mauá por um período de 30 anos. Dentre as obrigações está investir R$ 353,3 milhões em reformas e qualificações do trecho entre a Usina do Gasômetro e a Rodoviária. Uma das contrapartidas será o uso do terreno das docas, que poderá ser utilizado para a construção de torres comerciais e residenciais à beira do Guaíba. 

O edital prevê a livre circulação do público, ainda que a maioria dos armazéns possa ser explorada comercialmente pelo concessionário. No projeto também consta uma possível retirada de trecho do Muro da Mauá, desde que a concessionária construa um novo sistema de defesa contra cheias, aprovado por órgãos competentes. O risco de elevação do Guaíba, ocasionado pelas mudanças climáticas, foi desconsiderado no documento.

Leilões com lance único

Caso seja bem-sucedido, o leilão do Cais Mauá será o terceiro caso em que apenas um concorrente se apresenta para disputar um certame promovido pelo governo de Eduardo Leite (PSDB). A mesma situação já ocorreu tanto com a CEEE, adquirida pelo grupo Equatorial em 2021, e  com a Corsan, comprada pela Aegea em dezembro de 2022.

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.